Novas informações dos EUA sugerem que Israel está pronto para um ataque nuclear ao Irã
STAFF - 21 MAIO, 2025
Novas informações de inteligência dos EUA citadas pela CNN indicam que Israel está se preparando para atacar instalações nucleares iranianas, arriscando conflito regional e divergência com os esforços diplomáticos de Trump. Profundas divergências internas dentro do governo americano persistem sobre a probabilidade de tal ataque.
Novas informações de inteligência obtidas pelos Estados Unidos sugerem que Israel está se preparando ativamente para um possível ataque militar às instalações nucleares iranianas, mesmo enquanto o governo Trump continua buscando uma resolução diplomática com Teerã, informou a CNN na terça-feira, citando várias autoridades americanas.
Tal ataque israelense marcaria uma ruptura significativa com a abordagem diplomática do presidente Donald Trump e carrega o risco substancial de aumentar as tensões regionais, disseram as autoridades.
Embora autoridades americanas alertem que uma decisão final da liderança israelense não foi confirmada, persistem profundas divergências dentro do governo americano quanto à probabilidade de uma ação preventiva israelense.
Uma pessoa familiarizada com as avaliações da inteligência dos EUA sobre o assunto declarou: "A chance de um ataque israelense a uma instalação nuclear iraniana aumentou significativamente nos últimos meses". Essa preocupação crescente é alimentada por comunicações públicas e privadas de altos funcionários israelenses, juntamente com comunicações israelenses interceptadas e movimentos militares observados, incluindo a realocação de munições aéreas e a conclusão de um exercício aéreo, de acordo com a CNN .
No entanto, esses indicadores também podem servir como um esforço estratégico de Israel para pressionar o Irã a abandonar aspectos importantes de seu programa nuclear.
A Embaixada de Israel em Washington não comentou o assunto, nem o Conselho de Segurança Nacional ou o gabinete do Primeiro Ministro.
O relatório surge em meio a negociações indiretas entre os EUA e o Irã sobre o programa nuclear iraniano. Embora as quatro primeiras rodadas tenham sido descritas pelas partes como úteis, o caminho a seguir parece cada vez mais incerto, já que o Irã rejeitou os apelos dos EUA para que encerrasse seu enriquecimento de urânio como parte de um acordo.
Trump disse recentemente que o Irã tem uma escolha quando se trata de seu programa nuclear: explodir suas instalações nucleares pacificamente ou explodi-las violentamente.
O presidente dos EUA disse que prefere o caminho da diplomacia com o Irã, mas não descartou a possibilidade de uma operação militar contra suas instalações nucleares caso as negociações fracassem.