O DOGE (Departamento de Eficiência Governamental) fará isso? Economista famoso explica como usar uma marreta para atacar o Deep State
Portanto, se o DOGE (Departamento de Eficiência Governamental) vai ser eficaz, ele vai ter que ser brutal. Como o Milton Friedman brutal.
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F80358a6a-a047-402e-b2ce-0e4f479b0916_1200x630.png)
C. Douglas Golden - 29 DEZ, 2024
Se há uma notícia do governo emergente de Trump 47 que está sendo recebida com entusiasmo — e igualmente preocupação — entre os conservadores, é o novo Departamento de Eficiência Governamental, ou DOGE.
A excitação vem do fato de que o presidente eleito Donald Trump vê a eficiência e a contenção do grande governo como prioridade em seu segundo mandato. A excitação igual é a dupla cabeça dele: dois CEOs com algum conhecimento da esfera política, Elon Musk e Vivek Ramaswamy .
Mas o DOGE não tem exatamente um mandato para executar suas próprias sugestões; é uma comissão consultiva presidencial proposta, cujos conselhos poderiam ser arquivados no fundo de um armário trancado no banheiro do porão escuro e abandonado de um prédio do governo com uma placa dizendo "Cuidado com o Leopardo" na porta. (Pontos geek para aqueles que entenderam essa referência .)
Além disso, o quão séria essa comissão é ainda está para ser visto. Sim, tanto Musk quanto Ramaswamy arriscaram suas carreiras para fazer uma posição política, e Musk em particular colocou séria pressão sobre os republicanos para rejeitar uma resolução contínua e exagerada para manter o governo aberto. No entanto, o fato de que a sigla DOGE em si é um meme — tão raramente um bom sinal quando Elon está envolvido, deve-se notar — faz alguém se perguntar se esta é apenas outra maneira dos republicanos fazerem promessas vazias de cortar o grande governo enquanto o sustentam por meio de compromissos e retrocessos.
Portanto, se o DOGE vai ser eficaz, ele vai ter que ser brutal. Como o Milton Friedman brutal.
Em 1999, pouco menos de três anos após o presidente Bill Clinton declarar que "a era do grande governo acabou" e também pouco menos de três anos após Clinton provar que não tinha intenção de seguir os limites, o economista libertário ganhador do prêmio Nobel sentou-se com Peter Robinson, pesquisador da Hoover Institution da Universidade Stanford — um órgão do qual Friedman, na época, também fazia parte — para uma entrevista para o programa de Robinson "Uncommon Knowledge".
Perto do final do episódio, Robinson — um ex-redator de discursos de Ronald Reagan, mais conhecido por escrever a frase "Sr. Gorbachev, derrube este muro" — perguntou a Friedman sobre uma pequena "reforma do gabinete" ou o que ele faria se conseguisse o que queria com os (na época) 14 departamentos de nível ministerial que havia.
“Agora, 14 é muito para a televisão, então eu só quero percorrer a lista rapidamente e pedir que você me dê um polegar para cima ou para baixo, mantenha-os ou aboli-los”, disse Robinson.
Departamento de Agricultura: “Abolir”, disse Friedman.
Departamento de Comércio: “Abolir”, disse Friedman.
Departamento de Defesa: “Manter.”
Departamento de Educação: “Abolir”.
Departamento de Energia: “Abolir”, embora Friedman tenha dito que “aceitaria que a energia se vinculasse aos militares”.
“Bem, então colocamos isso na defesa”, disse Robinson.
Departamento de Saúde e Serviços Humanos: “Há utilidade para algumas atividades de saúde pública para prevenir contágios” e coisas do gênero, disse ele.
“Então você mantém os Institutos Nacionais de Saúde, digamos, e o Centro de Controle de Doenças”, disse Robinson. Não, Friedman não faria isso: “Esses são principalmente uma agência de pesquisa. Não, não, essa é uma questão sobre se o governo deve se envolver no financiamento de pesquisas, e a resposta é não.”
No entanto, a resposta não é fácil devido a contágios e outros assuntos semelhantes, então Robinson disse: "Eliminaremos metade do Departamento de Saúde e Serviços Humanos". Friedman concordou com isso.
Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano : “Fora.”
“Ah, nem pensei nisso”, disse Robinson, enquanto Friedman sorria.
“Mas Habitação e Desenvolvimento Urbano causaram uma quantidade enorme de danos”, disse Friedman, insistindo em fazer uma pequena pausa. “Meu Deus! Se você pensar na maneira como eles destruíram partes das cidades sob a rubrica de eliminar favelas.”
Departamento do Interior: “Bem, dado o problema, é que primeiro você tem que vender todas as terras que o governo possui — mas é isso que você deve fazer. … O governo agora possui algo como um terço de todas as terras do país, e isso é muito”, disse Friedman, acrescentando que deveria cair para quase zero. No entanto, eles deveriam possuir prédios do governo, então talvez um Departamento do Interior muito, muito, muito reduzido fosse do agrado de Friedman.
Departamento de Justiça: “Ah, sim, fique com esse.” (Friedman morreu cerca de 15 anos antes de poder conhecer as palavras “ Procurador-Geral Merrick Garland ”, vale a pena notar.)
Departamento do Trabalho: “Não.”
Departamento de Estado: “Fique com ele.”
Departamento de Transportes: “Desapareceu”.
Departamento do Tesouro: “Você tem que mantê-lo para coletar impostos.” (Não que Friedman gostasse muito disso, mas essas são as diferenças de onde estávamos, financeiramente, mesmo naquela época .)
Department of Veterans Affairs : “Você pode considerar o Veterans Affairs como uma forma de pagar, essencialmente, salários por serviços daqueles que estiveram nas Forças Armadas. Mas você deveria ser capaz de se livrar dele, você deveria ser capaz de pagar [somas fixas]” e despejar o departamento.
Perguntaram-lhe então o que faria se fosse ditador por um dia.
“Não, não, eu não quero ser feito ditador”, disse Friedman. “Se não podemos persuadir o público de que é desejável fazer essas coisas, não temos o direito de fazê-las.”
Com todo o devido respeito aos floreios retóricos ocasionais do presidente eleito, esta é a atitude adequada. E embora esteja muito além do que o DOGE provavelmente recomendará, Musk e Ramaswamy terão que entender que estão entrando em um pântano onde esta resolução contínua dificilmente é o maior pedaço de carne de porco com o qual eles terão que lidar:
Sim. Agora há 15 departamentos de nível de gabinete graças à criação da Homeland Security após o 11/9. Agora é tão eficaz que não consegue impedir que números recordes de imigrantes ilegais cruzem nossas fronteiras, muito mais do que nunca antes de ser criado.
Mas então, isso não deveria ser uma surpresa. As pessoas suspiram quando os conservadores falam sobre eliminar o Departamento de Educação. Tudo bem, então: esse departamento foi criado em 1979. Nossas escolas melhoraram, nossos alunos ficaram mais inteligentes desde então? O Departamento de Energia foi criado em 1977. Na medida em que a América ganhou algum nível de independência energética desde então, foi por meio de inovações do setor privado, como o fracking — algo que o candidato democrata à presidência uma vez endossou proibir e que o atual presidente usa para boondoggles de moinhos de vento .
Se metade do duunvirato do DOGE acha que esse é o maior pedaço de carne de porco que ele terá que devolver para a cozinha, em outras palavras, ele realmente deveria começar a prestar atenção no que Milton Friedman dizia 25 anos atrás, e então perceber o quanto as coisas pioraram desde então.
C. Douglas Golden é um escritor que divide seu tempo entre os Estados Unidos e o Sudeste Asiático. Especializado em comentários políticos e assuntos mundiais, ele escreve para o Conservative Tribune e o The Western Journal desde 2014.