(OTAN'S WAR) Ucrânia compromete última brigada de elite restante para tentativa final <WAR
Ontem tivemos a primeira confirmação completa de que a última e mais séria brigada ucraniana, destinada à grande ofensiva, finalmente foi comprometida com a batalha.
SIMPLICIUS THE THINKER
SUBSTACK - 16 AGOSTO, 2023
- TRADUÇÃO: GOOGLE / ORIGINAL, + IMAGENS, VÍDEOS E LINKS >
Ontem tivemos a primeira confirmação completa de que a última e mais séria brigada ucraniana, destinada à grande ofensiva, finalmente foi comprometida com a batalha. Como você sabe, dos vazamentos do Pentágono, tivemos os ORBATS completos das 9 brigadas do chamado 9º Corpo. Todos, exceto o 82º, já haviam sido cometidos e a maioria foi dizimada.
A 82ª Brigada de Assalto Aéreo é uma força de elite à qual foram confiados os tanques britânicos Challenger 2, AFVs americanos Stryker e até IFVs alemães Marder. Na verdade, eles foram completados com o obus leve britânico M119, o que os torna a única brigada de todo o supergrupo ofensivo a ser armada inteiramente com armas modernas ocidentais / OTAN e nenhum sistema soviético herdado.
Aqui está a foto de algum lugar na frente, mostrando um British Challenger 2 totalmente carregado com gaiolas anti-cumulativas e redes de drones, claramente desesperado para evitar o temido ataque do Lancet:
Bem como um vídeo de outro, sem os apetrechos extras:
Enquanto isso, dois Strykers já foram confirmados já destruídos. Um por Lancet aqui:
E outro:
E agora também apareceu uma foto de um Marder destruído, dando-nos a confirmação completa da presença da brigada.
Lembre-se de que nenhum desses veículos foi visto na frente anteriormente. Isso nos dá a confirmação de que a Ucrânia foi “all in” e está usando a parcela final de suas reservas para fazer um esforço urgente antes que o tempo acabe.
Em 22 de junho, a Forbes avaliou que a 82ª e a 117ª Brigada Mecanizada estavam sendo mantidas na reserva esperando por uma violação significativa nas linhas russas para permitir que invadissem Melitopol.
O artigo da Forbes diz que a implantação da brigada é uma notícia “boa e ruim”. Bom porque é uma brigada nova, ruim porque não sobrou nada depois dela:
A implantação é uma boa e uma má notícia para a tão esperada contra-ofensiva de Kiev, que começou com uma série de ataques coordenados no sul e leste da Ucrânia a partir de 4 de junho.
A 82ª Brigada e sua unidade irmã de assalto aéreo, a 46ª Brigada, foram algumas das últimas unidades importantes que o estado-maior ucraniano mantinha na reserva. Ao finalmente enviar essas formações para a batalha, os ucranianos poderiam aumentar significativamente seu poder de fogo ao longo de um dos principais eixos da contra-ofensiva - aquele que se estende por 80 quilômetros de Robotyne ocupada pelos russos até Melitopol ocupada, ao norte da costa do Mar Negro.
Mas nenhuma brigada pode lutar para sempre. Quando as 46ª e 82ª Brigadas recuarem para descanso, reinicialização e reparos, pode não haver brigadas novas igualmente poderosas para substituí-las. A contra-ofensiva pode perder força.
De acordo com o acima, Rybar prevê outro grande impulso sendo feito em breve:
A julgar pelos movimentos das Forças Armadas ucranianas, a ofensiva no setor de Vremyevsky será retomada em breve. E desta vez pode haver várias direções de impacto. Grupos de assalto de 128 obr TRO chegaram a Staromayorskoye junto com ATGMs e metralhadoras. Além disso, unidades do 1º otbr, incluindo morteiros de grande calibre, foram transferidas para Urozhayne, e formações da 31ª brigada mecanizada das Forças Armadas da Ucrânia apareceram no local de Priyutne.
Diante do exposto, a ofensiva do inimigo deve ser esperada em pelo menos três direções ao mesmo tempo: Priyutnoye, Staromlinovka e Novodonetskoye (os artilheiros da AFU aumentaram a intensidade do fogo com projéteis de cluster ao longo da linha).
E se levarmos em conta a introdução do grupo tático Marun no setor Orekhovsky, uma tentativa de romper o Mar de Azov pode começar no menor tempo possível. (Rybar)
Alguns estimam a necessidade de um ataque simultâneo e de frente ampla devido ao fato de que a UA criou uma saliência profunda ao avançar para Urozhayne, o que os torna vulneráveis pelos lados:
Para avançar ainda mais em direção a Staromylinovka, a AFU pode ter que primeiro nivelar os contornos da frente avançando de Pryutne no lado oeste para que os flancos das principais unidades centrais em Urozhayne sejam protegidos. Caso contrário, se o agrupamento Urozhayne avançar muito para o sul na saliência, as forças russas podem simplesmente derrubá-los pelos lados e prendê-los em um caldeirão.
E na direção de Orekhov e Rabotino do oeste de Zaporozhye, Rybar escreve:
Agora, as Forças Armadas ucranianas estão tentando desenvolver ainda mais a ofensiva. Forças adicionais de 10 unidades do AK (Corpo do Exército) foram enviadas para Malaya Tokmachka, bem como o grupo tático Marun, cujos 82 paraquedistas odshbr já foram capturados em um moedor de carne perto da aldeia. Além disso, novos terminais Starlink foram implantados em Malaya Tokmachka, e o treinamento e coordenação de unidades de assalto continua no campo de treinamento Verkhnyaya Tersa, que provavelmente se juntará à batalha no caso de pelo menos algum sucesso em Rabochino.
A julgar pelo bloqueio da APU a leste da aldeia, o comando ucraniano quer colocar Rabochino em semicírculo e atacar com punho mecanizado na direção de Tokmak. No entanto, o aparecimento do Marun TGR nesta fase nos faz pensar que os planos do inimigo tiveram que ser ajustados devido às perdas na 118ª brigada de infantaria separada. (Rybar)
O que ele está se referindo é, como você pode ver pelo mapa, a AFU se firmou profundamente no lado leste de Rabotino, criando um pouco de uma saliência que pode ser impulsionada para um semi-cerco de Rabotino, com forças suficientes.
O conhecido correspondente russo da linha de frente, Kharchenko, tem estes pensamentos depois de conversar com soldados na direção de Orekhov:
Hoje estávamos em posições na direção de Orekhov. Conversamos com os soldados e trocamos opiniões sobre a situação no front. Ao contrário dos arautos de Moscou, os caras não têm tempo para relaxar. Todo mundo está esperando o golpe principal do dia a dia. O 9º e o 10º Corpo, que deveriam romper a frente e se consolidar na região de Zaporozhye, agora estão exaustos e não poderão dar o ímpeto que deles se esperava. De acordo com os dados mais recentes, confirmados em campo, unidades do grupo tático Marun começaram a se aproximar da frente (ed: ele está se referindo à mencionada elite 82ª aqui). E são centenas de novos veículos blindados e até centenas de tanques.
Se eles acumularem uma grande quantidade de equipamentos, poderão levar Rabotino. Os ucranianos, como o ar, precisam de pelo menos algum tipo de vitória. Em outras direções existem pelo menos alguns assentamentos que foram recapturados, e perto de Rabotino existem apenas plantações florestais sem nome. Além disso, recentemente o inimigo tem conduzido cada vez mais o reconhecimento em vigor aqui. Lança várias dezenas de soldados de infantaria, demonstra veículos blindados, que, ao primeiro impacto de fogo, saem do campo de batalha. Então aqui estão eles tentando identificar nossos pontos de tiro. Então eles estão se preparando para suprimi-los e avançar. A situação perto de Rabotino é extremamente tensa. Todos os interlocutores concordam que até o início de outubro os ucranianos vão atacar com certeza. E em um mês e meio, eles são capazes de preparar vários ataques poderosos. Portanto, não relaxe, há batalhas quentes pela frente.
Alexandre Kharchenko
O que ele está dizendo é que, ao contrário da direção da borda leste de Vremevske, onde a UA pelo menos capturou alguns assentamentos como Neskuchne, Staroyamorsk e Urozhayne, no lado de Rabotino eles não capturaram nada além de algumas parcelas de campos agrícolas abertos, então eles estão ansiosos demais para colocar as mãos em algo simbólico que possam passar por uma “vitória”.
Outros analistas concordam que podemos estar às vésperas de outra tentativa de “grande empurrão”:
Podemos estar vendo a Ucrânia iniciando seu ataque principal. Com o final do verão se aproximando combinado com a possível retirada ucraniana do leste do rio Oskil e o dia da independência ucraniana se aproximando, bem como a pressão dos países ocidentais e da mídia por resultados, podemos ver a Ucrânia começar sua principal investida em breve.
Vimos um aumento na atividade de ataques ucranianos nos últimos dias, após um período de "silêncio" em que os ucranianos não tiveram nenhum avanço por um período de uma semana.
A Ucrânia entrou em Robotyne duas vezes e agora conquistou metade de Urozhaine, o que os torna muito próximos da primeira linha formal de defesa da Rússia.
Agora também vemos tentativas intensificadas de travessias de rios através do rio Dnieper.
Portanto, não está longe o dia em que veremos a Ucrânia colocar 100% nisso e fazer sua última e maior tentativa nesta ofensiva.
Uma coisa a notar é que a 82ª está estruturada de forma peculiar em comparação com as outras brigadas. Eles parecem ser os mais leves e móveis. Isso se deve ao fato de todas as outras brigadas do 9º Corpo serem distribuídas com o equivalente a duas companhias de tanques ou talvez um batalhão de tanques leves de cerca de 30 tanques com 90 veículos blindados (AFV, IFV, ICV, AMV, APC, etc.). Mas o 82º tem um mísero 14 x Challenger 2s, mas 90 Strykers + 40 Marders para um total de 130 veículos de combate levemente blindados capazes. Mesmo seus obuseiros leves M119 são especializados em configuração e mobilidade rápidas.
Se você me perguntar, isso é mais perigoso, já que os tanques normalmente se mostraram inúteis nas mãos da AFU, pois são apenas alvos fáceis. A Ucrânia se sai melhor com IFVs e MRAPs quando eles são capazes de correr no campo e sobrecarregar as defesas russas, como fizeram na ofensiva de Kharkov no ano passado. Além disso, os IFVs/AFVs de movimento rápido normalmente dispersam as defesas da artilharia russa, tornando-os menos eficazes e esgotando sua munição. Resumindo, vejo esta brigada como uma ameaça maior do que o Leopard 2 pesado 47º, que deveria ser a outra grande unidade de 'elite'. Claro, 2 dos Strykers já estão kaput, mas eles têm mais 88 e outros 39 ou mais Marders alemães, que sempre foram apontados como os melhores IFVs disponíveis no mundo, ao lado do CV-90 sueco.
Com isso dito, os tanques são um requisito para certas coisas. Contra defesas preparadas às pressas ou ad hoc, veículos mais leves podem funcionar bem. Mas contra algo como a principal linha Zaporozhye da Rússia, que provavelmente tem estruturas fortificadas de concreto e pontos fortes, caponiers, etc., os veículos mais leves simplesmente não têm poder de fogo para explodir tais conjuntos reforçados. Apenas um tanque que dispara projéteis HE pode fazer o trabalho.
Aqui está outra análise importante para os interessados no âmago da questão dessas frentes em nível de unidade.
Situação na região de South Donetsk em 16 de agosto - análise da Multi_XAM:
O avanço do inimigo na direção Sul-Donetsk, ou seja, a consolidação em Staromayorsky e a entrada nos limites norte de Urozhaynoye, foi consequência da rápida rotação das unidades AFU concentradas nesta área (realizada simultaneamente com a rotação de unidades do 9º e 10º corpo de exército em Zaporozhye).
Também escrevemos sobre os motivos que contribuem para o abastecimento ininterrupto e manobra das reservas do grupo Donbass das Forças Armadas da Ucrânia, não vamos repetir - estamos falando de logística de Pavlogrado (região de Dnepropetrovsk) a Pokrovsk (anteriormente Krasnoarmeysk, DPR) e depois para Kurakhovo.
No momento, o agrupamento inimigo na área tática de Veliko Novoselovsky é representado por unidades de 11 brigadas: 23, 31 brigadas mecanizadas separadas, 35, 36, 37 brigadas de infantaria marinha separadas, 1 brigada de tanques separada, 110, 128, 129 teroborona separada brigadas (TrO); 46 aeromóveis separados, 55 brigadas de artilharia e 10 batalhões.
Na área de Rovnopol e Novodarovka (oeste de Staromayorsk e norte de Priyutne), o inimigo também está realizando manobras, o que pode ser devido ao plano de ataque de flanco na área de altura nas abordagens noroeste de Staromlynovka, cortando através de nossas defesas na área de Priyutnoye. Atualmente, o comando do 116º batalhão separado do 110º ObR TrO está movendo a unidade para equipar novas posições ao sul de Novodarovka. Na área de Razdolnoye, bem como no noroeste de Velikaya Novoselovka, posições de tiro de artilharia e radares de contra-bateria estão se movendo para o sul.
Unidades do 37º RRMP das Forças Armadas da Ucrânia continuam a invadir as posições das Forças Armadas Russas na parte sul de Urozhayne, mas até agora sem sucesso. A parte central da vila ainda está na zona cinzenta. Para obter sucesso nessa direção, o inimigo pode usar forças e meios de unidades aeromóveis.
O respeitado analista Starshe Edda comenta:
LEIA MAIS NO ORIGINAL >