Presidente Trump comenta ataque israelense ao Irã; realizará reunião do Conselho de Segurança Nacional na sala de situação na manhã de sexta-feira
THE GATEWAY PUNDIT - Kristinn Taylor - 13 Junho, 2025
O presidente Donald Trump falou sobre o ataque israelense ao Irã em uma conversa telefônica tarde da noite com o apresentador da Fox News, Bret Baier. Mais cedo, a Casa Branca anunciou que Trump realizaria uma reunião do Conselho de Segurança Nacional na Sala de Situação na sexta-feira, às 11h (horário de Brasília).
(ATUALIZAÇÃO no final do artigo: Postagens do presidente Trump no Truth Social na manhã de sexta-feira)
Citando a ameaça existencial que o programa nuclear iraniano representa, Israel realizou ataques generalizados contra o Irã, visando instalações nucleares, instalações de mísseis balísticos, altos líderes militares e importantes cientistas nucleares. Trump observou a Baier que, embora estivesse esperançoso de que o Irã retornaria à mesa de negociações com os EUA sobre seu programa nuclear, "há várias pessoas na liderança que não retornarão".
Vídeo de um ataque israelense à instalação nuclear iraniana em Natanz:
Ataque à instalação subterrânea de Kermanshah :
Vídeo da reportagem de Bret Baier publicado por Benny Johnson, “BRET BAIER: Acabei de falar com o presidente Trump. Uma coisa é que o presidente sabia da ação de Israel antes que acontecesse.” “Ele me deu uma citação. Ele disse: 'O Irã não pode ter uma bomba nuclear. Esperamos voltar à mesa de negociações.'” “O presidente está analisando se haverá retaliação... os EUA se defenderão e defenderão Israel se o Irã retaliar.”
Os comentários de Trump a Baier foram resumidos pela repórter da Fox News Jennifer Griffin no X :
O presidente Trump estava ciente dos ataques de antemão. Não houve surpresas, mas os EUA NÃO se envolveram militarmente e esperam que o Irã retorne à mesa de negociações.
Presidente Trump:
“O Irã não pode ter uma bomba nuclear e esperamos voltar à mesa de negociações. Veremos. Há várias pessoas na liderança que não retornarão.” (Uma referência a alguns dos líderes iranianos que foram mortos esta noite por Israel.)O presidente Trump conversou com o primeiro-ministro Netanyahu diversas vezes nos últimos dias. O governo Trump contatou pelo menos um aliado-chave do Oriente Médio para reconhecer que o ataque aconteceria, mas que os EUA não estavam envolvidos nos ataques e que o objetivo ainda é levar o Irã de volta à mesa de negociações.
O presidente está analisando se há retaliação, o CENTCOM está em alerta máximo. Os EUA se defenderão, assim como Israel, se o Irã retaliar.
Ele disse: "Espero que voltem à mesa de negociações."Os EUA reabasteceram seus mísseis Iron Dome nas últimas semanas, de acordo com autoridades do governo. Autoridades americanas confirmam que vários líderes iranianos de alto escalão morreram após os ataques. Novamente, os militares americanos não estiveram envolvidos de forma alguma nesses ataques, mas claramente o governo sabia dos planos israelenses com antecedência e não ficou surpreso.
Na noite de quinta-feira, a Casa Branca emitiu uma declaração do Secretário de Estado Marco Rubio: “Esta noite, Israel tomou medidas unilaterais contra o Irã. Não estamos envolvidos em ataques contra o Irã e nossa principal prioridade é proteger as forças americanas na região. Israel nos informou que acredita que essa ação é necessária para sua autodefesa. O Presidente Trump e o Governo tomaram todas as medidas necessárias para proteger nossas forças e permanecem em contato próximo com nossos parceiros regionais. Deixe-me ser claro: o Irã não deve ter como alvo interesses ou pessoal dos EUA.”
A agenda do presidente para sexta-feira divulgada pela assessoria de imprensa da Casa Branca:
Em um discurso na noite de quinta-feira, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu disse que os ataques ao Irã durariam vários dias para acabar com a ameaça existencial do programa nuclear iraniano:
As IDF divulgaram uma declaração durante a noite explicando a justificativa para o momento do ataque ao Irã, publicada por Kassy Aviva, do Daily Wire:
Nova declaração da IDF sobre as capacidades nucleares iranianas:
Nos últimos meses, informações de inteligência acumuladas forneceram evidências de que o regime iraniano está se aproximando do ponto sem retorno. A convergência dos esforços do regime iraniano para produzir milhares de quilos de urânio enriquecido, juntamente com compostos de enriquecimento descentralizados e fortificados em instalações subterrâneas, permite ao regime iraniano enriquecer urânio a níveis de nível militar, possibilitando a obtenção de uma arma nuclear em um curto espaço de tempo. Além disso, nos últimos anos, e mais ainda desde o início da guerra, foram identificados progressos concretos nos esforços do regime iraniano para produzir componentes de armas adaptados para uma bomba nuclear.
O regime iraniano vem trabalhando há décadas para obter uma arma nuclear. O mundo tentou todos os meios diplomáticos possíveis para impedir isso, mas o regime se recusou a parar.
As Forças de Defesa de Israel (IDF) revelam pela primeira vez que o regime iraniano está desenvolvendo um plano secreto para o avanço tecnológico de todas as etapas do desenvolvimento de uma arma nuclear. No âmbito desse plano, cientistas nucleares seniores do Irã têm trabalhado para desenvolver secretamente todos os componentes necessários para o desenvolvimento de uma arma nuclear.
Nos últimos meses, esse programa se acelerou significativamente, aproximando significativamente o regime da obtenção de uma arma nuclear. Isso é uma evidência clara de que o regime iraniano está operando para obter uma arma nuclear. O Estado de Israel ficou sem escolha. As Forças de Defesa de Israel (IDF) têm a obrigação de agir em defesa dos civis israelenses e continuarão a fazê-lo.
ATUALIZAR :
Dei ao Irã uma chance após a outra de fechar um acordo. Disse a eles, com a maior veemência, para "simplesmente fazerem", mas não importava o quanto tentassem, não importava o quão perto chegassem, simplesmente não conseguiam. Disse a eles que seria muito pior do que qualquer coisa que soubessem, antecipassem ou ouvissem, que os Estados Unidos fabricam o melhor e mais letal equipamento militar do mundo, DE LONGE, e que Israel tem muito dele, com muito mais por vir – e eles sabem como usá-lo. Certos radicais iranianos falaram bravamente, mas não sabiam o que estava prestes a acontecer. Estão todos MORTOS agora, e a situação só vai piorar! Já houve muita morte e destruição, mas ainda há tempo para pôr fim a esse massacre, com os próximos ataques já planejados sendo ainda mais brutais. O Irã precisa fechar um acordo, antes que não reste nada, e salvar o que antes era conhecido como o Império Iraniano. Chega de morte, chega de destruição, SIMPLESMENTE FAÇAM, ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS. Deus abençoe a todos!"
Segunda postagem do presidente Trump às 7h34 EDT:
Há dois meses, dei ao Irã um ultimato de 60 dias para "fechar um acordo". Eles deveriam ter feito isso! Hoje é o 61º dia. Eu disse a eles o que fazer, mas eles simplesmente não conseguiram. Agora, talvez, tenham uma segunda chance!