Os sauditas realmente se opõem aos ataques israelenses ao Irã?
JEIWSH PRESS - Daniel Greenfield - 16 Junho, 2025

A Arábia Saudita emitiu oficialmente uma declaração criticando duramente os ataques aéreos de Israel contra as capacidades nucleares e de mísseis balísticos do Irã.
Mas o que os sauditas realmente pensam? Sigam o petróleo.
O ataque repentino de Israel ao Irã ameaçou interromper o fornecimento de petróleo no Oriente Médio, colocando a recente decisão do cartel Opep+ de aumentar a produção de petróleo bruto em evidência.
O grupo produtor liderado pela Arábia Saudita surpreendeu o mercado de petróleo este ano ao acelerar o retorno da produção paralisada, mesmo com a queda dos preços do petróleo. Isso gerou especulações de que o cartel estaria respondendo à pressão da Casa Branca para aumentar a produção antes de um confronto com o Irã.
Se os sauditas realmente quisessem forçar um fim rápido à guerra, estariam fazendo o que fizeram no passado, ou seja, cortando a produção. E se quisessem realmente pressionar Trump antes de um possível confronto com o Irã, teriam se recusado a aumentar a produção.
A produção de petróleo ainda é sua melhor arma. Aumentar a produção de petróleo fornece uma proteção contra um confronto com o Irã.
Isso não quer dizer que os sauditas sejam amigos dos Estados Unidos, muito menos de Israel, mas eles estão felizes com um cenário em que as capacidades do Irã sejam reduzidas, sem que seja necessário se envolver diretamente ou correr riscos.
Esqueça o que eles dizem, observe o que eles bombeiam.