O chefe do HUR, Budanov, diz que Navalny morreu devido a um coágulo sanguíneo destacado da parede de um vaso
A inteligência da Ucrânia diz que a causa da morte do oposicionista russo está alinhada com as afirmações iniciais feitas pelo Kremlin
![HUR Chief Budanov Says Seems Navalny Died of Detached Blood Clot HUR Chief Budanov Says Seems Navalny Died of Detached Blood Clot](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F5d49ccb4-23ec-4c9d-b198-3bad6e38a8ff_420x280.webp)
by Kyiv Post | February 26, 2024
Tradução: Heitor De Paola
Kyrylo Budanov, chefe da Direção Principal de Inteligência (HUR) do Ministério da Defesa da Ucrânia, disse que o líder da oposição russa Alexei Navalny morreu de um coágulo sanguíneo.
“Posso decepcioná-lo, mas, pelo que sabemos, ele realmente morreu em consequência de um coágulo sanguíneo. E isso foi mais ou menos confirmado”, disse Budanov aos jornalistas à margem da “Fórum Ucrânia Ano de 2024” no domingo.
“Isso não foi originado da internet, mas, infelizmente, de [causas] naturais”, acrescentou.
Anteriormente, a equipe de Navalny informou que seu corpo foi finalmente entregue à sua mãe, Lyudmila Navalnaya, depois de mais de uma semana desde sua morte em uma remota colônia do Ártico.
Navalny, o crítico mais proeminente do presidente Vladimir Putin, morreu em 16 de fevereiro numa das prisões mais duras da Rússia, no norte da Sibéria.
Ele cumpria uma pena de 19 anos por acusações denunciadas pelos críticos de Putin como uma retribuição política à sua actividade de oposição.
“O corpo de Alexei foi entregue à sua mãe”, disse Kira Yarmysh, porta-voz da equipe de Navalny, no X, antigo Twitter.
"Muito obrigado a todos aqueles que exigiram isso conosco."
Durante uma semana, as autoridades russas recusaram-se a dar a Lyudmila Navalnaya a custódia do corpo do seu filho.
Ela viajou para a cidade de Salekhard, na região de Yamalo-Nenets, o assentamento mais próximo da colônia prisional onde Navalny morreu, para recuperá-lo.
A sua equipa já argumentou que o Kremlin estava a tentar bloquear um funeral público, o que poderia transformar-se numa demonstração de apoio ao movimento de Navalny e à sua oposição a Putin.
O líder russo, que notoriamente nunca disse o nome de Navalny em público, não comentou a morte do seu crítico mais veemente.
O seu porta-voz, Dmitry Peskov, criticou as declarações da esposa de Navalny e dos líderes ocidentais que culpam Putin pela sua morte como "vulgares".
Inicialmente, as autoridades russas alegaram que a morte de Navalny resultou de “causas naturais” após a sua perda de consciência durante uma caminhada na colónia prisional apelidada de “Lobo Polar”.
A sua equipa denunciou a recusa inicial dos funcionários em libertar o seu corpo - a sua recusa durante dias em permitir que a sua mãe o visse - acusando-os de tentarem "encobrir os seus rastos".
___________________
FOTO DE BUDANOV NA WIKIPEDIA
https://www.kyivpost.com/post/28630