Primeiro-ministro canadense Justin Trudeau considera renúncia dramática enquanto a situação fica "fora de controle": relatório
Tradução Google, original e postagens X aqui
O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, está na corda bamba depois que a ministra das Finanças, Chrystia Freeland, renunciou na segunda-feira.
“Estamos pedindo a renúncia de Justin Trudeau”, disse o líder do Novo Partido Democrata, Jagmeet Singh, de acordo com a CTV .
A rede informou que renunciar está entre as opções que Trudeau está considerando.
Anthony Housefather, membro do Parlamento pertencente ao Partido Liberal de Trudeau, também disse que Trudeau deveria sair .
“Temos uma escolha agora. Ou fazemos a mudança, ou não fazemos”, disse Housefather.
“Acredito que o primeiro-ministro já passou dessa vida útil”, disse ele. “Precisamos ter um líder diferente com uma visão diferente se quisermos ser viáveis na próxima eleição.”
O líder conservador Pierre Poilievre abordou a situação: “Tudo saiu do controle”.
Completar esta enquete lhe dá direito a atualizações de notícias do The Western Journal gratuitamente por e-mail. Você pode cancelar a qualquer momento. Você também concorda com nossa Política de Privacidade e Termos de Uso .
Dominic LeBlanc foi nomeado ministro das Finanças.
Quando Freeland saiu, seu Departamento de Finanças relatou que a nação enfrenta um déficit de US$ 61,9 bilhões para o ano fiscal de 2023-24. Freeland havia estabelecido uma meta de US$ 40,1 bilhões.
A carta de renúncia de Freeland dizia que Trudeau estava brincando com “truques políticos caros” em vez de abordar questões mais importantes, como as tarifas que o presidente eleito Donald Trump ameaçou invocar, de acordo com o The New York Times .
Trudeau queria ter um feriado fiscal sobre vendas e enviar dinheiro aos contribuintes.
Os canadenses , escreveu ela, “sabem quando estamos trabalhando para eles e também sabem quando estamos focados em nós mesmos”.
Na segunda-feira, Sean Fraser, o ministro da Habitação, também anunciou que iria renunciar.
Poilievre disse que o governo do Canadá é instável quando precisa ser forte, de acordo com a Newsmax .
“Justin Trudeau perdeu o controle, mas está se mantendo no poder”, disse ele.
“Todo esse caos, toda essa divisão, toda essa fraqueza está acontecendo enquanto nosso maior vizinho e aliado mais próximo está impondo tarifas de 25 por cento sob um Trump recentemente eleito com um mandato forte, um homem que sabe como identificar fraquezas.”