Partido AfD da Alemanha pede fim das cédulas por correio e inicia investigação sobre erro suspeito de software
“Queremos saber exatamente o que deu errado”, disse o líder do grupo estadual e parlamentar da AfD, Jörg Urban
ZERO HEDGE - Por Remix News
TYLER DURDEN - 5 SET, 2024
Embora o partido Alternativa para a Alemanha (AfD) tenha garantido o primeiro lugar nas eleições da Saxônia no domingo, o partido ainda está iniciando uma investigação sobre um suposto erro de computador que lhe custou uma cadeira no parlamento e também está pedindo o fim dos votos pelo correio, citando preocupações de segurança e práticas obscuras.
O primeiro problema é a suposta falha de software que resultou na perda de uma cadeira para o AfD e os Democratas Cristãos (CDU), enquanto os Verdes e os Democratas Sociais (SPD) ganharam uma cadeira cada. O partido diz que está iniciando uma investigação sobre isso.
“Queremos saber exatamente o que deu errado”, disse o líder do grupo estadual e parlamentar da AfD, Jörg Urban, em uma declaração. Ele está exigindo uma análise exata do erro. “Se houver alguma irregularidade, tomaremos medidas legais.”
Notavelmente, a perda de uma cadeira fez com que a AfD perdesse sua maioria de bloqueio, o que permitiria ao partido, por exemplo, bloquear a nomeação de certos juízes no estado.
🇩🇪 NOVO: Suposto erro de software na Alemanha significa que a AfD e a CDU perdem uma cadeira na Saxônia.
Essa cadeira foi importante para a AfD, pois forneceu ao partido uma "minoria de bloqueio" durante votações cruciais que exigem uma maioria de dois terços. pic.twitter.com/kqmCw3nLdR— Remix News & Views (@RMXnews) 2 de setembro de 2024
O erro inicialmente deu à AfD e à CDU um número incorreto de assentos. Após uma revisão, “a gestão eleitoral estadual corrigiu a alocação de assentos”, de acordo com o canal de notícias alemão Leipziger Volkzeitung .
Urban disse que ninguém está sendo acusado de manipular a votação, mas, “neste caso, é sobre as opções políticas da AfD no parlamento estadual saxão. Qualquer dúvida sobre o resultado final da eleição deve, portanto, ser descartada”, disse ele.
Independentemente do motivo do erro, a comissão eleitoral da Saxônia sofreu um sério golpe, lançando dúvidas sobre os resultados das eleições durante uma eleição já polarizada.
🇩🇪 NOVO: "Imigração descontrolada" alimentou a vitória "chocante" da AfD no leste.
Na verdade, a imigração é agora a questão PRINCIPAL para os alemães, de acordo com analistas políticos. pic.twitter.com/JBunVsP7Yl— Remix News & Views (@RMXnews) 3 de setembro de 2024
Cédulas de votação por correio
Após os resultados na Turíngia e na Saxônia, o colíder da AfD, Tino Chrupalla, está pedindo o fim das cédulas por correio. Ele discutiu suas preocupações sobre essa forma de votação durante uma conferência com altos funcionários da AfD.
“Também é tarefa da oposição sempre duvidar do que um governo está fazendo ou do que aconteceu em uma eleição. Isso também é um direito legítimo e é uma coisa boa. E eu realmente quero destacar, e também questionaremos isso, por exemplo, toda a segurança para o armazenamento legal de urnas, algumas das quais não são armazenadas de forma legalmente segura, onde em alguns casos apenas uma ou duas pessoas têm acesso a essas urnas”, disse ele.
🇩🇪 ÚLTIMAS NOTÍCIAS: "Eu proibiria o voto postal."
O partido alemão AfD está pedindo o fim do voto em massa pelo correio para as eleições.
O colíder do partido @Tino_Chrupalla aponta atividade suspeita nas eleições na Saxônia e na Turíngia neste novo vídeo do @RMXnews . pic.twitter.com/tKydzaqaVj— Remix News & Views (@RMXnews) 4 de setembro de 2024
Ele continuou dizendo que o voto postal tem sido uma preocupação em outras eleições e que essas questões continuam surgindo. No entanto, ele também apontou para um problema que assola outros países como os Estados Unidos, que instituiu votos em massa pelo correio após a crise da Covid-19, que envolve ativistas entrando em casas de repouso e potencialmente manipulando eleitores idosos vulneráveis.
No caso da Alemanha, Chrupalla declarou: “Também vimos isso em campanhas eleitorais antigas e outras, como a campanha atual em casas de repouso e de repouso, especialmente quando a CDU e o SPD fazem campanha nessas casas de repouso, que são administradas pela Diakonie ou Caritas, ou entram e saem de lá, e o Afd nem mesmo tem acesso para apresentar seus programas aos idosos. Essas também são coisas de influência que não são democráticas, na minha opinião .”
Curiosamente, tanto a Diakonie quanto a Caritas são administradas pelas igrejas protestante e católica, que se manifestaram contra a AfD, inclusive expulsando membros do partido da Igreja e pedindo que os alemães votem contra elas.
Chrupalla está pedindo o fim do voto postal, dizendo: “Pessoalmente, eu proibiria o voto postal novamente. Ele só foi introduzido como uma exceção ou iniciado na República Federal da Alemanha. Não é a regra, não deve se tornar a regra e não é regulado por lei de tal forma que se torne a regra.”