Pesquisa Chocante: Zelensky Perderia as Eleições Presidenciais Ucranianas para General Demitido
Volodymyr Zelensky perderia para o general que demitiu se as eleições fossem realizadas, o que pode ser o motivo pelo qual Zelensky não tem planos de realizar eleições
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F9eda18e4-4f7f-43ee-902f-5110e860b84a_1024x682.jpeg)
editor: GRZEGORZ ADAMCZYK author: POLSATNEWS.PL - 11 MAR, 2024
O General Valery Zaluzhny, antigo comandante-chefe das Forças Armadas Ucranianas demitido por Zelensky e actualmente enviado de Kiev em Londres, sairia vitorioso sobre o actual Presidente Volodymyr Zelensky se as eleições presidenciais fossem realizadas hoje na Ucrânia, de acordo com uma sondagem recente.
Originalmente agendadas para 31 de março, as próximas eleições foram adiadas indefinidamente devido à contínua agressão russa contra a Ucrânia.
A pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisa Social e de Mercado (SOCIS), em nome do portal “censor.net”, lança uma luz rara sobre o atual clima político na Ucrânia em meio à sua defesa contra a agressão russa. Os resultados indicam uma clara preferência pelo General Zaluzhny, que obteria 41,4% dos votos na primeira volta, com o Presidente Zelensky a ficar atrás, com 23,7% do apoio dos inquiridos.
Tais resultados preparariam o terreno para uma segunda volta entre Zaluzhny e Zelensky, onde a sondagem sugere que, depois de excluir os eleitores indecisos e não participantes, Zaluzhny garantiria uma vitória retumbante com 67,5 por cento dos votos.
Da mesma forma, em hipotéticas eleições parlamentares, um partido centrado no General Zaluzhny, que actualmente não existe, poderia esperar 46,4 por cento dos votos, superando uma potencial coligação liderada por Zelensky, que receberia 21,1 por cento. O apoio a outros grupos não excede 8 por cento.
Apesar destes resultados, a guerra levou ao adiamento das eleições inicialmente marcadas para 31 de Março de 2024, e ainda não está claro quando poderão ocorrer, não havendo indicações de que ocorram num futuro próximo.
Esta não é a única sondagem recente em que Zaluzhny supera Zelensky. Um inquérito realizado em meados de Fevereiro pelo Instituto Internacional de Sociologia de Kiev mostrou uma queda de cinco pontos na confiança do Presidente Zelensky, para 60 por cento, depois de este ter demitido Zaluzhny da sua posição de comando do exército. Enquanto isso, Zaluzhny ostentava um índice de confiança impressionante de 94%.