O Texas está virando as costas para a energia renovável?
Uma das narrativas mais ridículas que os texanos viram em muitas plataformas de mídia nas últimas semanas é aquela que afirma que o Texas está “dando as costas” à energia renovável.
DAILY CALLER
DAVID BLACKMON - 3 JUNHO, 2023 - TRADUZIDO POR GOOGLE
ORIGINAL, IMAGENS E LINKS >
https://dailycaller.com/2023/06/03/opinion-is-texas-turning-its-back-on-renewable-energy-david-blackmon/?utm_medium=email&pnespid=r_RiViVeMqoZ0_Teo2yqHc6IsAujRsB3NffskPRwrw1mMOeqNHhmRdj.8IWSYkjdNsi9_uTB
No final da sessão legislativa deste ano, o Texas e a mídia nacional apresentaram histórias com manchetes bombásticas como “Texas, um pioneiro da energia limpa, volta-se contra as energias renováveis”, “Senadores do Texas ressuscitam projeto de lei para destruir energia eólica e solar” e “Líderes do Texas viraram Contra a Energia Renovável”, para citar alguns.
O que tudo isso significa é muita hipérbole acompanhada de uma preciosa pouca realidade. Em sua longa história sobre o assunto, o Texas Tribune, muito pró-renováveis, enterrou a liderança em dois parágrafos principais focados em como o debate público deste ano na legislatura está vinculado às consequências da tempestade de inverno Uri de 2021, durante a qual o poder do estado grade falhou desastrosamente:
Ajude esta NEWSLETTER adquirindo meu Livro:
O EIXO DO MAL LATINO MERICANO E A NOVA ORDEM MUNDIAL
https://livrariaphvox.com.br/o-eixo-do-mal-latino-americano-e-a-nova-ordem-mundial
“Residentes furiosos queriam algo para culpar. Abbott e outros republicanos eleitos forneceram um culpado: as energias renováveis. O governador criticou a geração eólica e solar como não confiável em tempos de crise; O comissário de agricultura Sid Miller proclamou que outra turbina eólica nunca deveria ser construída no Texas.
“Na verdade, todos os tipos de geradores de energia falharam durante a tempestade de inverno no Texas. Mas muitos políticos estaduais disseram que é necessário mais dinheiro para construir mais eletricidade “sob demanda” para resolver o problema. Isso significava o tipo de energia que não dependia do vento ou do sol, como usinas elétricas movidas a gás ou baterias”.
Após a falha incapacitante da rede que resultou na morte de mais de 300 texanos, os formuladores de políticas estaduais aprovaram uma série de reformas destinadas a abordar algumas, mas não todas as principais deficiências do sistema identificadas durante a sessão legislativa de 2021. Mas uma grande fraqueza permaneceu: uma escassez potencialmente desastrosa de capacidade de geração térmica despachável disponível para entrar em operação durante esse tipo de evento climático importante. (RELACIONADO: ROY MAYNARD: Historiadores amadores viram a maré contra os acadêmicos acordados)
Depois que uma série de soluções concorrentes foram consideradas na sessão deste ano, a abordagem que conseguiu atrair uma massa crítica de apoio veio na forma de um projeto de lei que fornece incentivos fiscais e empréstimos a juros baixos para geradores dispostos a construir essa capacidade de backup térmico. Como os próprios escritores do Texas Tribune admitem, a energia eólica e a solar não podem cumprir esse papel específico em uma rede integrada. Essa capacidade “térmica” no Texas quase certamente virá na forma de usinas movidas a gás natural que podem ser ligadas e desligadas em questão de minutos durante grandes emergências.
EM BREVE MEU NOVO LIVRO NA PHVOX:
RUMO AO GOVERNO MUNDIAL TOTALITÁRIO
- AS GRANDES FUNDAÇÕES, OS COMUNISTAS, FABIANOS E NAZISTAS -
Os defensores desta abordagem não sentiram necessidade de aplicar os incentivos a novas energias eólica e solar por duas razões principais: 1) eólica e solar não podem preencher o papel específico; e 2) projetos eólicos e solares já se qualificam para inúmeros incentivos semelhantes contidos na Lei de Redução da Inflação do ano passado, juntamente com outros incentivos fiscais de longa data e outros subsídios federais diretos.
É esse reconhecimento das realidades existentes que tantos meios de comunicação tentaram retratar como o estado do Texas de alguma forma “virando as costas” para a energia eólica e solar. Mas nada poderia estar mais longe da verdade.
O Texas já é de longe o líder nacional em capacidade eólica instalada. Dados compilados pela American Clean Power Association indicam que o Texas tem atualmente 3 vezes o volume de capacidade eólica instalada do que o estado mais próximo, Iowa. Na verdade, o estado possui tanta capacidade instalada que os gerentes de rede do ERCOT têm lutado para encontrar maneiras de interconectar tudo na rede.
O estado também abriga uma indústria solar em rápida expansão. No início de maio, a Administração de Informações sobre Energia dos EUA informou que, em 2023, o Texas instalará mais energia eólica e solar do que todos os outros estados juntos. Nada disso acontece sem a existência de políticas públicas favoráveis. Na verdade, as políticas do estado são tão receptivas que a Reuters informou no início de maio que o Texas provavelmente atrairá mais de 25% do investimento nacional em novos projetos de baterias estacionárias projetados para fornecer suporte para suas suítes em expansão de instalações eólicas e solares. (RELACIONADO: ROBERT HENNEKE: Um fã da história da estrela solitária enfrenta os revisionistas acordados)
Caracterizar qualquer um desses conjuntos de realidade como o estado de alguma forma “voltando as costas” às energias renováveis não é apenas factualmente impreciso, é absurdo. O Texas é e continuará sendo a principal usina de energia renovável do país.
David Blackmon é um escritor e consultor de energia baseado no Texas. Ele passou 40 anos no negócio de petróleo e gás, onde se especializou em políticas públicas e comunicações.