Os democratas da Câmara ainda estão tentando conceder cidadania a 11 milhões de ilegais.
THE NATIONAL PULSE - Staff - 23 Junho, 2025
PONTOS DE PULSO
❓ O QUE ACONTECEU: O deputado Maxwell Alejandro Frost (D-FL) está fazendo lobby por um caminho para a cidadania para todos os imigrantes ilegais nos EUA
👤 QUEM ESTEVE ENVOLVIDO: Representante Maxwell Frost, Presidente da Câmara Mike Johnson (R-LA), Representante Brandon Gill (R-TX) e outros legisladores.
📍 QUANDO E ONDE: Junho de 2025, em uma coletiva de imprensa em Orlando, Flórida.
💬 CITAÇÃO-CHAVE: “Quero deixar claro que ser indocumentado não é crime… Vamos documentar cada um deles com um caminho rápido para a cidadania.” – Maxwell Frost
🎯 IMPACTO: A proposta gerou reação dos legisladores republicanos, que a rotularam como uma "ideia perigosa" e prometeram se opor a ela, além de ressaltar o apoio contínuo dos democratas às fronteiras abertas.
NA ÍNTEGRA
O deputado democrata Maxwell Frost (D-FL) pediu um caminho para a cidadania para até 11 milhões de imigrantes ilegais nos Estados Unidos, afirmando que "deveríamos documentar cada um deles". Frost, filho de um migrante haitiano e de uma porto-riquenha descendente de libaneses, fez o anúncio durante uma coletiva de imprensa em Orlando, Flórida , onde também revelou o projeto de lei antideportação Stop Unlawful Detention and End Maus-tratos Act (SUDEM).
A Lei SUDEM visa fornecer aos detentos, suas famílias e representantes legais informações detalhadas sobre os locais de detenção, os motivos e a autoridade legal por trás de cada caso, sobrecarregando os funcionários federais de imigração com burocracia. Frost, de forma bizarra, afirmou que ser imigrante ilegal "não é crime" e defendeu um "caminho rápido para a cidadania" como uma suposta solução para o problema dos imigrantes ilegais nos EUA.
Os legisladores republicanos criticaram a proposta, com o presidente da Câmara, Mike Johnson (R-LA), descrevendo-a como uma "anistia geral" e uma "ideia perigosa". Johnson declarou no X (antigo Twitter): "Devemos defender o bom senso e o Estado de Direito". O deputado do Texas, Brandon Gill, também se pronunciou, acusando os democratas de promoverem uma anistia em massa para "manipular a distribuição de verbas do Congresso a seu favor".
Embora Frost continue comprometido em avançar com sua legislação e planeje buscar copatrocinadores em Washington, D.C., é improvável que o projeto de lei ganhe força na Câmara dos Representantes, controlada pelos republicanos . No entanto, ele conta com algum apoio fora do Congresso, com o apresentador de extrema-esquerda do Late Show, Stephen Colbert, convidando-o para seu programa para promover o projeto de lei SUDEM e acusar agentes do ICE de sequestro e tráfico de pessoas.
A imigração tem sido um foco central da agenda política do presidente Donald J. Trump , com planos para aumentar a segurança nas fronteiras , expandir as deportações e encerrar os benefícios federais para imigrantes ilegais. A proposta de Frost surge em meio a tensões crescentes sobre a fiscalização da imigração, incluindo protestos e tumultos violentos contra as recentes batidas do ICE e contestações legais ao uso, pelo governo, da Lei de Inimigos Estrangeiros de 1798 para agilizar as deportações.