O legado de Joe Uma retrospectiva dos mais de 50 anos de carreira de Biden na política
Quando o presidente Biden deixar a Casa Branca em janeiro, marcará o fim espetacular de uma carreira política que durou cinco décadas.
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2Fda28e174-5e08-4569-9ce3-cbfb1792b901_720x480.jpeg)
NEW YORK POST
Victor Nava - 21 JUL, 2024
Quando o presidente Biden deixar a Casa Branca em janeiro, marcará o fim espetacular de uma carreira política que durou cinco décadas.
Biden, de 81 anos, encerrou seu esforço de reeleição de 2024 no domingo, após seu desastroso desempenho no debate de 27 de junho contra o ex-presidente Donald Trump, que precipitou apelos do establishment democrata para que o octogenário político de carreira abandonasse a disputa.
Aqui está uma retrospectiva dos mais de 50 anos do presidente em cargos públicos:
Tudo começou em Delaware
Biden experimentou a política pela primeira vez em 1970, depois de ganhar uma cadeira no Conselho do Condado de New Castle, dois anos depois de se formar na Faculdade de Direito de Syracuse.
O então jovem de 27 anos concorreu à sede do 4º distrito do condado de Wilmington, Del., em uma plataforma liberal, que incluía pedir mais moradias públicas, e virou o azul quando derrotou o republicano Lawrence Messick.
Ele serviu no conselho do condado até 1973.
Buscando ‘destaque nacional’ no Senado
![Democratic Senator-elect Joseph Biden, of Delaware is seen here after he took his oath of citizenship as he checks in at the office of the Secretary of the Senate in 1973. Democratic Senator-elect Joseph Biden, of Delaware is seen here after he took his oath of citizenship as he checks in at the office of the Secretary of the Senate in 1973.](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2Fe0825a43-e83b-40a8-9691-b21b5c837749_661x1024.jpeg)
Em 1972, ainda em seu primeiro mandato no Conselho do Condado de New Castle, Biden lançou sua primeira campanha para o Senado, desafiando o senador J. Caleb Boggs (R-Del.) por dois mandatos.
Sua campanha teve sucesso em parte por aproveitar a diferença de idade de 33 anos entre Biden, então com 29 anos, e Boggs, com 62 anos.
Biden derrotou o titular republicano por menos de 3.000 votos e assumiu o cargo em 1973 como um dos senadores mais jovens da história dos EUA.
Em seus primeiros dias na câmara alta, Biden trabalhou com o senador segregacionista James Eastland (D-Miss.) para se opor ao ônibus como forma de desagregar as escolas públicas – uma posição que a vice-presidente Kamala Harris o criticou durante as primárias presidenciais democratas de 2019. debate.
Biden “buscou destaque como figura nacional” ao longo de seu primeiro mandato no Senado, observou um ensaio sobre o presidente do Miller Center of Public Affairs da Universidade da Virgínia, inclusive criticando o presidente Richard Nixon durante o escândalo Watergate e o presidente Gerald Ford depois que ele perdoou seu antecessor.
Biden, presidente de longa data do Comité Judiciário do Senado, recomendou de forma controversa que o Senado rejeitasse o nomeado do Presidente Ronald Reagan para o Supremo Tribunal, Robert Bork, em 1987.
Ele também dirigiu as audiências de 1991 sobre a nomeação de Clarence Thomas, que colocaram sua ex-escriturária jurídica, Anita Hill, sob intenso escrutínio quando ela alegou que o então nomeado para o tribunal superior a assediou sexualmente.
Em 1994, Biden pressionou por um enorme projeto de lei federal sobre crimes, que os críticos argumentaram durante sua campanha presidencial de 2020, que contribuiu para o encarceramento em massa de minorias raciais nas últimas décadas.
Durante 11 anos, Biden também serviu como presidente ou membro graduado da Comissão de Relações Exteriores do Senado, período durante o qual pressionou pela intervenção militar dos EUA nos Balcãs, votou contra a guerra de 1991 no Iraque e votou a favor da guerra do Iraque de 2002.
Mais tarde, Biden classificou seu voto na guerra do Iraque em 2002 como um “erro” e se opôs ao aumento bem-sucedido de tropas em 2007.
Primeira corrida à Casa Branca
Biden lançou sua primeira campanha presidencial em junho de 1987, na metade de seu terceiro mandato no Senado.
A campanha durou pouco, pois ele desistiu da disputa três meses depois, após ser pego plagiando um discurso do político britânico Neil Kinnock durante um debate presidencial democrata nas primárias em Iowa e surgiram alegações de plágio no passado.
Segunda candidatura presidencial malsucedida
Em janeiro de 2007, Biden anunciou no programa “Meet the Press” da NBC que daria uma segunda facada na Casa Branca.
![Sen. Joseph R. Biden Jr. announcing his candidacy for the Democratic presidential nomination. Sen. Joseph R. Biden Jr. announcing his candidacy for the Democratic presidential nomination.](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2Fe6bc511d-85da-4efd-b95b-be11ea50b2cd_1024x678.jpeg)
A sua campanha, centrada no seu plano de dividir o Iraque em várias regiões autónomas e nos seus 36 anos de experiência no Senado, não conseguiu ganhar muito impulso.
Ele atraiu críticas poucos dias após o início de sua campanha, quando se referiu ao candidato rival Barack Obama como “o primeiro afro-americano tradicional que é articulado, inteligente, limpo e um cara bonito”.
Biden desistiu da disputa depois de terminar em quinto lugar nas convenções democratas de Iowa em janeiro de 2008. Ele recebeu apenas 1% dos votos no estado de Hawkeye.
Biden e Obama
Apesar do erro racialmente acusado de Biden durante a campanha, Obama escolheu-o como seu companheiro de chapa em Agosto de 2008, e Biden serviu como seu vice-presidente durante todos os dois mandatos de Obama.
A Casa Branca de Obama descreveu Biden como a “pessoa de referência para a diplomacia” do presidente e um “principal arquitecto da visão estratégica dos EUA de uma Europa inteira, livre e em paz”.
Biden também serviu como negociador de confiança de Obama no Capitólio, sendo frequentemente destacado para alavancar as suas relações e experiência no Senado para fechar acordos com legisladores republicanos.
Obama surpreendeu Biden nos últimos dias da sua presidência ao conceder-lhe a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais alta honraria civil do país.
“Esta honra não só está muito além do que mereço, mas também é um reflexo da extensão e da generosidade do seu espírito”, disse Biden ao seu então chefe ao receber a homenagem.
Caminho para a presidência
Apesar de ter ficado em quarto lugar nas prévias de Iowa e em quinto nas primárias de New Hampshire, Biden saiu vitorioso de um campo lotado de candidatos democratas às primárias presidenciais em 2020.
Seu momento decisivo foi o endosso do deputado James Clyburn (D-SC), seguido por uma vitória esmagadora nas primárias da Carolina do Sul, onde venceu todos os 46 condados do estado e superou o segundo colocado, o senador Bernie Sanders (I-Vt). .) em quase 20 pontos percentuais.
A sua campanha para as eleições gerais contra Donald Trump centrou-se na mensagem de que a “alma da América” estava em jogo e que ele serviria como um presidente de ponte entre Trump e uma nova geração de liderança.
Ele derrotou Trump, que continuou a alegar que houve fraude generalizada durante a disputa, ao garantir vitórias importantes nos estados decisivos de Wisconsin, Michigan, Arizona, Nevada e Geórgia.
Agenda ambiciosa
Apesar de os democratas deterem maiorias estreitas na Câmara e no Senado, Biden lutou para conseguir que várias partes da sua ambiciosa agenda fossem aprovadas no Congresso, deixando muitas das suas iniciativas por concretizar.
![US President-elect Joe Biden and Vice President-elect Kamala Harris stand onstage after delivering remarks in Wilmington, Delaware, on November 7, 2020. US President-elect Joe Biden and Vice President-elect Kamala Harris stand onstage after delivering remarks in Wilmington, Delaware, on November 7, 2020.](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F66986307-7c73-4c2f-a2c3-648301a17df5_681x1023.jpeg)
Como presidente, ele conseguiu conduzir o pacote de estímulo COVID-19 de 2 biliões de dólares através do Congresso, bem como uma lei de infra-estruturas de 1,2 biliões de dólares, a Lei de Redução da Inflação e a Lei CHIPS e Ciência.
Sua presidência foi abalada por acusações de que ele estava envolvido nos extensos negócios de sua família no exterior como vice-presidente, o que levou a um inquérito de impeachment lançado pelos republicanos no ano passado, bem como à descoberta de documentos confidenciais da Casa Branca de seu tempo como vice-presidente em seu think tank Penn Biden Center e sua casa em Wilmington.
O procurador especial Robert Hur foi nomeado para investigar o escândalo e finalmente decidiu não apresentar acusações criminais contra Biden, em parte porque acreditava que um júri poderia ver o presidente como um “homem idoso com memória fraca”.
A caótica retirada dos EUA do Afeganistão em Agosto de 2021 – que resultou na morte de 13 militares dos EUA e deixou milhares de americanos e aliados americanos retidos no país controlado pelos Taliban – também foi um ponto baixo da sua presidência.
Biden lançou sua candidatura à reeleição em abril de 2023, pedindo aos eleitores que lhe dessem mais quatro anos para ajudá-lo a “terminar o trabalho”.
O comandante-em-chefe, que na altura já era o presidente mais velho da história americana, optou por procurar um segundo mandato apesar da queda do apoio, com as sondagens da época a mostrarem que a maioria dos americanos, incluindo os democratas, não queria que ele repetisse o seu mandato. papel no Salão Oval por mais quatro anos.
Os 15 meses de campanha do presidente não aliviaram a preocupação dos eleitores com a sua idade e acuidade mental. Um segundo mandato teria feito Biden possivelmente atingir a idade de 86 anos antes do final.
O seu desempenho desastroso no seu primeiro debate contra Trump em Junho - durante o qual ele parecia incoerente, de fala mansa e por vezes completamente confuso - levou a apelos para que ele encerrasse o seu esforço de reeleição, o que acabou por acontecer.