O renomado cientista político russo Karaganov: 'Qualquer ataque ao nosso território deve receber uma resposta nuclear'
Rússia | Despacho Especial nº 11555 - 12/09/2024
Tradução: Heitor De Paola
Em 2 de setembro de 2024, numa entrevista à mída russa Mk.ru, o renomado cientista político russo e ex-assessor de Putin, Sergei Karaganov, pediu uma alteração na doutrina nuclear da Rússia e uma intensificação da "escada de escalada". "Já passou da hora de parar de fazer isso e emendar a doutrina nuclear para deixar claro que qualquer ataque ao nosso território deve ter uma resposta nuclear", afirmou Karaganov.
Ele então acrescentou: "Ou nos condenamos a uma guerra longa e sangrenta, ou teremos que permitir o uso massivo de armas nucleares como um gesto de desespero."
A seguir está a entrevista com Karaganov: [1]
"A prontidão da Rússia para alterar sua doutrina nuclear"
"Moscou está pronta para virar a mesa geopolítica. Desta vez, usará o argumento nuclear. Felizmente para nossos oponentes, apenas no papel até agora. O vice-ministro das Relações Exteriores russo Sergei Ryabkov falou sobre a prontidão da Rússia para alterar sua doutrina nuclear. Vladimir Putin deu a entender isso em junho ao dizer que os documentos de dissuasão nuclear eram um 'instrumento vivo'. Parece que o outro lado é totalmente incapaz de entender dicas. Só podemos esperar que eles ainda consigam ler.
"Por alguma razão, Moscou congelou em um dos degraus dessa escada e teimosamente não quer subir mais, diz o especialista em relações internacionais Sergei Karaganov. Ele acredita que a Rússia precisa subir.
"'A doutrina nuclear atual está há muito tempo desatualizada. É um produto do nosso estado de espírito dos anos 1980. Nem mesmo estando completamente cientes disso, ao adotá-la, abrimos caminho para a expansão da OTAN e agora para sua agressão direta contra nós. Ao deixar de alterar nossa doutrina nuclear e realizar ações técnicas militares apropriadas, exacerbamos nossa posição estratégica dramaticamente, o que pode levar ao nosso fracasso ou à necessidade de uso massivo.
"'Taticamente, nossos militares estão vencendo no campo de batalha, mas abrimos caminho para uma guerra extenuante, longa e prolongada, a ser vencida por aquele que for mais forte economicamente', enfatizou Karaganov."
"Teremos que permitir o uso massivo de armas nucleares"
"'Propostas concretas para emendar a doutrina nuclear e planos para conduzir – se chegar a isso – uma guerra com uso limitado de armas nucleares, existem e eles ficam em certos escritórios. Mas eles não saem desses escritórios.
"'Nossa indecisão está se tornando perigosa e beirando a imprudência, para dizer o mínimo. É perigoso para nós e para o mundo inteiro. Não apenas abrimos caminho para o agressor, mas também estamos limpando para mais agressões ao redor do mundo. Já passou da hora de parar de fazer isso e emendar a doutrina nuclear para deixar claro que qualquer ataque ao nosso território deve ter uma resposta nuclear', disse Karaganov.
"'O presidente sempre toma a decisão final sobre a forma específica de tal resposta', disse Karaganov. 'No entanto, o ponto principal na doutrina nuclear e na teoria da dissuasão é fazer o adversário perceber que ele pode e vai conseguir um ataque nuclear em caso de agressão. A discussão sobre emendar nossa doutrina nuclear, que começou há pouco mais de um ano, esfriou temporariamente os americanos que começaram a agir com mais cautela, mas recentemente todos estão ficando bem descarados novamente. Se Moscou não alterar a redação da doutrina e não subir a escada da escalada, teremos problemas.'
"Sergei Karaganov prevê dois cenários: 'ou nos condenamos a uma guerra longa e sangrenta, ou teremos que permitir o uso massivo de armas nucleares como um gesto de desespero.'"
[1] Mk.ru/politics/2024/09/02/politolog-karaganov-prizval-izmenityadernuyu-doktrinu-rossii-shag-vverkh-po-lestnice-eskalacii.html, 2 de setembro de 2024.
https://www-memri-org.translate.goog/reports/renowned-russian-political-scientist-karaganov-any-attack-our-territory-must-get-nuclear?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=wapp