Preparativos para o funeral de Hassan Nasrallah são definidos enquanto dezenas de milhares de pessoas se aglomeram em Beirut
Delegações do Iraque, Irã e Iêmen se juntarão a centenas de milhares de pessoas em luto para comemorar a vida e a morte do falecido líder do Hezbollah
Tradução: Heitor De Paola
Os preparativos estão quase completos para o funeral do falecido secretário-geral do Hezbollah, Hassan Nasrallah, que será realizado no Estádio Esportivo Camille Chamoun, no sul de Beirute, em 23 de fevereiro.
Várias telas foram colocadas dentro do estádio com capacidade para 135.000 pessoas e ao longo da Airport Road, onde os enlutados começaram a se reunir para assistir ao cortejo fúnebre de amanhã.
Quatro mil membros do Exército Libanês e das Forças de Segurança Interna serão mobilizados para a segurança, juntamente com mais de 25.000 membros do Hezbollah que organizarão o movimento da multidão.
Devido ao grande número de pessoas viajando do Iraque para o Líbano para o funeral, a Iraqi Airways adicionou voos adicionais para Beirute. Na semana passada, milhares de visitantes do Irã, Iêmen, Omã, Kuwait, Bahrein e muitos outros países ao redor do mundo também se aglomeraram em Beirute.
Uma delegação iraquiana, incluindo altos políticos xiitas e comandantes da resistência, voará para Beirute para o funeral em um avião presidencial.
O ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, e uma delegação sênior do movimento de resistência Ansarallah no Iêmen também estarão presentes.
O Secretário-Geral Nasrallah foi morto em 27 de setembro em um ataque aéreo israelense enquanto se encontrava com comandantes em um bunker nos subúrbios ao sul de Beirute. Aviões de guerra israelenses lançaram mais de 80 toneladas de bombas destruidoras de bunkers no local, causando uma enorme explosão que foi ouvida por toda a capital libanesa.
O amado líder do Hezbollah foi morto no auge da guerra de Israel no Líbano, na qual as forças israelenses mataram mais de 3.960 libaneses, incluindo combatentes da resistência e civis.
Após sua morte, Nasrallah foi enterrado temporariamente ao lado de seu filho, Hadi, que morreu lutando pelo Hezbollah contra Israel em 1997.
O xeque Sadeq al-Nabulsi, um clérigo próximo ao Hezbollah, disse que o funeral era parte da "batalha para provar a existência do Hezbollah" e mostraria aos inimigos do partido que ele não foi derrotado.
O funeral nos subúrbios do sul de Beirute também homenageará Hashem Safieddine, que sucedeu Nasrallah como líder do partido por uma semana antes de Israel também matá-lo em um ataque aéreo massivo que destruiu um prédio residencial maior. Ele será enterrado no sul do Líbano na segunda-feira.
Assistir vídeo X no original. O Editor deste Substack está expulso do Twitter/X desde 2021 por denunciat as mentiras da falsa pandemia Covid.
https://thecradle.co/articles-id/29049