O senador democrata Van Hollen se encontra e aperta a mão de Abrego Garcia; El Salvador diz que o preso permanecerá sob custódia
FOX NEWS - Greg Wehner - 17 abril, 2025
Senador Van Hollen: "Eu disse que meu principal objetivo nesta viagem era me encontrar com Kilmar. Esta noite tive essa oportunidade."
O senador Chris Van Hollen, democrata de Maryland , que voou para El Salvador esta semana para se encontrar com o imigrante ilegal deportado Kilmar Abrego Garcia antes de ter seu pedido negado diversas vezes, teve seu pedido atendido na quinta-feira à noite.
"Eu disse que meu principal objetivo nesta viagem era me encontrar com Kilmar", disse Van Hollen em uma publicação no X. "Hoje à noite tive essa oportunidade. Liguei para a esposa dele, Jennifer, para transmitir sua mensagem de amor. Aguardo ansiosamente para dar uma atualização completa quando retornar."
Garcia, um imigrante ilegal de 29 anos que vive em Maryland, foi deportado para o "Centro de Confinamento de Terroristas" (CECOT), uma megaprisão de El Salvador, no mês passado, e as autoridades reconheceram em tribunal que sua deportação foi um erro administrativo, embora agora alguns altos funcionários de Trump afirmem que ele foi corretamente removido e aleguem que ele é membro da notória gangue MS-13. Tanto um tribunal distrital federal quanto a Suprema Corte dos EUA ordenaram que o governo Trump "facilite" sua libertação e retorne aos EUA para os procedimentos de deportação adequados.
Van Hollen anunciou na terça-feira que iria a El Salvador para visitar Garcia na quarta-feira, e outros legisladores democratas anunciaram que planejavam visitá-lo também.
Mas quando Van Hollen chegou, o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, estava fora do país, e o senador de Maryland se encontrou com o vice-presidente Félix Augusto Antonio Ulloa Garay.
"Perguntei ao vice-presidente se eu poderia me encontrar com o Sr. Abrego Garcia, e ele disse: 'Bem, você precisa tomar providências com antecedência para visitar o CECOT'", disse Van Hollen.
Ele disse a Ulloa que não estava interessado em fazer um tour pelo CECOT e que só queria se encontrar com Abrego Garcia.
"Ele disse que não foi capaz de fazer isso acontecer", disse Van Hollen sobre Ulloa.
O senador também foi informado de que não lhe seria prometida uma visita se ele voltasse na semana que vem, nem que poderia providenciar para que Abrego Garcia falasse com sua família por telefone.
Na quinta-feira, Van Hollen continuou a pressionar para entrar no CECOT, mas seu pedido foi negado.
"Estávamos lá por uma razão simples: verificar seu bem-estar, algo que sua família e advogados não foram autorizados a fazer", disse Van Hollen no X. "Não vamos parar de lutar."
Seu objetivo de se encontrar com Abrego Garcia foi posteriormente concretizado, e imagens dos dois homens os mostram sentados a uma mesa nos trópicos, com água e café. Outras fotos compartilhadas por Bukele mostram copos de água com bordas temperadas e guarnições de cereja, e o senador Van Hollen apertando a mão de Abrego Garcia.
"Kilmar Abrego Garcia, milagrosamente resgatado dos 'campos de extermínio' e da 'tortura', agora tomando margaritas com o senador Van Hollen no paraíso tropical de El Salvador!", exclamou Bukele em uma publicação no X.
Em outra publicação, Bukele escreveu: "Agora que sua saúde foi confirmada, ele tem a honra de permanecer sob custódia de El Salvador".
Um tribunal federal de apelações negou no início do dia o pedido de emergência do governo Trump para bloquear a ordem de um juiz que exigia que o governo dos EUA devolvesse Abrego Garcia aos EUA.
O Departamento de Justiça (DOJ) solicitou ao Tribunal de Apelações dos EUA para o Quarto Circuito que revogasse a ordem de um juiz para "facilitar" o retorno de Abrego Garcia do CECOT, mas o tribunal rejeitou o pedido na quinta-feira.
O painel de três juízes incluiu o juiz Harvie Wilkinson, nomeado pelo presidente Ronald Reagan, juntamente com os juízes Robert King e Stephanie Thacker, nomeados pelos presidentes Bill Clinton e Barack Obama, respectivamente.
Na opinião do tribunal, Wilkinson se referiu repetidamente a Abrego Garcia como um "residente", embora Abrego Garcia não seja um residente legal dos EUA.
O tribunal disse que o pedido do Departamento de Justiça era "extraordinário e prematuro" e que não interferiria nos esforços do juiz distrital para executar a decisão da Suprema Corte.
A procuradora-geral Pam Bondi disse que Abrego Garcia não teria permissão para retornar aos EUA, a menos que El Salvador decidisse o contrário. "Ele não vai voltar para o nosso país."
O governo Trump divulgou informações na quarta-feira indicando que a esposa de Abrego Garcia o acusou de abusos repetidos contra ela.
A Fox News obteve as alegações de violência doméstica por escrito apresentadas no tribunal contra Kilmar Abrego Garcia, de 29 anos, por sua esposa, Jennifer Vasquez, em 2021.
No processo, escrito com a própria letra de Vasquez, ela alega que Abrego Garcia a espancava repetidamente, escrevendo: "Neste momento, tenho medo de ficar perto dele. Tenho várias fotos/vídeos de quão violento ele pode ser e de todos os hematomas que ele deixou em mim."
O Departamento de Segurança Interna também divulgou documentos que, segundo ele, provam que Abrego Garcia é membro da notória gangue MS-13, que o governo Trump declarou ser uma organização terrorista estrangeira.
Jasmine Baehr e Bill Mears, da Fox News Digital, contribuíram para esta reportagem.