Presidente Trump demite o Comando Cibernético dos EUA da NSA e o chefe máximo da NSA, Timothy Haugh, e seu vice-diretor
Nenhuma razão oficial foi fornecida para as demissões, mas os conservadores saudaram as demissões como um expurgo há muito esperado de figuras do establishment.
Jim Hoft - 4 abr, 2025
O presidente Donald Trump demitiu o general da Força Aérea Timothy Haugh, diretor da Agência de Segurança Nacional (NSA) e chefe do Comando Cibernético dos EUA.
O general Haugh, um remanescente de Biden que assumiu a liderança de ambas as agências em 2024, foi dispensado de suas funções com efeito imediato, informou o New York Post .
O general Haugh, que sucedeu o general Paul Nakasone há quase um ano, foi informado pela Casa Branca que seu mandato havia terminado. Sua vice civil na NSA, Wendy Noble, também foi dispensada de suas funções.
Noble foi transferido dentro do Pentágono para o cargo de Subsecretário de Defesa para Inteligência.

Nenhuma razão oficial foi fornecida para as demissões, mas os conservadores saudaram as demissões como um expurgo há muito esperado de figuras do establishment.
Durante uma sessão de perguntas e respostas com repórteres a bordo do Força Aérea Um, Trump declarou : "Vamos dispensar pessoas de quem não gostamos, pessoas que achamos que não estão fazendo o trabalho ou pessoas que podem ter lealdade a outra pessoa".
Nesse ínterim, o Tenente-General do Exército William Hartman, anteriormente vice-diretor do Comando Cibernético dos EUA, foi nomeado diretor interino da NSA, enquanto Sheila Thomas atuará como vice-diretora interina.
Esta decisão ocorre em meio a esforços mais amplos para recalibrar o Conselho de Segurança Nacional e outras agências importantes para refletir melhor as prioridades do governo.
Notavelmente, isso ocorre após uma reunião entre o presidente Trump e a ativista conservadora Laura Loomer, que tem falado abertamente sobre a necessidade de pessoal que seja firmemente leal à agenda do presidente.
O Gateway Pundit relatou na quinta-feira que, durante a reunião de Loomer com Trump, Loomer pediu a Trump que demitisse vários membros da equipe do Conselho de Segurança Nacional, incluindo seu principal vice-conselheiro de segurança nacional, Alex Wong.
Axios observa que ela ficou furiosa porque vários “neocons” passaram pelo processo de seleção e conseguiram empregos na administração.
A CNN informou que uma demissão foi resultado direto da reunião de Trump com Loomer. Não se sabe se as outras estavam relacionadas ou já estavam em andamento.
Leia mais: