Procurador-geral Bondi lança bomba atômica sobre Newsom sobre o que está por vir
Alisha Rodriguez - 10 Junho, 2025
Em resposta aos tumultos e protestos contra as deportações do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) em Los Angeles, Califórnia, a Procuradora Geral Pam Bondi fez um forte alerta.
Em meio aos protestos e ao caos na cidade devido à repressão imigratória do presidente Donald Trump, Bondi comentou em uma entrevista ao âncora da Fox News, Sean Hannity, que Los Angeles "parece um país do Terceiro Mundo".
"Faremos cumprir a lei independentemente do que eles fizerem", diz a declaração. Olhe para fora; parece uma nação do Terceiro Mundo, mas não é. São os Estados Unidos. "Não toleraremos isso", declarou Bondi.
O procurador-geral continuou declarando que agressores de autoridades policiais estaduais e federais enfrentarão processo federal pelo Departamento de Justiça.
Bondi declarou: “Defenderemos o LAPD e o gabinete do xerife se a Califórnia não proteger sua aplicação da lei”.
De acordo com Bondi, nove pessoas já foram acusadas de crimes federais relacionados aos protestos, "e mais estão por vir", incluindo saques e agressões contra policiais.
“O que vamos fazer é aplicar a lei independentemente do que eles façam. Olhem para isso lá fora, parece um país do terceiro mundo e não é. São os Estados Unidos da América. Não estamos tolerando isso e Donald Trump não tolerará isso. Vejam tudo isso — os grandes homens e mulheres da polícia de Los Angeles. Nós os protegeríamos. Se eles não os protegerem e processarem as pessoas que abusarem da polícia de Los Angeles durante uma agitação civil sob o 18 USC 2:30:1, podemos processar federalmente as pessoas que agredirem policiais estaduais com uma pena máxima de cinco anos de prisão, e faremos isso”, disse Bondi.
“Vamos processá-los em nível federal. Se a Califórnia não proteger a polícia, nós não... Além disso, temos nove processos abertos neste momento e mais por vir por agressão a policiais federais. Nos casos de coquetéis molotov que vocês viram, indiciamos um e mais por vir. Os saqueadores começaram a saquear ontem à noite, indo para lojas de conveniência e farmácias. Normalmente, não se acusam esses indivíduos, como acontece atualmente com a lei federal”, acrescentou Bondi.
“De acordo com a Lei Hobbs, estamos acusando de roubo. Se você saquear um negócio na Califórnia, você enfrentaria uma pena máxima de 20 anos de prisão. Se você cuspir em um policial federal, não mais. Como disse o presidente Trump, você cospe, nós batemos. Se você cuspir em um policial federal, nós o acusaremos de um crime federal. Você enfrentará uma pena máxima de até cinco anos de prisão”, declarou ela.
Bondi continuou: “O caso em que o sujeito estava quebrando blocos de concreto e os jogando em viaturas policiais... o policial federal machucou a mão. Ele estava usando uma máscara. O FBI o identificou. Nosso incrível procurador federal está trabalhando com... Temos feito um trabalho notável. Esse sujeito acaba de ser identificado e eles estão executando um mandado de busca em sua casa neste exato momento. E ele foi identificado. Se vocês virem o rosto dele, ele estará na lista dos mais procurados. Vocês deram a notícia, os rostos dele estão por aí. É ele. Ele foi identificado pelo FBI graças a um ótimo trabalho policial. Então, vocês podem correr, não podem se esconder. Estamos atrás de vocês em nível federal. Se vocês agredirem um policial, se roubarem uma loja, se saquearem ou cuspirem em um policial, nós estamos atrás de vocês.”
No meio dos protestos contra o ICE em Los Angeles, Califórnia, Trump ameaçou punir manifestantes que cuspissem em policiais.
Em reação aos tumultos e ao caos, Trump informou aos repórteres que está pensando em usar a Lei da Insurreição.
Uma das principais organizações por trás dos protestos anti-ICE de domingo nas ruas de Los Angeles foi revelada em um artigo recente, o que resultou em vários agentes do ICE sendo insultados e assediados.