Países nórdicos se preparam para estabelecer corredores militares transfronteiriços
"É de suma importância que consigamos receber e movimentar forças aliadas pela região nórdica da forma mais rápida e eficiente possível", disse o Ministro da Defesa da Noruega, Bjørn Arild Gram
Atle Staalesen - 21 NOV, 2024
O desenvolvimento de forças militares na região nórdica avança com novas medidas de integração. Após a reunião desta semana na cooperação de defesa nórdica (NORDEFCO), os países envolvidos anunciaram seu compromisso de estabelecer corredores militares para transporte transfronteiriço tranquilo de tropas e equipamentos.
Planos, procedimentos e sistemas conjuntos sobre troca de informações devem ser desenvolvidos, afirma uma Carta de Intenções. Um grupo de trabalho conjunto deve preparar a base para a cooperação.
"O desenvolvimento de corredores de transporte militar fortalecerá a defesa e a dissuasão da OTAN. É importante para a segurança da Noruega", diz o Ministro da Defesa Gram em um comentário .
Os países também pretendem fortalecer a cooperação em seus respectivos desenvolvimentos futuros de infraestrutura.
A mobilidade transfronteiriça tem sido um elemento-chave em vários exercícios aliados recentes na região. Em abril deste ano, tropas e várias centenas de peças de equipamento foram enviadas para Narvik, Noruega, e posteriormente enviadas de trem através da fronteira para a Suécia e depois para a Finlândia, onde foram aplicadas no exercício aliado Immediate Response 2024 (IR24).
Durante a reunião da Nordefco, os ministros da defesa também concordaram em aumentar conjuntamente a produção de munição nórdica e iniciar uma cooperação nórdica em sistemas aéreos não tripulados.
"O comportamento agressivo da Rússia e sua agressão contra a Ucrânia continuam sendo uma ameaça séria e de longo prazo à segurança nórdica, europeia e global. Nesse contexto, a cooperação de defesa nórdica está mais forte do que nunca, concordaram os ministros", diz uma declaração .