Por trás da decisão da Casa Branca de ignorar o juiz ativista e deixar o avião cheio de criminosos deportados seguir para El Salvador
O governo Trump argumenta que o juiz distrital dos EUA James Boasberg extrapolou sua autoridade
Tyler Durden - 17 mar, 2025
Atualização (21h12 ET): O governo Trump diz que desconsiderou a ordem de um juiz para devolver dois aviões cheios de criminosos venezuelanos porque os voos estavam sobre águas internacionais e, portanto, a decisão não se aplica, relata o Axios , citando dois altos funcionários — um dos quais deixou claro que é "muito importante que as pessoas entendam que não estamos desafiando ativamente ordens judiciais".
O governo Trump argumenta que o juiz distrital dos EUA James Boasberg extrapolou sua autoridade quando emitiu uma ordem impedindo o presidente de deportar cerca de 250 supostos membros da gangue Tren de Aragua, sob a Lei de Inimigos Estrangeiros de 1789, uma lei de guerra que dá ao poder executivo imenso poder para deportar estrangeiros sem audiências judiciais.
" Isso vai para a Suprema Corte. E nós vamos vencer ", disse um alto funcionário da Casa Branca ao Axios , acrescentando: "É o confronto que sempre aconteceria entre os dois poderes do governo".
"E parecia que isso era bem limpo. Você tem membros de gangues venezuelanas... Esses são caras maus, como diria o presidente."
Axios então cita o advogado democrata Mark S. Zaid...
esse cara...
..que postou no X "Ordem judicial desafiada. A primeira de muitas, como venho alertando, é o início de uma verdadeira crise constitucional", acrescentando que isso poderia eventualmente levar a outro impeachment de Trump, de acordo com o Axios .
De acordo com o relatório, o vice-chefe de gabinete da Casa Branca, Stephen Miller, "orquestrou" os voos na Ala Oeste em conjunto com a secretária do DHS, Kristy Noem.
Mais via Axios :
A linha do tempo : O presidente assinou a ordem executiva invocando o Alien Enemies Act na sexta-feira à noite, mas intencionalmente não a anunciou. Na manhã de sábado, a palavra da ordem vazou, disseram autoridades, provocando uma corrida louca para colocar os aviões no ar.
Às 14h31 de sábado, um ativista da imigração que monitora voos de deportação postou no X que "DOIS voos ICE ALTAMENTE INCOMUNS" estavam partindo do Texas para El Salvador, que havia concordado em aceitar membros de gangues venezuelanas deportados dos EUA.
Horas depois, durante uma audiência judicial movida pela ACLU, Boasberg ordenou a suspensão das deportações e disse que todos os voos deveriam ser cancelados no ar.
"Isso é algo que vocês precisam garantir que seja cumprido imediatamente", disse ele ao Departamento de Justiça, de acordo com o Washington Post.
Naquele momento, por volta das 18h51, ambos os voos estavam fora da Península de Yucatán, de acordo com as rotas de voo publicadas no X.
Houve uma discussão interna na Casa Branca sobre se eles deveriam ordenar que os aviões retornassem, mas os advogados do governo insistiram em prosseguir.
"Houve uma discussão sobre até onde a decisão do juiz pode ir, dadas as circunstâncias e em águas internacionais e, seguindo o conselho do advogado, procedemos com a deportação desses bandidos", disse a autoridade sênior.
"Eles já estavam fora do espaço aéreo dos EUA. Acreditamos que a ordem não é aplicável", disse o outro oficial.
Atualização (12h20 horário do leste dos EUA): Em resposta à decisão do juiz James Boasberg de interromper a deportação de supostos membros de gangues pelo governo Trump, o deputado Brandon Gill (Republicano do Texas) disse que está entrando com um pedido de impeachment contra o juiz.
"Entrarei com um processo de impeachment contra o juiz ativista James Boasberg esta semana", postou Gill no X.
Em resposta à ordem de Boasberg (leia tudo sobre ela abaixo), a procuradora-geral Pam Bondi entrou com um processo de emergência no Tribunal do Circuito de DC para suspender a ordem, pedindo ao tribunal que " interrompa essa imposição massiva e não autorizada à autoridade do Executivo para remover pessoas que os réus determinaram serem membros do TdA (Tren de Aragua).
Talvez o governo Trump devesse simplesmente seguir o conselho de AOC e ignorar o tribunal?
Oopsie... Tarde Demais
A ordem de Boasberg foi emitida enquanto um avião cheio de prisioneiros venezuelanos se dirigia para El Salvador, acabando por pousar no país...
" Hoje, os primeiros 238 membros da organização criminosa venezuelana Tren de Aragua chegaram ao nosso país. Eles foram imediatamente transferidos para o CECOT, o Centro de Confinamento do Terrorismo , por um período de um ano (renovável)", disse o presidente Nayib Bukele no X. "Nesta ocasião, os EUA também nos enviaram 23 membros da MS-13 procurados pela justiça salvadorenha, incluindo dois líderes. Um deles é membro da mais alta estrutura da organização criminosa."
Então, respondendo à ordem de Boasberg, Bukele postou: " Oopsie... Tarde demais "
* * *
Um juiz federal que tem sido um aliado fundamental do estado profundo bloqueou preventivamente o governo Trump de deportar cinco cidadãos venezuelanos sob a Lei de Inimigos Estrangeiros (AEA) de 1978.
O juiz distrital dos EUA James Boasberg (mais sobre isso abaixo) emitiu sua decisão preventiva algumas horas depois que a União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU) entrou com uma moção em nome dos venezuelanos contra o suposto plano de Trump de invocar a AEA para acelerar a remoção de imigrantes ilegais dos EUA.
A ACLU pediu a Boasberg para bloquear o uso da lei, embora Trump ainda não a tenha invocado. Boasberg, é claro, obedeceu , concedendo uma ordem de restrição na manhã de sábado que impede a administração de remover os cinco cidadãos venezuelanos por duas semanas para que o juiz possa realizar uma audiência sobre o desafio deles.
Em seu processo, a ACLU, juntamente com a Democracy Forward e a ACLU do Distrito de Columbia, declararam que o governo transferiu os venezuelanos — supostos membros do Tren De Aragua — para uma instalação no Texas, que, segundo eles, está sendo usada "como instalações de preparação para remover homens venezuelanos sob a AEA".
Vale ressaltar que o governo Trump declarou oficialmente o Tren de Aragua uma organização terrorista no mês passado.
Se o nome Boasberg lhe parece familiar, refresque sua memória abaixo...
O desejo da ACLU é uma ordem!