Pesquisa YouGov: EUA são predominantemente indiferentes ou negativos em relação ao Papa
Em grande parte, os americanos são indiferentes ou têm pelo menos uma visão um tanto desfavorável do Papa Francisco, de acordo com uma nova pesquisa.
NEWSMAX
Eric Mack - 10 SET, 2023
Em grande parte, os americanos são indiferentes ou têm pelo menos uma visão um tanto desfavorável do Papa Francisco, de acordo com uma nova pesquisa.
Quase um terço dos americanos (31%) “não sabem” se têm uma visão “favorável” ou “desfavorável” do líder católico no Vaticano, enquanto 14% o vêem de forma algo desfavorável e outros 12% têm uma visão muito desfavorável. visão desfavorável dele na última pesquisa YouGov divulgada pelo The Economist. Uma minoria de americanos (43%) o vê de forma pelo menos um tanto favorável (31%) ou muito favorável (12%).
Com Francisco criticando o conservadorismo americano, os americanos, por uma margem de quase 2 para 1, acreditam que o líder católico deveria “ficar fora dos assuntos internos dos EUA”, de acordo com a análise do YouGov.
“Após o Papa Francisco ter feito uma crítica a alguns católicos americanos conservadores, a nossa sondagem revela que mais americanos pensam que o Papa Francisco deveria ficar fora dos assuntos internos dos EUA (46%) do que pensam que ele deveria tomar um papel activo quando pensa que pode ajudar. (25%)", dizia a análise. “Por 44% a 36%, os católicos são mais propensos a pensar que ele deveria ficar fora dos assuntos internos dos EUA em vez de participar”.
A maioria dos que se autodenominam liberais americanos têm pelo menos uma visão um tanto favorável do Papa Francisco (57%), enquanto apenas 17% daqueles que se identificam como conservadores o vêem pelo menos um pouco favoravelmente.
No entanto, os católicos conservadores permanecem atrás da sua igreja.
“Os católicos ideologicamente conservadores são particularmente positivos em relação à Igreja Católica em geral e muito menos positivos em relação ao Papa: 84% têm uma opinião favorável da Igreja Católica, enquanto apenas 47% têm uma opinião favorável do Papa Francisco”, segundo o YouGov.
"O papa é visto como mais liberal do que a própria Igreja Católica, especialmente entre os católicos romanos. Cerca de um quarto dos católicos (28%) dizem que o Papa Francisco é demasiado liberal, e 16% dos católicos dizem que ele os faz pensar menos positivamente sobre o igreja."
Os republicanos registados vêem Francisco como “muito liberal” ou “liberal”, num total combinado de 40%, um número que representa apenas 14% entre os democratas registados. Menos de 20% de qualquer um dos dois principais partidos dos EUA dizem que ele é “conservador” ou “muito conservador”.
Porém, apenas 4% dos democratas dizem que Francisco é “demasiado liberal”, em comparação com 39% dos republicanos.
O YouGov entrevistou 1.500 adultos norte-americanos e 1.329 eleitores registrados nos EUA, de 2 a 5 de setembro, para o The Economist. A margem de erro é de mais ou menos 3,3 pontos percentuais para adultos nos EUA e de mais ou menos 3,1 pontos percentuais para eleitores registrados.
***
Eric Mack é escritor e editor da Newsmax desde 2016. Ele se formou em jornalismo pela Syracuse University em 1998 e foi escritor premiado pela New York Press Association.
- TRADUÇÃO: GOOGLE
- ORIGINAL, + IMAGENS, VÍDEOS E LINKS >
https://www.newsmax.com/newsfront/pope-francis-catholic/2023/09/10/id/1133923/