'Pearl Harbor russo': Moscou chocada após drones ucranianos atingirem 5 bases e destruírem 40 aeronaves
A OTAN quer forçar uma guerra nuclear?

Tradução: Heitor De Paola
Forças ucranianas destruíram mais de 40 aeronaves e atingiram cinco bases aéreas russas em um ataque surpresa no domingo, que representou um dos golpes mais devastadores e embaraçosos à máquina de guerra de Moscou desde que sua guerra com Kiev começou há mais de três anos.
Um importante blogueiro militar russo apelidou o ataque de "Pearl Harbor Russo", já que fontes militares russas pareciam surpresas com o fato de os serviços militares e de segurança de seu país terem deixado passar uma operação tão descarada e ambiciosa. Os ataques ocorreram apenas um dia antes de representantes dos dois países se reunirem para mais uma rodada de negociações de cessar-fogo na Turquia, na segunda-feira.
O ataque pareceu tomar emprestado o manual do presidente russo Vladimir Putin: conduzir um grande ataque na véspera das negociações de paz, em um esforço para colocar pressão substancial no outro lado e demonstrar sua capacidade de infligir grandes danos ao inimigo.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que o planejamento do ataque, chamado de operação "Teia de Aranha", levou 18 meses. A operação envolveu 117 drones ucranianos atingindo bases militares russas em todo o país, desde os arredores de Moscou até a Sibéria.
“A preparação levou mais de um ano e meio. Planejamento, organização, cada detalhe foi executado com perfeição. Podemos afirmar com segurança que esta foi uma operação absolutamente única”, disse o Sr. Zelenskyy em uma série de publicações nas redes sociais. “O mais interessante, e isso agora pode ser declarado publicamente, é que o 'escritório' da nossa operação em território russo ficava bem ao lado da sede do FSB, em uma de suas regiões.”
De fato, a operação parece ser um golpe monumental para a credibilidade do Serviço Federal de Segurança da Rússia, ou FSB. Forças ucranianas teriam contrabandeado seus drones para território russo na carroceria de caminhões e os estacionado perto de cada uma das cinco bases russas. O posicionamento das aeronaves tão perto dos locais militares russos permitiu que a operação se desenrolasse com rapidez e precisão. E, segundo o Sr. Zelenskyy, todos os operadores de drones ucranianos escaparam do território russo em segurança.
As 40 aeronaves russas destruídas no ataque representam cerca de 34% dos porta-mísseis de cruzeiro estratégicos da Rússia, disseram autoridades ucranianas. O custo dos danos às forças armadas russas é de cerca de US$ 7 bilhões, segundo estimativas de autoridades ucranianas.
https://www.washingtontimes.com/news/2025/jun/2/russian-pearl-harbor-moscow-stunned-ukrainian-drones-hit-5-bases/?utm_source=pushly&utm_campaign=pushnotify&utm_medium=subscriber&utm_id=desktop