Pesquisa AP-NORC: Apoio democrata à energia solar e eólica offshore cai
NEWSMAX MONEY - Staff - 23 Junho, 2025
O apoio dos americanos aos créditos fiscais de energia verde e energias renováveis, como eólica e solar, diminuiu nos últimos anos, de acordo com uma nova pesquisa, impulsionado pela perda de apoio de democratas e independentes.
A pesquisa do Centro de Pesquisa de Assuntos Públicos da Associated Press-NORC revela que o apoio dos adultos americanos a créditos fiscais para veículos elétricos e painéis solares diminuiu, assim como seu entusiasmo pela expansão de parques eólicos offshore. Embora os democratas continuem sendo os maiores apoiadores dessas iniciativas, a pesquisa revela sinais de crescente cinismo em suas fileiras.
Os resultados da pesquisa coincidem com mudanças radicais que o governo republicano do presidente Donald Trump está implementando nas regulamentações relacionadas a energia e mudanças climáticas, incluindo cortes na força de trabalho federal nesses departamentos. E, embora democratas e independentes tenham enfraquecido seu apoio a algumas iniciativas de energia verde, não houve aumento no apoio às políticas energéticas de Trump.
A pesquisa descobriu que apenas cerca de 4 em cada 10 adultos nos EUA — incluindo apenas 1 em cada 10 democratas e cerca de 2 em cada 10 independentes, juntamente com três quartos dos republicanos — aprovam a maneira como Trump está lidando com as mudanças climáticas, o que acompanha em grande parte seu índice geral de aprovação.
Cerca de 6 em cada 10 democratas, 58%, são a favor de créditos fiscais para a compra de veículos elétricos, em comparação com cerca de 7 em cada 10 em 2022. Entre os independentes, o apoio caiu de 49% em 2022 para 28%. Apenas um quarto dos republicanos apoiou essa política em 2022, e isso não mudou significativamente.
“Em relação à poluição... os veículos hoje em dia emitem muito poucas emissões para o ar”, disse JD Johnson, um democrata de 62 anos de Meadowview, Virgínia, que se opõe parcialmente a créditos fiscais para a compra de veículos elétricos. Isso se deve, em parte, ao fato de ele considerar o processo de fabricação de veículos elétricos como intensivo em energia e acreditar que os veículos movidos a gasolina apresentaram melhorias em relação aos poluentes que emitem.
O declínio no apoio aos créditos fiscais para painéis solares ocorreu de forma generalizada, e não se concentrou apenas entre os democratas.
“Para ser sincero, não acho que os painéis solares sejam tão eficientes ainda”, disse Glenn Savage, 78 anos, um independente de esquerda de Rock Hill, Carolina do Sul. “Prefiro vê-los investir em pesquisa e tentar tornar os painéis solares mais eficientes antes de começarem a conceder incentivos fiscais ao público. Posso estar errado, mas é só a minha opinião.”
Cientistas afirmam que a transição para energias renováveis e o abandono dos combustíveis fósseis, que liberam emissões que causam o aquecimento global, são essenciais para proteger o planeta. Bilhões de dólares em subsídios para projetos de tecnologias limpas concedidos durante o governo democrata do presidente Joe Biden foram cancelados pelo governo Trump, e o setor eólico offshore foi prejudicado pelo decreto presidencial de Trump que suspendeu aprovações, licenças e empréstimos para projetos de energia eólica.
Menos da metade dos adultos dos EUA, 44%, agora dizem que os parques eólicos offshore devem ser expandidos nos EUA, em comparação com 59% em 2022. Cerca de metade é a favor da expansão de parques de painéis solares, enquanto cerca de dois terços eram a favor em 2022.
Quando as pessoas estão preocupadas com a economia e suas finanças pessoais, as questões ambientais às vezes recebem menos prioridade, disse Talbot Andrews, professor assistente no departamento de governo da Universidade Cornell que não esteve envolvido na pesquisa.
“Acho que as pessoas ficam ansiosas ao pensar em aumento de impostos ou gastos com questões ambientais quando o custo dos ovos está nas alturas”, disse Andrews.
Trump defendeu a expansão da perfuração de petróleo offshore, bem como a produção nacional de carvão.
Apesar do declínio no apoio à expansão das energias renováveis, a nova pesquisa mostra que apenas cerca de um terço dos adultos norte-americanos acha que a perfuração offshore de petróleo e gás natural deve ser expandida nos EUA, e apenas cerca de um quarto diz o mesmo sobre a mineração de carvão.
Em ambos os casos, os republicanos são muito mais propensos do que os democratas a apoiar a expansão dessas fontes de energia.
Trump tentou abrir monumentos nacionais para a perfuração de petróleo, mas mais adultos americanos se opõem do que apoiam o leilão de mais espaços públicos para a perfuração. Apenas cerca de um quarto dos adultos americanos são a favor, enquanto 4 em cada 10 são contra. Os republicanos têm muito mais probabilidade de apoiar a ideia do que os independentes ou democratas.
O programa Energy Star, que certifica eletrodomésticos como lava-louças e geladeiras como energeticamente eficientes, apareceu recentemente nas manchetes quando a EPA (Agência de Proteção Ambiental) fez planos para descontinuá-lo. O logotipo azul e branco é bem conhecido, e especialistas afirmam que o programa contava com apoio bipartidário há muito tempo, até recentemente.
A pesquisa descobriu que três quartos dos democratas apoiam o fornecimento de descontos aos consumidores para eletrodomésticos eficientes, em comparação com 6 em cada 10 republicanos.
Patrick Buck, 54, de Chicago, descreve-se como um republicano liberal e é fã dos descontos para consumidores que compram eletrodomésticos com eficiência energética. "Parece funcionar em termos de transformar o que as pessoas têm em casa, porque muitas pessoas têm muitos eletrodomésticos antigos e simplesmente não podem comprar novos", disse ele.
A pesquisa descobriu que apenas 2 em cada 10 adultos dos EUA estão "extremamente" ou "muito" confiantes na capacidade do governo federal de garantir a segurança da água potável, do ar que respiram e da carne, aves, frutas e vegetais que compram nos supermercados.
Cerca de 4 em cada 10 adultos nos EUA estão "um pouco" confiantes na capacidade do governo federal de garantir a segurança de cada um deles, e cerca de 4 em cada 10 estão "pouco" ou "nada" confiantes.
O governo Trump anunciou planos para reverter regras e políticas relacionadas à limitação da poluição e das emissões de gases de efeito estufa, como as que limitam a poluição de usinas de energia e bloqueiam os esforços da Califórnia para eliminar gradualmente os carros movidos a gasolina. O governo federal também cortou funcionários da Food and Drug Administration, a agência federal encarregada de proteger a saúde pública e garantir a segurança do abastecimento alimentar.
___
A pesquisa AP-NORC com 1.158 adultos foi realizada de 5 a 9 de junho, utilizando uma amostra retirada do Painel AmeriSpeak baseado em probabilidade do NORC, projetado para ser representativo da população dos EUA. A margem de erro amostral para adultos em geral é de mais ou menos 4 pontos percentuais.