Os Eurocratas Querem Desmantelar o Mercado Agrícola da UE e Transferir a Produção de Alimentos para a Ucrânia e a América do Sul, Alerta um Eurodeputado Conservador Polaco
O establishment da UE está a tentar desmantelar a Política Agrícola Comum (PAC), que tem sido a pedra angular da segurança alimentar europeia há mais de 60 anos
WPOLITYCE.PL - 26 MAR, 2024
Na terça-feira, os agricultores irão manifestar-se novamente em Bruxelas. Exigem garantias para garantir que a agricultura continue viável na Europa. Querem também que haja um relaxamento do regime regulamentar e de prestação de informações e que Bruxelas abandone os acordos de comércio livre com países fora da UE.
De acordo com o eurodeputado polaco conservador Jacek Saryusz-Wolski, o establishment da UE está a aplicar uma forma de chantagem moral ao dizer que, para ajudar a Ucrânia, a UE deve abrir as suas fronteiras ao comércio isento de impostos de produtos agrícolas. Na realidade, a Ucrânia precisa de mais munições e dinheiro, e esses são bens que a UE não pode ou não irá fornecer.
![Jacek Saryusz-Wolski Jacek Saryusz-Wolski](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F88614115-e5e1-41e2-afb7-78b429f25abd_1024x576.jpeg)
Saryusz-Wolski acrescentou que o establishment da UE não está a proteger os seus agricultores, especialmente aqueles no seu flanco oriental da NATO. O dinheiro derivado das exportações agrícolas ucranianas não apoia o orçamento ou o esforço de guerra da Ucrânia, mas em vez disso acaba nos bolsos dos seus oligarcas ou de empresas multinacionais ocidentais, muitas vezes registadas em paraísos fiscais.
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2Fe6e8ee41-4b68-43e8-918f-e571255e1d55_1200x800.jpeg)
O eurodeputado polaco acredita que o que está realmente em jogo é o desmantelamento da Política Agrícola Comum (PAC). O principal objectivo da PAC foi sempre garantir a segurança alimentar para toda a Europa, garantindo que a Europa seja auto-suficiente em alimentos.
No entanto, hoje, “a corrente principal da UE e os lobbies industriais e financeiros, especialmente o da Alemanha, querem afastar-se do paradigma original para se libertarem da necessidade de financiar a PAC”, disse Saryusz-Wolski. A UE pretende, em vez disso, concentrar-se em novos objectivos, como o carbono zero.
Saryusz-Wolski está convencido de que as importações de produtos agrícolas da Ucrânia e da América do Sul irão substituir a produção alimentar na Europa Ocidental e Central, e que a questão da ajuda à Ucrânia é uma cortina de fumo conveniente para o objectivo de se livrar da PAC.