O “pior declínio em 40 anos” do Canadá
O padrão de vida do Canadá está a caminho do seu pior declínio em 40 anos, de acordo com um novo estudo do Instituto Fraser do Canadá.
BROWNSTONE INSTITUTE
Peter St Onge - 28 JUL, 2024
O padrão de vida do Canadá está a caminho do pior declínio em 40 anos, de acordo com um novo estudo do Instituto Fraser do Canadá.
O estudo comparou os três piores períodos de declínio no Canadá nos últimos 40 anos – a recessão de 1989, a crise financeira global de 2008 e esta era pós-pandemia.
Eles descobriram que, ao contrário das recessões anteriores, o Canadá não está se recuperando desta vez. Algo quebrou.
Na verdade, de acordo com o Financial Post, desde 2019 o Canadá teve o pior crescimento entre 50 economias desenvolvidas. Os salários canadenses ajustados pela inflação estão estáveis desde 2016.
Então, sim, algo quebrou.
E não está nem perto de acabar: o PIB real per capita do Canadá ainda está caindo e com uma recessão iminente nos EUA — os EUA são 75% das exportações do Canadá — o Canadá pode cair novamente antes de se recuperar.
O Canadá de Trudeau em declínio
Em vídeos anteriores, falei sobre o desastre que é o Canadá de Justin Trudeau. Em suma, as rendas estão no nível da Virgínia Ocidental, os preços das casas estão no nível de Los Angeles e os impostos canadenses estão na metade do caminho para a União Soviética.
Não é raro que uma família de classe média no Canadá pague metade de sua renda em impostos.
Enquanto isso, desde a pandemia, a inflação oficial de alimentos do Canadá aumentou 25% e a de energia aumentou 30% — em parte graças a um imposto sobre carbono.
E tenha em mente que o imposto sobre vendas na maioria das províncias canadenses é de 13 a 15 por cento sobre tudo o que você compra.
Enquanto os canadenses postam TikToks sobre tentar esticar um pão de centeio durante a semana ou vender seus pertences para comprar mantimentos, o custo de vida está atingindo mais forte com o tempo.
Os pedidos de falência canadenses aumentaram 40% no ano passado, enquanto o CIBC relata que quase metade dos canadenses não tem nenhuma poupança de emergência.
De acordo com a StatsCan, a taxa de crimes violentos do Canadá aumentou 40% desde 2014.
Uma pesquisa da Ipsos descobriu que 7 em cada 10 canadenses concordam que "o Canadá está quebrado" — aumentando para 8 em cada 10 entre aqueles entre 18 e 34 anos.
Angus descobriu que 42% dos canadenses estão pensando em se mudar para outro país.
O que mudou
Isso tudo é um choque porque aconteceu muito rápido — é noite e dia desde a última crise em 2008, que o Canadá enfrentou muito melhor do que a América.
O que mudou? Justin Trudeau. Especificamente, sua campanha para converter o Canadá de uma economia mista como os EUA em uma economia dominada pelo governo como os homens doentes da União Europeia.
Sob Trudeau, o investimento empresarial caiu em um terço. Enquanto os gastos do governo quase dobraram para quase metade do PIB.
Os funcionários do governo no Canadá estão crescendo quase quatro vezes mais rápido do que o setor privado, e um em cada três canadenses agora trabalha para o governo, arrecadando 30% a mais em salário e benefícios do que os contribuintes que eles dominam. Outros 1,7 milhões de canadenses — aproximadamente 1 em cada 10 famílias — recebem assistência social.
Claro, isso torna muito difícil vencer uma eleição no Canadá em uma plataforma de governo pequeno: você está contra os meios de subsistência fornecidos pelo governo de 40% dos eleitores. O que significa que você tem que vencer, o quê, 80% de todos os outros.
O que vem a seguir
As coisas no curto prazo vão piorar porque os canadenses estão presos a Trudeau até a próxima eleição em 2025.
O conservador Pierre Poilievre está à frente nas pesquisas por enquanto, mas a mídia financiada pelo governo do Canadá está fazendo tudo o que pode para destruí-lo, então a liderança já está diminuindo.
Isso significa mais inflação, mais declínio, mais migração em massa e aumento da criminalidade no que antes era um paraíso.