O fim está próximo: o projeto de orçamento de Trump mira os laboratórios de pesquisa sobre mudanças climáticas
Pesquisadores de mudanças climáticas podem em breve trabalhar com menos dinheiro dos contribuintes
Equipe AG - 11 abr, 2025
Pesquisadores de mudanças climáticas podem em breve trabalhar com menos dinheiro dos contribuintes devido ao fechamento sugerido de vários laboratórios de mudanças climáticas no rascunho de orçamento quase final do presidente Trump para 2026.
A CNN relata que obteve documentos internos indicando que o governo Trump planeja eliminar o braço de pesquisa da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), bem como fechar vários outros escritórios da NOAA e laboratórios de clima e meteorologia.
Os documentos obtidos pela CNN representam discussões entre a NOAA e o Escritório de Administração e Orçamento da Casa Branca (OMB) e afirmam que o projeto de orçamento proposto "eliminaria todo o financiamento para laboratórios de clima, tempo e oceanos e institutos cooperativos".
Os defensores das mudanças climáticas expressaram pânico com os cortes propostos, alegando que o plano de reduzir o orçamento geral da NOAA em mais de 27% e cortar o financiamento do escritório de pesquisa em cerca de 75% supostamente prejudicará a indústria agrícola e interromperá a pesquisa sobre condições climáticas mortais.
No entanto, nem toda pesquisa climática é subsidiada pelos contribuintes e os defensores das mudanças climáticas tendem a confundir pesquisa “climática” com “mudanças climáticas” para justificar continuar recebendo bilhões de dólares em financiamento federal.
De acordo com o Daily Wire, o Programa de Pesquisa sobre Mudanças Globais dos EUA (USGCRP), que recebe mais de US$ 5 bilhões por ano e produz uma Avaliação Climática Nacional a cada quatro anos, terceiriza grande parte dessa pesquisa para a empresa de consultoria liberal ICF, que contrata cientistas para espalhar a desgraça das mudanças climáticas.
O Daily Wire relata que, “Ao fornecer todo o pessoal para o USGCRP, uma agência federal, o ICF exerce influência indevida sobre a narrativa e as prioridades da mudança global apresentadas pelo governo federal”.
A Avaliação Climática Nacional é usada pelo Congresso e outras agências, até o nível local, para justificar regulamentações e decisões de financiamento para vários planos de ação climática e metas de mudança climática.
Para cientistas que garantiram uma posição lucrativa como pesquisadores de mudanças climáticas, as reduções de gastos recomendadas pelo governo Trump estão causando alarme.
Mas para os contribuintes americanos que estão cansados de ouvir propaganda sobre a histeria das mudanças climáticas com o dinheiro dos seus próprios impostos, os cortes no orçamento representam um alívio bem-vindo.