Projeto de lei do Texas que exige os Dez Mandamentos nas salas de aula das escolas públicas vai para a mesa do governador
Melanie Wilcox - 25 MAIO, 2025
Um projeto de lei que obriga a exibição dos Dez Mandamentos em todas as salas de aula das escolas públicas do Texas está a um passo de se tornar lei após ser aprovado pela Câmara dos Representantes do estado em uma votação decisiva no domingo.
A legislação , conhecida como Projeto de Lei do Senado 10 (SB 10), foi aprovada pela Câmara por 88 a 49 após uma semana de debates acalorados e rejeitou emendas de parlamentares democratas, informou o Texas Tribune .
O projeto de lei, aprovado pelo Senado estadual em março, por 20 votos a 11, segundo as linhas partidárias, agora segue para o governador republicano do Texas, Greg Abbott, que deve sancioná-lo, informou o Tribune. O gabinete de Abbott não se pronunciou sobre a aprovação do projeto.
https://t.co/ZI0oVHk4Xz
O Texas está prestes a se tornar o maior estado do país a tornar obrigatória a exibição dos Dez Mandamentos em todas as salas de aula de escolas públicas, segundo uma proposta apoiada pelos republicanos que avançou para uma votação importante no sábado.— CBS 13 News (@WGME) 25 de maio de 2025
O vice-governador republicano Dan Patrick, um dos principais proponentes da SB 10, priorizou a legislação para esta sessão, chamando-a de uma forma de incutir valores morais nos alunos. "Ao implementar os Dez Mandamentos em nossas salas de aula de escolas públicas, garantimos que nossos alunos recebam a mesma bússola moral fundamental que os antepassados do nosso estado e do país", disse Patrick .
O projeto de lei exige que todas as escolas públicas de ensino fundamental e médio do Texas "exibam em local visível em cada sala de aula da escola um pôster durável ou uma cópia emoldurada dos Dez Mandamentos". Cada pôster deve ter pelo menos 40 cm de largura e 50 cm de altura e incluir o texto exato dos mandamentos , conforme estabelecido na legislação. A lei permite que as escolas utilizem pôsteres doados por particulares ou fundos distritais e define a implementação para o ano letivo de 2025-26.
São esperados desafios legais e constitucionais. Em 1980, a Suprema Corte dos EUA decidiu que a exibição dos Dez Mandamentos em salas de aula era inconstitucional no caso Stone v. Graham , uma decisão que provavelmente ressurgirá em litígios. A Louisiana, que promulgou uma lei semelhante no ano passado sob o governo republicano de Jeff Landry, enfrenta atualmente um desafio legal de uma coalizão de pais multirreligiosos.
O projeto de lei do Texas não contém nenhuma disposição de execução e ainda não está claro como o descumprimento por parte de distritos ou educadores individuais será tratado. Uma análise da comissão da Câmara do Texas afirmou que o projeto de lei "não cria expressamente uma infração criminal".
Os defensores do projeto de lei dizem que os Dez Mandamentos fazem parte da herança americana.
“Os Dez Mandamentos fazem parte da nossa história no Texas e nos Estados Unidos”, disse o senador estadual Phil King, principal autor do projeto de lei.