O presidente da Suprema Corte, Roberts, 70, descarta especulações sobre aposentadoria.
THE NATIONAL PULSE - STAFF - 8 MAIO, 2025
PONTOS DE PULSO:
❓ O que aconteceu:
👥 Quem está envolvido: Presidente da Suprema Corte, John Roberts.
Boletim informativo
Precisa saber.
Seu feed diário e gratuito do The National Pulse.
📍 Onde e quando:
💬 Citação principal:
⚠️ Impacto: Roberts enfatizou a importância da independência judicial em meio aos pedidos de impeachment de um juiz federal
NA ÍNTEGRA:
O presidente do Supremo Tribunal, John Roberts, disse que não tem planos imediatos de deixar o cargo, citando a boa saúde como principal
“Sentei-me com eles e disse: 'Quero que, no momento apropriado' — porque nem sempre percebemos que estamos a escorregar — 'Quero que os dois me digam se é hora de ir'”, contou Roberts.
Quando perguntado se sua aposentadoria seria iminente, o presidente da Suprema Corte brincou: "Vou sair com os pés primeiro".
No entanto, o principal jurista dos Estados Unidos não descartou a possibilidade de deixar o tribunal superior por completo. "Digo isso agora. Quer dizer, tenho certeza de que, se sua saúde piorar e você reconhecer que é um fardo para o tribunal em vez de um trunfo para todos, então será hora de sair", disse Roberts, embora tenha enfatizado que ele próprio se sente "bastante saudável".
Apesar da bravata expressa contra a aposentadoria, Roberts admitiu que houve alguns casos em que a idade prejudicou o funcionamento do tribunal, mas insistiu que os juízes conseguiram lidar com os problemas internamente sem problemas. "Houve momentos em que alguém ficou um pouco mais tempo do que deveria, depois os outros colegas vieram, e sempre deu tudo certo, então não acho que isso será um problema", disse o presidente do Supremo Tribunal.
Notavelmente, a Suprema Corte — e especificamente o Presidente do Supremo Tribunal, Roberts — tem sido criticada nas últimas semanas por sua hesitação em interromper os atuais esforços de guerra jurídica democrata contra a Casa Branca de Trump. Isso levou a alegações de que a Suprema Corte e Roberts permitiram que o sistema judiciário federal extrapolasse drasticamente e assumisse poderes do Poder Executivo, em violação à Constituição dos EUA.