Papa Francisco Aprova Bênçãos para Casais do Mesmo Sexo em Decisão Histórica da Igreja
A mudança é um avanço significativo para as pessoas LGBT na Igreja Católica Romana
Getty
BRITAIIN’S NEWS CHANNEL - GB NEWS
Holly Bishop - 18 DEZ, 2023
O Papa Francisco aprovou novas regras para permitir que os padres abençoem casais do mesmo sexo, um avanço significativo para as pessoas LGBT na Igreja Católica Romana.
As mudanças vieram à tona num novo documento que explica a decisão, insistindo que as pessoas que buscam o amor e a misericórdia de Deus não devem ser sujeitas a “uma análise moral exaustiva” para recebê-lo.
CLICK THE IMAGE TO WATCH THE VIDEO BELOW >
O líder da Igreja Católica Romana disse que os padres deveriam ter permissão para abençoar casais do mesmo sexo e casais “irregulares”, sob certas circunstâncias.
No entanto, no documento hoje publicado, o Papa disse que tais bênçãos não deveriam fazer parte dos rituais regulares da Igreja ou estar relacionadas com uniões civis ou casamentos.
Acrescentou também que a sua definição de casamento era um sacrifício ao longo da vida entre um homem e uma mulher.
O Vaticano disse que a mudança deveria ser um sinal de que “Deus acolhe a todos”, mas a decisão de permitir ou não as bênçãos seria tomada caso a caso.
“Em última análise, uma bênção oferece às pessoas um meio de aumentar a sua confiança em Deus”, afirma o documento.
“O pedido de bênção, portanto, expressa e alimenta a abertura à transcendência, à misericórdia e à proximidade de Deus em mil circunstâncias concretas da vida, o que não é pouca coisa no mundo em que vivemos”.
Livro de HEITOR DE PAOLA
- RUMO AO GOVERNO MUNDIAL TOTALITÁRIO - As Grandes Fundações, Comunistas, Fabianos e Nazistas
https://livrariaphvox.com.br/rumo-ao-governo-mundial-totalitario
Acrescentou: “É uma semente do Espírito Santo que deve ser nutrida, não impedida”.
O documento elabora uma carta que Francisco enviou a dois cardeais conservadores e que foi publicada em outubro.
Nessa resposta preliminar, o Papa sugeriu que poderiam ser oferecidas bênçãos se não confundissem a cerimónia com o ato do casamento, o que o novo documento reafirmava.
As pessoas que recebem uma bênção “não devem ser obrigadas a ter perfeição moral prévia”, segundo a declaração.
O documento reforça a posição do Vaticano sobre o assunto, porém assume um tom muito mais suave.
Em 2021, o Papa disse que os padres não poderiam abençoar os casamentos entre pessoas do mesmo sexo porque Deus não pode “abençoar o pecado”.
O clero de alguns países já permitiu que os padres abençoassem casais do mesmo sexo, embora a posição das autoridades da Igreja permanecesse obscura.
“O significado desta notícia não pode ser exagerado”, disse Francis DeBernardo, do New Ways Ministry, que apoia católicos LGBTQ+.
“Uma coisa é aprovar formalmente as bênçãos para pessoas do mesmo sexo, que ele já havia permitido pastoralmente, mas dizer que as pessoas não deveriam ser submetidas a ‘uma análise moral exaustiva’ para receber o amor e a misericórdia de Deus é um passo ainda mais significativo”.