Os democratas não podem evitar o problema de Biden
O debate mostrou claramente que o presidente não aguenta mais quatro anos no cargo
WALL STREET JOURNAL
Conselho Editorial
Tradução: Heitor De Paola
Bem, isso foi doloroso — para os Estados Unidos. O desempenho hesitante e vacilante do presidente Biden no debate na quinta-feira à noite mostrou claramente que ele não está preparado para servir mais quatro anos no cargo. Para o bem do país, mais até do que seu partido, os democratas têm que pensar muito sobre se precisam substituí-lo no topo de sua chapa.
Este não é um pensamento partidário; é um pensamento patriótico. Democratas em todo o país estavam dizendo a mesma coisa em particular ontem à noite, e alguns deles na TV não tão em particular. O Sr. Biden perdeu o debate nos primeiros 10 minutos porque não conseguiu falar claramente, o fez com uma voz fraca e às vezes não conseguiu completar uma frase coerente. Seu olhar vazio quando Donald Trump estava falando sugeria um homem que está lutando para lembrar o que foi preparado por semanas para dizer, mas que não tem mais memória para fazê-lo.
Isso não quer dizer que ele não tenha marcado pontos contra o Sr. Trump de vez em quando. Ele ainda consegue se lembrar de uma fala ou política de vez em quando. Mas sem um roteiro fornecido por seus assessores, e sem seu teleprompter habitual, o presidente parecia e soava perdido. Os eleitores já sentiam isso, e é por isso que dois terços vêm dizendo há mais de um ano que prefeririam que ele não concorresse novamente.
O esforço vacilante do presidente permitiu que o Sr. Trump vencesse o debate, apesar de um desempenho medíocre por si só. O ex-presidente foi forte em inflação e economia, onde ele sabe que tem uma vantagem. Ele corretamente acertou as políticas do Sr. Biden como o principal culpado da inflação.
A resposta do Sr. Biden de que o Sr. Trump causou inflação pela forma como lidou com a Covid foi absurda. A economia estava se recuperando rapidamente quando o Sr. Biden assumiu o cargo, e sua onda de gastos de US$ 1,8 trilhão em março de 2021 inundou a economia com dinheiro. Adicione um Federal Reserve acomodatício, e essa é a causa da inflação de 9,1%.
O Sr. Trump também venceu as trocas sobre impostos, vinculando seu corte de impostos de 2017 ao forte crescimento da economia pré-Covid. E sua ligação entre a retirada caótica do Sr. Biden do Afeganistão e a invasão da Ucrânia por Vladimir Putin é quase certamente verdadeira. Ditadores ambiciosos agem quando sentem o cheiro de fraqueza.
Mas o Sr. Trump também se esquivou de pergunta após pergunta — e seus exageros e falsidades continuaram surgindo. O ex-presidente foi treinado para manter a calma e continuar batendo o recorde de Biden, e na maior parte ele conseguiu. Mas conforme o debate progredia, ele não conseguiu resistir a retornar à sua linha de autopiedade sobre a eleição "roubada" de 2020.
O Sr. Trump começou uma resposta astutamente dizendo que sua "retribuição" seria o "sucesso" de um segundo mandato. Mas então ele não resistiu em dizer que o Sr. Biden merecia ser acusado como criminoso, e ele não descartou acusá-lo. Esse sentimento de queixa pessoal e medo de mais quatro anos de caos feio é a razão pela qual o Sr. Trump não está ganhando por mais votos. Se Nikki Haley fosse a indicada do GOP, a corrida estaria encerrada.
***
Mas a verdade amarga para os democratas depois de quinta-feira é que as responsabilidades do Sr. Trump podem não importar se o Sr. Biden for o indicado do partido. O Sr. Trump pelo menos parecia vigoroso e lembrou os eleitores da economia pré-Covid. O Sr. Biden parecia um homem fraco que nenhum americano deveria querer enfrentando o Sr. Putin ou o Xi Jinping da China.
Uma pergunta inevitável é por que aqueles mais próximos do Sr. Biden o deixaram concorrer novamente. Nós e muitos outros os alertamos. Foi claramente um ato egoísta da parte dele buscar um segundo mandato. Mas eles realmente achavam que poderiam esconder seu declínio do público por uma campanha eleitoral inteira? É difícil acreditar que eles queriam esse debate inicial como uma forma de mudar a campanha a seu favor.
O debate, em vez disso, expôs ele e seu longo encobrimento da verdade. Se eles acreditam que o Sr. Trump é a ameaça à democracia que eles alegam, eles fizeram um desserviço ao país ao nomear o Sr. Biden novamente. Eles devem um pedido de desculpas a Dean Phillips, o único democrata disposto a desafiar o presidente.
Tudo isso apresenta aos democratas uma escolha excruciante. O Sr. Biden tem os delegados para ganhar a nomeação, e a única maneira de ele não ser o indicado é se ele decidir se retirar. A questão é se algum democrata proeminente romperá com sua omertà partidária e pedirá ao presidente que considere se afastar. Talvez haja uma delegação dos amigos mais próximos do presidente dispostos a lhe dizer isso em particular.
Uma retirada de Biden criaria algum pânico temporário enquanto os democratas buscam um novo indicado. A vice-presidente Kamala Harris não é a resposta. Mas outros viriam à tona como candidatos, e a convenção democrata comandaria a atenção do mundo. Você sabe que o Sr. Trump está contando com os democratas para ficar com o Sr. Biden, mas o país merece uma escolha melhor.
__________________________________
Copyright ©2024 Dow Jones & Company, Inc. Todos os direitos reservados. 87990cbe856818d5eddac44c7b1cdeb8
Apareceu na edição impressa de 29 de junho de 2024 como 'Democratas não podem evitar o problema de Biden'.