Parlamento Suíço “Suspende Imediatamente” Apoio à UNRWA
A Suíça decidiu cortar o financiamento da UNWRA após evidências contundentes dos laços da agência com organizações terroristas.
GELLER REPORT
PAMELA GELLER - 11 SET, 2024
A Suíça decidiu cortar o financiamento da UNWRA após evidências contundentes dos laços da agência com organizações terroristas.
Quando o país mais neutro do mundo reconheceu que a UNRWA é um problema, é hora de todos os outros países seguirem o exemplo.
Últimas notícias: A Suíça decidiu cortar o financiamento da UNWRA após evidências contundentes dos laços da agência com organizações terroristas.
Quando o país mais neutro do mundo reconheceu que a UNRWA é um problema, é hora de todos os outros países seguirem o exemplo. pic.twitter.com/95JuCraAQM
-Eyal Yakoby (@EYakoby) 10 de setembro de 2024
Parlamento Suíço Aprova Moção para “Suspender Imediatamente” o Apoio à UNRWA
Por: UN Watch , 10 de setembro de 2024:
GENEBRA, 10 de setembro de 2024 — A câmara baixa do Parlamento Suíço, o Conselho Nacional, adotou uma moção ontem para "suspender imediatamente" o apoio à UNRWA, por uma votação de 99 a 88. Duas moções relacionadas pediram que a Suíça enviasse ajuda diretamente aos moradores de Gaza e buscasse uma solução para substituir a UNRWA por completo.
Os comentários explicativos da moção parlamentar citam especificamente os relatórios da UN Watch , a organização não governamental independente sediada em Genebra, ao condenar a glorificação do terrorismo pela equipe da UNRWA.
Quando o Comitê de Relações Exteriores do parlamento realizou uma audiência em abril sobre a UNRWA, Hillel Neuer, diretor executivo da UN Watch, foi a única voz crítica a ser convidada como testemunha especialista.
Em sua apresentação ao parlamento, Neuer apresentou um dossiê sobre os laços terroristas da UNRWA e expôs a “auditoria independente” divulgada em abril pela ex-ministra das Relações Exteriores francesa, Catherine Colonna — que foi usada pela Alemanha e outros estados como pretexto para restabelecer o financiamento — como uma farsa completa .
Comentário de Hillel Neuer
“Ao pedir a suspensão imediata do financiamento da UNRWA e a substituição da agência, o parlamento da Suíça enviou uma mensagem poderosa e inequívoca: a UNRWA está contaminada até a medula por sua cumplicidade com o terrorismo”, disse Neuer.
“Este é o primeiro corte de financiamento da UNRWA após o fraudado Relatório Colonna, e a decisão do parlamento suíço equivale a uma rejeição devastadora de todo o relatório.”
“A repreensão à UNRWA é especialmente pungente vinda da Suíça, que é a guardiã das Convenções de Genebra e está corretamente defendendo o direito internacional humanitário contra uma agência que está cinicamente abusando desses princípios.”
“A votação também é um tapa na cara do chefe da UNRWA, Philippe Lazzarini, um cidadão suíço que investiu uma quantidade enorme de tempo no ano passado fazendo lobby na Suíça para bloquear essa moção. Lazzarini falhou, e os fatos prevaleceram.”
“Apesar das inúmeras tentativas da UN Watch de passar avisos ao Sr. Lazzarini sobre os laços terroristas de seus funcionários, ele se recusou repetidamente a se encontrar conosco.”
“Como eu disse antes, se o Sr. Lazzarini e a UNRWA realmente se importassem com a cumplicidade da equipe sênior da UNRWA com o terrorismo, ele concordaria em se encontrar comigo e ver nosso último dossiê. Estou novamente pedindo que ele se encontre comigo. Eu me encontrarei com ele em Genebra, Amã, Jerusalém. Eu me encontrarei com ele em qualquer lugar.”
“Mas a verdade é que os verdadeiros líderes da UNRWA não são o punhado de internacionais que fazem a arrecadação de fundos da agência no Ocidente. São, em vez disso, indivíduos como Fathi al-Sharif , chefe do sindicato de funcionários da UNRWA no Líbano e um líder sênior do Hamas. Ou autoridades como Suhail al-Hindi , que por muito tempo chefiou o sindicato de funcionários da UNRWA em Gaza e é um membro eleito do Politburo do Hamas ao lado de Yahya Sinwar.”
“Toda a organização foi infiltrada e sequestrada por terroristas do Hamas para servir aos objetivos de guerra do grupo terrorista.”
“Mais de 173.000 pessoas assinaram a petição da UN Watch exigindo que as democracias ocidentais desfinanciem a UNRWA e busquem imediatamente uma solução para substituir seus serviços. Elogiamos a Suíça por agir de acordo com esse apelo.”
UNRWA processada por promover terrorismo
A UNRWA e a Lazzarini são atualmente objeto de pelo menos seis processos judiciais alegando que a agência promove o terrorismo, no Canadá, França e EUA. Uma investigação interna da ONU demitiu pelo menos 9 funcionários da UNRWA por seu envolvimento no massacre de 7 de outubro.
Em 2018, o Ministro das Relações Exteriores da Suíça, Ignazio Cassis, disse que a UNRWA “se tornou parte do problema. A UNRWA fornece a munição para continuar o conflito. Ao apoiar a UNRWA, mantemos o conflito vivo. É uma lógica perversa.”
Em 2019, a Suíça suspendeu temporariamente o financiamento da UNRWA, juntando-se à Bélgica, Holanda e Nova Zelândia, após um relatório de ética que implicou o então comissário-geral Pierre Krahenbuhl (agora chefe do CICV) em um escândalo de corrupção e abuso. Ao contrário de certos relatos, ele nunca foi inocentado .
Provas contra a UNRWA
• Dossiê: Vínculos terroristas da UNRWA
• Manipulado: Revisão “independente” da UNRWA
• Exposto: Lobby da UNRWA de Francesca Albanese
• Professores do Terror: Chefe do sindicato da UNRWA é líder do Hamas