O Cavaleiro do Confinamento: De Chefe de Ciência a Ministro da Controvérsia
SONIA ELIJAH 6 DE JULHO
Tradução: Heitor De Paola
Ontem, foi anunciado que o antigo Conselheiro Científico Chefe do Governo (2018-2023), Sir Patrick Vallance, foi nomeado Ministro da Ciência no novo governo de Keir Starmer. Ele servirá como Ministro de Estado (Ministro da Ciência) no Departamento de Ciência, Inovação e Tecnologia.
Foi com alguma surpresa que Sir Patrick, que não é um MP eleito, foi nomeado ministro da ciência. Para contornar o processo democrático, o antigo Conselheiro Científico Chefe receberá um título de nobreza que lhe permitirá sentar-se na Câmara dos Lordes como ministro. [*]
Isso aconteceu de tempos em tempos - por exemplo, durante a remodelação de Rishi Sunak em novembro de 2023, o ex-PM, David Cameron, foi trazido de volta ao Gabinete como Secretário de Relações Exteriores. Ele foi nomeado diretamente para a Câmara dos Lordes como Lord Cameron de Chipping Norton para anular o fato de que ele não era mais um MP.
A recompensa por se tornar ministro no governo de Keir Starmer veio logo após Vallance endossar os planos trabalhistas para a Great British Energy , uma empresa pública que seria encarregada de impulsionar a zelosamente promovida agenda Net Zero.
Vale ressaltar que Vallance descreveu como a missão de impulsionar emissões líquidas zero de carbono deve ser tratada “como o desafio da vacina”.
Sonia Elijah investiga é uma publicação apoiada por leitores. Para receber novas postagens e apoiar meu trabalho, considere se tornar um assinante gratuito ou pago.
“Uma missão nacional para energia limpa até 2030 é alcançável e deve ser priorizada. Precisamos desesperadamente acabar com a era de contas de energia altas, emissões excessivas de carbono e insegurança energética acelerando a transição para energia limpa e nacional. A Grã-Bretanha pode liderar isso tratando essa missão como o desafio da vacina. Podemos ser os inovadores e os implementadores, ajudando a nós mesmos e exportando nossas soluções para o mundo todo. Mas se escolhermos ir devagar, outros fornecerão as respostas e, no final das contas, acabaremos comprando essas soluções em vez de vendê-las.”
– Sir Patrick Vallance, ex-conselheiro científico chefe
Foi sob o mandato do ex-chefe de P&D da Big Pharma como Conselheiro Científico Chefe que a resposta fixa do Governo à Covid baseada em vacinas foi fortemente impulsionada. Ao mesmo tempo, os primeiros tratamentos off-label da Covid, como Ivermectina e Hidroxicloroquina, não foram apenas ignorados pelo Governo, mas colocados na lista negra. Parece que esses medicamentos baratos com seu histórico comprovado de dados de segurança de longo prazo foram os verdadeiros desafiadores das vacinas experimentais "seguras e eficazes".
Foi também sob sua liderança que o Grupo Consultivo Científico do Governo para Emergências (SAGE) derrubou o pesado martelo dos bloqueios - “ uma das falhas governamentais mais graves dos tempos modernos ” - em todo o Reino Unido, não muito tempo atrás.
Mesmo assim, apenas dez dias antes de o país ser mergulhado em seu primeiro lockdown draconiano, Sir Patrick Vallance disse à Sky News sobre o objetivo do governo de construir "imunidade de rebanho" permitindo que "um número suficiente de nós que desenvolverá uma doença leve se torne imune".
Enquanto liderava o SAGE e, por sua vez, seus grupos subsidiários, o SPI-B (que transformou o medo público numa arma para que as regulamentações da Covid pudessem ser cumpridas) e o SPI-M (responsável pelo infame e falho "Lockdown Paper", de autoria do membro do SPI-M, Prof. Neil Ferguson (escrevi sobre ambos os grupos para o TCW, Defending Freedom , que pode ser lido aqui e aqui ), Vallance foi criticado pela ex-primeira-ministra Theresa May por apresentar "dados duvidosos" ao público para justificar o segundo lockdown do país, que entrou em vigor em 5 de novembro de 2020.
Durante a coletiva de imprensa de Downing Street em 31 de outubro de 2020, as principais projeções do Scientific Pandemic Influenza Group on Modelling (SPI-M) foram apresentadas ao público por Sir Patrick, contendo erros graves .
Sir Patrick mostrou uma projeção de médio prazo que tinha uma faixa máxima de quase 9.000 admissões por dia até 8 de dezembro de 2020 (slide 4 mostrado acima).
Após fortes críticas, a faixa máxima foi revisada para pouco mais de 6.000 por dia.
O slide 5 (visto abaixo), também apresentado por Sir Patrick, mostrou originalmente a projeção de mortes diárias na Inglaterra no limite superior de mais de 1.400 mortes por dia até 8 de dezembro.
Este slide também foi reeditado com a faixa máxima revisada para cerca de 1.000 mortes por dia até 8 de dezembro (veja abaixo).
Um mês antes, Sir Patrick estava diretamente envolvido em outro escândalo, sobre o qual escrevi na minha série investigativa de 3 partes ' SAGE's Covert Coup ' para TCW, Defending Freedom. O que se segue é um extrato da Parte 1 do meu relatório.
Em setembro de 2020, o The Telegraph revelou que Sir Patrick Vallance, Conselheiro Científico Chefe do Governo, tinha £ 600.000 em ações da GlaxoSmithKline, que foi contratada para desenvolver uma vacina contra o coronavírus. Em dezembro de 2020, o British Medical Journal escreveu que "em julho, o governo do Reino Unido assinou um acordo de vacina contra o coronavírus por uma quantia não revelada com a GlaxoSmithKline, garantindo 60 milhões de doses de um tratamento não testado que ainda estava sendo desenvolvido". Se isso não é um conflito de interesses flagrante, não sei o que é.
Vallance não só detinha ações da GSK , mas também foi Presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da GSK de 2012 a 2017. Foi enquanto ele era Presidente, em 2013, que uma parceria entre a GSK e a Fundação Gates foi anunciada para "acelerar a pesquisa de vacinas para necessidades globais de saúde".
O então Secretário de Saúde “assustou todo mundo com a nova cepa”. Matt Hancock (que não é estranho a escândalos que vão desde mortes em casas de repouso; ser forçado a deixar o governo após um caso de violação de regras do coronavírus e envolvido em escândalos de contato com EPI ) negou que esse fosse o caso. De acordo com o The Standard :
Quando perguntado na rádio LBC quando descobriu a notícia da participação pessoal de Sir Patrick, o Sr. Hancock disse: "Bem, eu não sabia disso até ler nos jornais".
Questionado sobre se ele achava que deveria ter sido informado como Secretário de Saúde, ele respondeu: “Não, não particularmente. Acho que há regras em torno disso e é importante que ele as cumpra.”
Ao avaliar o mandato de Sir Patrick como conselheiro governamental, vários pontos preocupantes surgem:
Defesa da quarentena : Ele foi um dos principais proponentes das quarentenas, que a meta-análise Herby-Jonung-Hanke de junho de 2023 descreveu como "um fracasso político global de proporções gigantescas".
Promoção de vacinas : Ele promoveu intensamente vacinas experimentais contra a Covid, rotuladas como “seguras e eficazes”, que foram associadas ao excesso de mortes no mundo ocidental.
Conflito de interesses : Ele não divulgou suas ações na GlaxoSmithKline (GSK), levantando questões éticas significativas.
Agora, o Knight Commander of the Order of the Bath [**] (Cavaleiro Comandante da Ordem do Banho) garantiu uma posição poderosa dentro do governo por estar alinhado com sua agenda Net Zero, o que levanta a questão: ele realmente é um "homem da ciência" ou alguém com uma agenda de ganhos pessoais?
[*] NOTA DO TRADUTOR: para ser Ministro tem que ser Membro do Parlamento (MP). Se não é, a palhaçada monarquista arruma um jeito do cara ser membro da Câmara dos Lords.
[**] Mais uma palhaçada monarquista: A Mais Honorável Ordem do Banho é uma ordem de cavalaria britânica fundada pelo Rei George I em 18 de maio de 1725. Os destinatários da Ordem são geralmente oficiais militares seniores ou altos funcionários civis , e o monarca a concede mediante conselho do Governo de Sua Majestade. O nome deriva de uma elaborada cerimônia medieval para preparar um candidato para receber seu título de cavaleiro , da qual o banho ritual (como um símbolo de purificação ) era um elemento. Embora nem todos os cavaleiros passassem por uma cerimônia tão elaborada, os cavaleiros assim criados eram conhecidos como "cavaleiros do Banho".