POR QUE BITCOIN?
Mas por que toda essa propaganda exagerada em torno do Bitcoin? A possibilidade de realmente possuir um ativo digital pode ser revolucionária.
Mauricio Massao
Por que toda essa propaganda exagerada em torno do Bitcoin? A possibilidade de realmente possuir um ativo digital pode ser revolucionária. Mas por que alguém iria querer possuir Bitcoin em primeiro lugar?
O Melhor de Dois Mundos
Nos séculos passados, metais preciosos e, mais tarde, dinheiro em forma de moedas e notas foram usados como meio de pagamento. Estes tinham a vantagem de poderem ser armazenados e gastos independentemente de terceiros. O ditado “dinheiro é liberdade impressa” resume isso muito bem. No entanto, a desvantagem de metais preciosos e dinheiro é que eles são difíceis de usar no espaço digital da Internet. O mais tardar desde o advento das compras online, os cartões de débito e crédito tornaram-se, portanto, estabelecidos entre a população em geral.
Mas agora que a maioria das pessoas está usando dinheiro digital (Pix, DREX) em contas bancárias em vez de numerário, os riscos de contraparte que enfrentam estão aumentando. Se, por exemplo, uma instituição financeira declarar insolvência, as poupanças dos clientes podem ser perdidas. Ou, como aconteceu em Chipre em 2013, se as retiradas de dinheiro forem severamente limitadas, controles de capital forem implementados e a expropriação forçada de contas de poupança estiver acontecendo, então as pessoas não estão mais no controle de seu dinheiro. Ou, como atualmente é o caso em muitos países ocidentais, se os clientes bancários não estão autorizados a enviar dinheiro para parentes porque vivem em Cuba ou no Irã, eles dependem de um terceiro para aprovar todas as suas transações.
Com a mudança do dinheiro baseado em papel para o dinheiro digital armazenado em contas bancárias (Pix, DREX), em última análise não estamos mais no controle de nosso próprio dinheiro. Até agora, no entanto, essa desvantagem tem sido o preço que tivemos que pagar para participar de uma vida digitalizada.
O Bitcoin oferece uma solução para esse dilema. Como dinheiro digital, é ideal para uso no espaço digital. Ao mesmo tempo, o Bitcoin pode ser armazenado como propriedade digital sem ter que depender de terceiros (bancos) para sua guarda. Assim, os proprietários de Bitcoin podem armazenar suas moedas - na forma de chaves privadas - sob o colchão ou onde acharem é mais seguro.
Momento Perfeito
O Bitcoin foi criado em meio à crise financeira global de 2008/09. No primeiro bloco do blockchain do Bitcoin - também chamado de bloco Genesis - Satoshi Nakamoto deixou uma mensagem forte. Ele citou uma manchete publicada no jornal The Times dizendo: “Chanceler à beira de um segundo resgate para os bancos”.
Com este ato, Satoshi expressou a filosofia crítica do estado dos Cypherpunks. Na crise financeira de 2008, os bancos centrais colocaram grandes quantidades de dinheiro novo em circulação para salvar os bancos. No final, no entanto, os poupadores pagaram por isso, pois suas economias perderam valor através da diluição pelo excesso de dinheiro. Esse fato mais uma vez confirmou a desconfiança dos Cypherpunks no estado e nos bancos centrais e reforçou sua convicção de que o dinheiro independente do estado era urgentemente necessário.
O mesmo procedimento, apenas em maior escala, tem se repetido desde o surto da pandemia de Covid-19. Somente em 2020, a oferta monetária dos EUA foi expandida em 50% e em outros países - incluindo a Suíça - a impressora digital está funcionando constantemente. Uma consequência direta disso são as baixas taxas de juros recordes - até mesmo taxas de juros negativas na Suíça - e a forte inflação de ativos.
Cobertura contra a Desvalorização da Moeda
O Bitcoin foi, portanto, lançado no melhor momento possível. Raramente a questão do dinheiro foi tão relevante e os pontos de interrogação maiores do que hoje. Com sua oferta limitada de 21 milhões, o Bitcoin oferece um contraste agradável com os balanços cada vez maiores dos bancos centrais. Sua oferta limitada oferece proteção contra a diluição do capital, como foi observado com todas as moedas em todo o mundo nas últimas décadas.
Devido à sua configuração específica, o Bitcoin é projetado para garantir a preservação do poder de compra por longos períodos. Como o Bitcoin é escasso, deve ser ainda melhor nessa tarefa do que o ouro, que tem um fluxo líquido de 1-2% a cada ano. Além disso, os custos de armazenamento e transporte do Bitcoin também são significativamente menores em comparação com o ouro, o que também permite uma melhor preservação do valor ao longo do tempo.
Proteção de Propriedade
Outra questão que o Bitcoin atenua é a proteção da propriedade. Enquanto o ouro ou o dinheiro geralmente devem ser armazenados com segurança a um grande custo para protege-los contra roubo, o Bitcoin pode ser armazenado e transportado a um custo praticamente zero. Mesmo quantidades substanciais podem ser tomadas em qualquer lugar do mundo com um código que consiste em doze ou vinte e quatro palavras. Uma vez memorizado e fisicamente destruído, esse código não pode ser roubado por ninguém, tornando o Bitcoin por trás do código seguro e permitindo que seu dono os leve com ele para o túmulo, se desejar.
Porque não houve adesão em massa ainda?
O Bitcoin introduziu um conceito de segurança descentralizada através da computação, e isso ainda não foi absorvido. Não basta apenas o indivíduo ter o conhecimento global de economia e dinheiro. Essas pernas de conhecimento amplo em TI e Matemática é um dos motivos que poucos conseguiram entender o Bitcoin de fato.
Bitcoin é uma estrutura de dinheiro digital anti-hacked, a rede do bitcoin nunca foi invadida por hackers e obviamente é a moeda preferida dos mesmos.
Fenômeno ETF Spot
O fenômeno ETF spot conquistado pelos maiores fundos de investimento globais como BlackRock, Ark, Fidelity, etc. Está proporcionando para os ricos (leigos em Bitcoin) surfarem na valorização exponencial do bitcoin a longo prazo.
Os pobres que mineram bitcoin e sobrevivem com bitcoin (como eu) já estão livres do mercado de trabalho convencional, “””“livres da inflação direta e impostos em sua plenitude opressora, pagasse o mínimo permitido na lei, mas paga””””, os Bitcoiners são dependentes apenas de energia elétrica e acesso a internet.
Enfim… Se o leitor quiser maiores informações (verdade e não fumaça da internet) responda direto para a empresa e te retornarei com um programa de mentoria ou assessoria.
Mauricio Massao
Consultor de Nova Economia, Tknz - Tokenizei Group
+5518981144496 | mauriciomassao@icloud.com
https://www.linkedin.com/in/mauriciomassaos/
Araçatuba-SP Brazil
Obs.: Este artigo reflete exclusivamente a opinião do autor