Putin apoia Harris para presidente
“Nosso favorito era Biden, mas agora que ele desistiu, apoiamos Harris.”
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2Fecd7a0a4-b413-449b-a67d-c5ae25759e87_768x403.jpeg)
RESIST THE MAINSTREAM
Jordyn M. - 5 SET, 2024
O presidente russo, Vladimir Putin, manifestou seu apoio à vice-presidente Kamala Harris nas próximas eleições presidenciais dos EUA em novembro.
Falando no Fórum Econômico Oriental da Rússia, em Vladivostok, Putin fez a declaração surpreendente apenas um dia após os Estados Unidos emitirem acusações acusando Moscou de interferência eleitoral.
Putin, conhecido por seus comentários frequentemente irônicos sobre a política dos EUA, fez referência ao apoio do presidente Joe Biden a Harris após sua retirada da disputa.
“Primeiramente, Biden recomendou que todos os seus apoiadores apoiassem a Sra. Harris”, disse Putin.
“Aqui, nós também faremos isso, nós vamos apoiá-la”, ele acrescentou com um sorriso irônico, conforme descrito pelo Insider Paper (IP).
O líder russo elogiou a risada de Harris, afirmando: “Ela ri de forma tão contagiante que mostra que está tudo bem com ela”.
Ele também sugeriu que Harris pode estar menos inclinada a impor sanções à Rússia em comparação ao presidente Donald Trump, que Putin observou ter imposto inúmeras sanções durante seu mandato.
Esse endosso contrasta fortemente com as declarações anteriores de Putin, segundo o IP.
Em fevereiro, ele apoiou Biden em vez de Trump, chamando o atual presidente de mais “previsível”.
A Casa Branca respondeu pedindo a Putin que “ficasse fora” das eleições dos EUA.
O momento dos comentários de Putin é particularmente notável, ocorrendo apenas um dia após os Estados Unidos indiciarem dois funcionários da rede de notícias estatal russa RT e imporem sanções aos seus principais editores.
O Departamento do Tesouro dos EUA os acusou de tentar influenciar as próximas eleições nos EUA .
Em resposta a essas sanções, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, denunciou as acusações como falsas, chamando-as de “uma operação óbvia, uma campanha de informação… que foi preparada há muito tempo”.
O IP observou que ela alertou sobre uma resposta dura que fará “todos estremecerem”.
Autoridades dos EUA alertaram repetidamente sobre interferência estrangeira nas eleições americanas, com acusações contra Moscou que remontam à disputa de 2016 entre Trump e Hillary Clinton.
As próximas eleições não foram exceção, com preocupações sobre interferência estrangeira permanecendo altas.
Trump, por sua vez, fez afirmações ousadas sobre o fim do conflito na Ucrânia em “24 horas” se for reeleito e elogiou Putin como um “cara muito inteligente”.
Putin levou esses comentários “muito a sério”, de acordo com sua declaração de julho.
À medida que a corrida presidencial dos EUA esquenta, o apoio um tanto inesperado de Putin a Harris acrescenta outra camada de complexidade a uma temporada eleitoral já contenciosa.
Um usuário do X disse sobre a notícia: “Putin apoiou Kamala Harris. Ele sabe quem será mais previsível e controlável.”
“Vou ficar com o cara que Putin tem medo”, acrescentou.
Outro escreveu: “Putin prefere Harris a Trump. Claro que sim.”
“Se você fosse Putin , quem você gostaria de ter no comando? O cara com uma visão para tornar a América FORTE,” continuou o comentarista.
“Ou o comunista literal que continuará a contribuir para o declínio da América.”