Os EUA hospedaram tropas taiwanesas para um grande exercício conjunto em Michigan
Fontes regionais do Sudeste Asiático revelaram na segunda-feira que as tropas taiwanesas participaram de um raro exercício conjunto com os militares dos EUA em solo americano neste verão.
ZERO HEDGE
TYLER DURDE - 5 SETEMBRO, 2023
Aconteceu no mês passado em Michigan, relata o Taipei Times, e ocorreu de 5 a 19 de agosto, envolvendo cerca de 7.000 pessoas combinadas. O lado dos EUA foi representado principalmente pela Guarda Nacional de Michigan e, segundo consta, não por tropas supervisionadas diretamente pelo Pentágono.
Apelidado de “Greve do Norte”, todo o batalhão conjunto da 333ª Brigada de Infantaria de Taiwan foi enviado para Michigan, e é um sinal de que mais exercícios desse tipo baseados nos EUA podem estar no horizonte.
Curiosamente, o Taipei Times cita um jornal japonês que comentou sobre as formas como Washington está cauteloso em provocar Pequim com o treino conjunto:
O Sankei Shimbun disse que, para não provocar muito a China, os exercícios de Michigan foram liderados pela Guarda Nacional – uma força de reserva estratégica que normalmente é supervisionada pelos governos estaduais dos EUA – em vez das Forças Armadas dos EUA.
A Guarda Nacional dos EUA também ajudou a treinar soldados ucranianos após a anexação da Península da Crimeia pela Rússia em 2014, disse.
Mas duvidamos que Pequim se preocupe demasiado com estas distinções militares internas dos EUA, dado também o imenso simbolismo das forças terrestres de Taiwan em treino de guerra no coração da América.
Houve relatos dizendo que esta não é necessariamente a primeira vez, e que é um “segredo aberto” – como a fonte regional explica mais detalhadamente:
Já em 2021, a mídia estrangeira noticiou sobre o treinamento militar conjunto entre Taiwan e os EUA em Camp Grayling, em Michigan, disse Su Tzu-yun, pesquisador do Instituto de Defesa Nacional e Segurança.
Questionado em julho se a Guarda Nacional dos EUA ajudou a treinar tropas taiwanesas, o secretário adjunto de Defesa dos EUA para Assuntos de Segurança do Indo-Pacífico, Ely Ratner, disse que as discussões sobre o assunto deveriam ser mantidas a portas fechadas, disse Su.
Mas em torno de Taiwan, os militares do ELP da China mantiveram uma pressão constante, especialmente depois da visita ultra-provocativa da então presidente da Câmara, Nancy Pelosi, a Taipei, no Verão passado.
Autoridades americanas e de Taiwan têm sido caladas sobre esse “segredo aberto” do treinamento em solo americano...
Longe de ser a primeira vez que tropas taiwanesas treinaram em Camp Grayling. https://t.co/Ll2OzgvKaS
– Brandon Chew (@BrandonMIChew) 4 de setembro de 2023
Isso incluiu navios e jatos da Marinha chinesa que violam regularmente a linha mediana que separa as águas do Estreito de Taiwan. E os voos do PLA têm movimentado a ilha praticamente semanalmente desde então.
- TRADUÇÃO: GOOGLE
- ORIGINAL, + IMAGENS, VÍDEOS E LINKS >
https://www.zerohedge.com/military/us-hosts-taiwanese-troops-massive-joint-exercise-michigan