Nova rainha maori na Nova Zelândia é católica
O povo Maori, a população indígena da Nova Zelândia continental, coroou uma nova rainha após a morte de seu rei — e ela é católica.
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2Fb9e3cee6-94a6-4173-a911-fcde3fd613d8_670x447.jpeg)
CATHOLIC NEWS AGENCY
Francesca Pollio Fenton - 7 SET, 2024
O povo Maori, a população indígena da Nova Zelândia continental, coroou uma nova rainha após a morte de seu rei — e ela é católica.
O rei Tuheitia Potatau Te Wherowhero VII morreu em 30 de agosto aos 69 anos. Sua morte ocorreu dias após seu 18º aniversário como rei do Kingitanga , também conhecido como Movimento do Rei Maori, fundado em 1858 para unir os Maori sob um soberano. É uma das organizações políticas mais antigas da Nova Zelândia.
A filha mais nova do falecido rei, Nga Wai hono i te po, foi nomeada sua sucessora aos 27 anos. Ela fez sua primeira aparição como rainha em 5 de setembro e tomou seu lugar no trono perto do caixão de seu pai.
Rainha Nga Wai hono i te po é a segunda rainha Maori. A primeira foi sua avó, a Rainha Te Arikinui Dame Te Atairangikaahu.
De acordo com o CathNews New Zealand , foi a Rainha Te Arikinui Dame Te Atairangikaahu quem pediu que sua neta fosse batizada pelo falecido Bispo Auxiliar Max Takuira Matthew Mariu de Hamilton, o primeiro bispo católico maori.
A intenção da falecida rainha ao batizar sua neta não era apenas unir as tribos Maori perto dos rios Waikato e Whanganui, mas também unificar as religiões, unindo o movimento Kingitanga e a Igreja Católica.
O nome da nova rainha, Ngawai Hono ki Parakino, que significa “União dos Rios” em maori, foi inspirado no simbolismo de seu batismo.
A rainha Ngawai Hono ki Parakino se torna a oitava monarca Maori e continua a linhagem direta do primeiro rei Maori.