Os promotores de Soros sofrem 12 grandes derrotas, a agenda do bilionário enfrenta um futuro incerto
Dos 25 procuradores distritais ligados a Soros na votação, 12 foram derrotados ou destituídos
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F3e8e8498-12b4-4b22-929c-be685c8c46b6_720x405.jpeg)
Michael Dorgan - 9 NOV, 2024
Os americanos estão virando a página sobre a abordagem da esquerda consciente em relação ao crime, a julgar pelas eleições para promotor público desta semana.
Uma dúzia dos 25 promotores públicos ligados a George Soros na votação desta semana foram derrotados ou destituídos, sinalizando uma reação contra políticas progressistas que, segundo os críticos, são as culpadas pelo aumento da criminalidade no país nos últimos anos.
Muitos dos candidatos derrotados de Soros estavam concorrendo a cargos em jurisdições profundamente azuis e sofreram pesadas perdas, apesar da vice-presidente Harris ter obtido maiorias confortáveis nessas mesmas áreas — indicando que uma grande parcela dos democratas também está farta da experiência branda da esquerda progressista com o crime, de acordo com o Law Enforcement Legal Defense Fund, uma organização sem fins lucrativos pró-polícia que acompanhou as 25 disputas.
Soros, o bilionário esquerdista nascido na Hungria, administra uma rede de dinheiro obscuro de organizações sem fins lucrativos que financiam vários candidatos ao redor do mundo que se alinham com sua agenda progressista, incluindo sua Open Society Foundations. Soros doou mais de US$ 32 bilhões para a Open Society Foundations desde 1984, de acordo com seu site.
A derrota mais notória desta semana ocorreu na cidade de Los Angeles, onde o promotor público George Gascón , apoiado por Soros, foi derrotado por 24% por seu oponente severo contra o crime, Nathan Hochman, um ex-promotor federal, sendo o crime uma das principais questões do ciclo eleitoral.
Em contraste, Harris venceu o Condado de Los Angeles por 30 pontos.
Em outras áreas do estado liberal, a promotora distrital de São Francisco, Brooke Jenkins, que é dura com o crime, derrotou confortavelmente o promotor Ryan Khojasteh, que foi o candidato escolhido a dedo pelo ex-promotor distrital Chesa Boudin, que foi destituído em 2022.
Jenkins afirmou em janeiro que a cidade tem passado por uma "dura virada para a direita" nos últimos anos. Esses sentimentos foram ecoados por Gascón após sua derrota esta semana.
Em outra derrota para os promotores apoiados por Soros no Golden State, a promotora distrital Pamela Price foi reconvocada no Condado de Alameda, lar de Oakland e Berkeley, menos de dois anos após assumir o cargo após a reação negativa por sua suposta abordagem branda com o crime. A vice-presidente Harris conquistou o condado por 75%-25%.
"Nos estados-campo de batalha e no estado natal da vice-presidente Harris, Califórnia, uma parcela considerável de democratas votou para destituir promotores progressistas", disse Sean Kennedy, diretor de políticas do Law Enforcement Legal Defense Fund, à Fox News Digital.
![Nathan Hochman e George Gascon Nathan Hochman e George Gascon](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F726eb889-6768-479d-8168-0746cfaa6ec1_1200x675.jpeg)
"Os resultados das eleições mostram que a abordagem branda com o crime não é apenas um experimento político fracassado, mas também um fracasso político – mesmo em áreas profundamente azuis.
A Proposta 36 da Califórnia , que buscava restaurar penalidades severas para drogas e roubo, foi aprovada facilmente por 70,4% dos eleitores. Todos os condados do estado votaram a favor da Proposta 36.
As derrotas ocorreram depois que redes de varejo e lojas familiares foram duramente atingidas por furtos, assaltos e gangues do crime organizado no varejo, enquanto cidades como São Francisco, Oakland e Los Angeles foram devastadas pelo aumento de crimes contra a propriedade e furtos no varejo.
Kennedy diz que a reação dos eleitores contra políticas brandas contra o crime foi especialmente aguda nos estados-chave.
Na Geórgia, a promotora distrital dos condados de Athens-Clarke e Oconee, Deborah Gonzalez, foi demitida por 20%. Ela representava o mesmo condado onde a estudante de enfermagem Laken Riley foi supostamente morta por um migrante ilegal, que havia sido preso e depois solto antes do crime brutal.
Gonzalez obteve 16% de votos, atrás de Harris, que conquistou esses condados com 56,5%, contra 43,5% de Trump.
![Débora González Débora González](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F8d8cec43-08f8-45dc-8325-c358b47f0964_1200x675.jpeg)
Enquanto isso, promotores tradicionais do Condado de Maricopa, no Arizona, e do Condado de Macomb, em Michigan, superaram a margem de vitória de Trump e derrotaram os concorrentes apoiados por Soros, de acordo com Kennedy.
"Nas disputas mais significativas para promotores distritais, promotores de mentalidade tradicional obtiveram uma parcela maior dos votos do que Donald Trump ou Kamala Harris porque um em cada oito eleitores de Harris apoiou o candidato duro contra o crime. Acontece que a segurança pública não é uma questão partidária, é uma questão de senso comum."
No entanto, houve vitórias para candidatos ligados a Soros, com a promotora progressista de Savannah, Shalena Cook Jones, mantendo sua cadeira por 7%.
Na Flórida, Monique Worrell, apoiada por Soros, recuperou sua posição como procuradora do estado de Orange-Osceola, derrotando Andrew Bain por pouco mais de 5%. Ela foi destituída no ano passado pelo governador da Flórida, Ron DeSantis, por "abandono do dever" em relação ao crime.
![A promotora do condado de Alameda, Pamela Price, fala A promotora do condado de Alameda, Pamela Price, fala](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2Fb5c1988e-3fdf-44f7-ac74-fb13a2374b08_1200x675.jpeg)
No entanto, outro adversário de DeSantis, Andrew Warren, perdeu para a republicana Suzy Lopez no Condado de Hillsborough. DeSantis suspendeu Warren em agosto de 2022 por se recusar a aplicar a proibição do aborto no estado .
Kennedy diz que, dos cerca de 75 promotores ligados a Soros que sua organização identificou em todo o país em 2022, mais de 30 deixaram o cargo e 20 foram substituídos por promotores distritais tradicionais.
Andrew Mark Miller, Jamie Joseph, Louis Casiano e Michael Ruiz, da Fox News, contribuíram para esta reportagem
Michael Dorgan é redator da Fox News Digital e da Fox Business.