Os apoiadores de Trump que foram a DC não estão aceitando a desculpa do clima frio para mudar a posse
Não houve decepção entre a multidão por não estar presente na posse, nem sentimento de frustração ou raiva por ela ter sido transferida para a Rotunda do Capitólio.
Reagan Reese / Correspondente da Casa Branca - 20 JAN, 2025
WASHINGTON, DC – Trump estava dentro da aconchegante Rotunda do Capitólio para fazer seu juramento de posse na segunda-feira. A alguns quilômetros de distância, seus apoiadores, reunidos do lado de fora, estão agasalhados com chapéus de pele e parkas. Alguns tentaram conseguir um dos 20.000 assentos na Capital One Arena. Outros lotaram bares e cafeterias.
A maioria, no entanto, permaneceu nas ruas nas temperaturas abaixo de zero. Alguns deles assistiram em seus telefones enquanto Trump era empossado como o 47º presidente da nação, enquanto outros tinham seus rostos pressionados contra as janelas do restaurante para ter um vislumbre do novo presidente na tela da TV.
Não houve decepção entre a multidão por não estar presente na posse, nem sentimento de frustração ou raiva por ela ter sido transferida para a Rotunda do Capitólio.
Isso, em parte, pode ser atribuído ao fato de que a maioria dos apoiadores de Trump não aceita a desculpa do tempo frio para mover a posse para dentro. Da dúzia de apoiadores com quem o Daily Caller falou, quase todos acreditam que a segurança foi a principal razão para mudar os planos de segunda-feira.
“[Foram] razões de segurança. Eu soube imediatamente”, Tony Lenten, um autointitulado “Patriota Americano” de Tampa, Flórida, disse ao Caller.
“Esses homens são nossos heróis, e eles estão liderando o movimento agora, e eles estão tentando matá-lo, e eles vão tentar matá-lo continuamente. Foi uma decisão certa, e então eu não gostaria de ter isso apenas por meus próprios motivos egoístas, para ficar do lado de fora”, Lenten continuou.
![Produtos relacionados a Donald Trump estão à venda do lado de fora da Capital One Arena para o comício da vitória de Donald Trump em 19 de janeiro de 2025 em Washington, DC. O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, e o vice-presidente eleito, JD Vance, serão empossados em 20 de janeiro. (Foto de Christopher Furlong/Getty Images) Produtos relacionados a Donald Trump estão à venda do lado de fora da Capital One Arena para o comício da vitória de Donald Trump em 19 de janeiro de 2025 em Washington, DC. O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, e o vice-presidente eleito, JD Vance, serão empossados em 20 de janeiro. (Foto de Christopher Furlong/Getty Images)](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F6f514a35-aa48-4dbd-8396-79c80e4ad8c6_8640x5760.jpeg)
Apenas 72 horas antes de tomar posse como presidente, Trump anunciou via Truth Social que havia tomado a decisão de mudar sua posse para dentro devido a preocupações com o clima. A segunda-feira foi projetada para ter uma mínima de 11 graus e uma máxima de cerca de 20 graus.
Incapazes de entrar na arena Capitol One, multidões de apoiadores de Trump estão se postando em bares e restaurantes. Outros estão com o rosto pressionado nas janelas apenas tentando dar uma olhada em Trump na tela da TV. @DailyCaller pic.twitter.com/t0qefAQKmj
— Reagan Reese (@reaganreese_) 20 de janeiro de 2025
“Não quero ver pessoas machucadas ou machucadas de forma alguma”, escreveu Trump em sua postagem no Truth Social sobre o clima.
Com a mudança, os quase 250 mil ingressos para o evento ao ar livre se tornaram "comemorativos". No entanto, os apoiadores de Trump ainda compareceram em massa na segunda-feira apenas para estarem um pouco mais próximos do presidente quando ele foi empossado pela segunda vez.
Apesar da pequena chance de ver a comitiva de Trump passar, os apoiadores do MAGA estavam felizes porque sentiam que o novo arranjo mantinha o presidente mais seguro.
“Amamos nosso presidente e estamos muito, muito animados com a chegada da Era de Ouro”, disse Janine, uma mulher de meia-idade de Boston, Massachusetts, ao Caller enquanto atravessava a linha de duas milhas para entrar na Capitol One Arena. “É mais importante manter nosso presidente seguro. Embora tenham dito que era por causa do clima... Acredito que seja mais uma questão de segurança.”
![Pessoas fazem fila na neve na Capital One Arena para o comício da vitória de Donald Trump em 19 de janeiro de 2025 em Washington, DC. O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, e o vice-presidente eleito, JD Vance, serão empossados em 20 de janeiro. (Foto de Christopher Furlong/Getty Images) Pessoas fazem fila na neve na Capital One Arena para o comício da vitória de Donald Trump em 19 de janeiro de 2025 em Washington, DC. O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, e o vice-presidente eleito, JD Vance, serão empossados em 20 de janeiro. (Foto de Christopher Furlong/Getty Images)](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F8d8762a9-0031-4879-8571-9a548a1b0d8f_7982x5321.jpeg)
A equipe de Trump anteriormente encaminhou o Caller para a postagem do presidente no Truth Social quando perguntado sobre preocupações com segurança como um fator e insistiu que o clima era o verdadeiro motivo por trás da troca. A correspondente política nacional da RealClearPolitics, Susan Crabtree, relatou que a maioria de suas fontes do Serviço Secreto reiterou o sentimento, embora uma fonte bem posicionada tenha dito ao repórter que havia preocupação entre os policiais sobre o perímetro de segurança e quais áreas abertas seriam acessíveis ao público. (RELACIONADO: EXCLUSIVO: Departamentos de polícia locais estão se recusando a ajudar DC a proteger a posse de Trump)
No momento da posse, a fila para a Capital One Arena (a cerca de 800 metros daqui) ainda estava andando.
Um policial de Cap me disse que em um ponto ele acredita que a fila tinha 2 milhas de comprimento. Na capacidade máxima, a arena comporta 20.000. @DailyCaller pic.twitter.com/URPDxTJnPi
— Reagan Reese (@reaganreese_) 20 de janeiro de 2025
Houve um altruísmo geral entre os apoiadores de Trump que falaram com o Caller. Muitos escolheram seguir adiante com sua viagem de lugares como Los Angeles, Chicago e Nova York para ter a chance de vivenciar um pedaço da história nas ruas de DC
“Pode ser por algumas razões de segurança, pode ser por alguma razão melhor. Não importa para pessoas como nós”, Fred Ren, um apoiador canadense de Trump que viajou dez horas para celebrar o novo líder dos Estados Unidos. “Queremos fazer parte deste, do evento histórico, e do momento disso.”
![Pessoas assistem à posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, da Capital One Arena em 20 de janeiro de 2025 em Washington, DC. Donald Trump toma posse para seu segundo mandato como o 47º presidente dos Estados Unidos. (Foto de Christopher Furlong/Getty Images) Pessoas assistem à posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, da Capital One Arena em 20 de janeiro de 2025 em Washington, DC. Donald Trump toma posse para seu segundo mandato como o 47º presidente dos Estados Unidos. (Foto de Christopher Furlong/Getty Images)](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F62d2cece-f5e6-4c7d-aa4f-bb6ed0f544d0_8640x5760.jpeg)
![Apoiadores esperam do lado de fora da Capital One Arena antes da posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, em 20 de janeiro de 2025, em Washington, DC. Donald Trump toma posse para seu segundo mandato como o 47º presidente dos Estados Unidos. (Foto de Eric Thayer/Getty Images) Apoiadores esperam do lado de fora da Capital One Arena antes da posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, em 20 de janeiro de 2025, em Washington, DC. Donald Trump toma posse para seu segundo mandato como o 47º presidente dos Estados Unidos. (Foto de Eric Thayer/Getty Images)](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F73b49615-2030-4e5b-9318-a2fce8003ad9_2560x1706.jpeg)
A gratidão pela segurança do presidente foi comparável ao que os apoiadores sentiram na Convenção Nacional Republicana em Milwaukee, Wisconsin, poucos dias depois de Trump ter sido baleado na cabeça em Butler, Pensilvânia.
“Obviamente ficamos desapontados, mas acho que há muita coisa que não sabemos. E se havia outra preocupação além do clima, então, obviamente, colocar a segurança dele e do povo americano é realmente importante”, disse Kylie McEnroe, uma jovem de 24 anos que viajou com sua família de Los Angeles, Califórnia, ao Caller.
Mesmo que os apoiadores do MAGA não pudessem estar presentes na posse do 47º presidente, as ruas de DC se assemelhavam às de um dos comícios populares de Trump. Os cânticos "USA" e "Trump" ecoavam pelas ruas. "YMCA" explodia em vários alto-falantes de carros enquanto os espectadores dançavam ao redor. "Trump 2024, chega de besteira", dizia uma bandeira gigante.
"Acho que eles a colocaram para dentro porque querem a cabeça dele", disse um vendedor ambulante ao Caller enquanto distribuía gorros MAGA para os trêmulos apoiadores de Trump.