'O presidente Trump está fazendo um ótimo trabalho' em imigração, diz o general mexicano Hector Jimenez Baez em rara entrevista
Em Tijuana, a maior cidade da Baixa Califórnia, a Guarda Nacional Mexicana estabeleceu quatro novos postos de controle “para controlar o tráfico ilegal de drogas e imigrantes”
Robert McGreevy - 3 MAR, 2025
Tijuana, Baja California, México —
O general Hector Jimenez Baez, coordenador estadual da Guarda Nacional Mexicana na Baixa Califórnia, elogiou os esforços do presidente Trump para reprimir a migração em uma rara entrevista ao Daily Caller na quinta-feira.
“Acho que o presidente Trump está fazendo um ótimo trabalho”, disse o general Baez em relação às ações de Trump na fronteira.
🚨ÚLTIMAS NOTÍCIAS🚨 O general Hector Jimenez Baez, chefe da Guarda Nacional do México na Baixa Califórnia, disse ao Daily Caller que: "Acho que o presidente Trump está fazendo um ótimo trabalho".
Baez elogiou os esforços do governo Trump para interromper o fluxo de migrantes e fentanil na fronteira. pic.twitter.com/BG8PwkeRtS
— Daily Caller (@DailyCaller) 28 de fevereiro de 2025
Como chefe da Guarda Nacional do México na Baixa Califórnia, um estado que faz fronteira com a Califórnia, o General Baez supervisionou o envio de 3.000 soldados para a fronteira em seu estado como parte da Operação Fronteira Norte.
Esses 3.000 fazem parte de uma força maior de 10.000 que a presidente mexicana Claudia Sheinbaum enviou para a fronteira no início de fevereiro, depois que Trump exigiu que o vizinho do sul interrompesse o fluxo de imigrantes ilegais e fentanil para os EUA.
Em Tijuana, a maior cidade da Baixa Califórnia, a Guarda Nacional Mexicana estabeleceu quatro novos postos de controle “para controlar o tráfico ilegal de drogas e imigrantes”, disse o General Baez ao Caller. Tijuana fica do outro lado da fronteira de San Diego.
Ele também observou que, pela primeira vez em seus 36 anos de carreira militar, as autoridades mexicanas estão revistando veículos que cruzam a fronteira antes mesmo de chegarem à Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP).
Em um posto de controle de fronteira onde a Guarda Nacional reforçou a segurança, os viajantes disseram ao Daily Caller que o que antes era um processo de 15 minutos agora dura rotineiramente uma hora.
Em um posto de controle entre Tijuana e San Diego, um guarda nacional revista um veículo. Essas revistas, o guarda me conta, são novas.
Antes da repressão recente, apenas o CBP realizava buscas em carros. Agora, o México revista todos os carros antes mesmo de eles chegarem à fronteira. @DailyCaller pic.twitter.com/63uMhh7ruX
— Rob (@RobMcGravytrain) 28 de fevereiro de 2025
“Este é um esforço que o México está fazendo para deter as drogas”, disse o General Baez ao Caller. Esse esforço não é algo que a Guarda Nacional está fazendo sozinha. A Guarda Nacional Mexicana está trabalhando com a CBP.
“Acredito que estamos obtendo melhores resultados com essa coordenação e cooperação”, observou o General.
Os esforços parecem estar funcionando, principalmente para conter a migração de fora do México.
“Todos os dias temos uma reunião sobre segurança na Baixa Califórnia, notamos que o [número de] imigrantes da América Latina está diminuindo. Em outros países, da Ásia, também está diminuindo. África e outros países também. Então é verdade. Está diminuindo, a imigração”, disse o General Baez ao Caller.
Os esforços intensificados ocorreram depois que o presidente Trump ameaçou aplicar uma tarifa de 25% sobre produtos vindos do México.
Em troca de uma pausa de um mês nas tarifas, o presidente Sheinbaum concordou em despachar as 10.000 tropas e desacelerar a disseminação do fentanil a mando de Trump. A pausa tarifária está programada para expirar na terça-feira.
Quando perguntado se acreditava que as forças reforçadas permaneceriam na fronteira se as tarifas fossem aplicadas, o General Baez foi ambivalente, mas observou que as tropas adicionais esgotam os recursos militares do México.
“Quando temos 10.000 na fronteira, estamos recebendo de outros lugares. Então, é uma implantação que tenho certeza de que você sabe que não pode ser sustentável por muito tempo”, disse ele. “Mas estamos obtendo, neste momento, excelentes resultados sobre detenção, drogas, captura de armas e dinheiro.”