O Bispo Strickland pode celebrar missa em Tyler, embora diga que foi aconselhado a sair
O Papa Francisco destituiu o Bispo Strickland, um crítico do Papa, do cargo de chefe da Diocese de Tyler, no leste do Texas, há quase quatro semanas, em 11 de novembro.
NATIONAL CATHOLIC REGISTER
Matthew McDonald - 8 DEZ, 2023
O bispo aposentado Joseph Strickland foi aconselhado a deixar sua antiga diocese de Tyler, Texas, mas não foi informado que não poderia celebrar missa publicamente lá, disse ele ao Register.
“Não recebi tal instrução”, disse o bispo Strickland por mensagem de texto na noite de quinta-feira, respondendo a uma reportagem de que ele foi proibido de celebrar missa na diocese.
O Papa Francisco destituiu o Bispo Strickland, um crítico do Papa, do cargo de chefe da Diocese de Tyler, no leste do Texas, há quase quatro semanas, em 11 de novembro. O Papa nomeou o Bispo Joe Vasquez, bispo da vizinha Austin, administrador temporário do Diocese de Tyler até que um novo bispo seja nomeado.
“O Bispo Vasquez disse que poderia ser uma boa ideia eu deixar a diocese, foi uma sugestão”, disse o Bispo Strickland ao Register.
O Bispo Strickland, que está em retiro, encaminhou outras perguntas ao Bispo Vasquez, dizendo: “Ele é quem está no comando”.
O Register contatou porta-vozes da Diocese de Tyler na noite de quinta-feira e da Diocese de Austin na sexta-feira, mas até o momento em que este artigo foi escrito não recebeu resposta. Esta história será atualizada se o Register receber mais comentários.
Na tarde de quinta-feira, o LifeSite News informou que o Bispo Strickland “foi proibido de celebrar missa na Diocese de Tyler, Texas”, citando uma fonte não identificada que disse que os funcionários diocesanos foram informados durante uma recente reunião de equipe “que embora Strickland não possa oferecer missa em diocese, poderá fazê-lo em outro lugar”.
O Bispo Strickland criticou frequentemente o Papa Francisco, o que muitos observadores acreditam ter levado à sua destituição. Ele também atrasou a implementação das restrições do Papa à Missa em Latim.
Em Maio, o Bispo Strickland fez uma declaração pública dizendo que acredita que o Papa Francisco é o papa legítimo, mas acrescentando: “…Rejeito o seu programa de minar o Depósito da Fé. Siga Jesus.”
No final de junho, o Vaticano enviou dois outros bispos à Diocese de Tyler para investigar o mandato do Bispo Strickland ali.
Cerca de quatro meses e meio depois, o Bispo Strickland foi destituído, sem explicação pública. Seu status atual é de bispo aposentado sem designação, embora aos 65 anos ele seja 10 anos mais novo que a idade canônica para se aposentar.
***
O colaborador sênior do Vaticano, Edward Pentin, contribuiu para esta história.
Matthew McDonald é repórter do The National Catholic Register e editor do New Boston Post. Ele mora em Massachusetts.