Putin destacou o poder militar e a navegação no Ártico ao visitar Murmansk
O papel da Frota Militar do Norte e o desenvolvimento da Rota Marítima do Norte estavam na agenda.

Thomas Nilsen - 27 mar, 2025
Vladimir Putin chegou a Murmansk na tarde de quinta-feira. A comitiva foi diretamente do aeroporto para o memorial da Segunda Guerra Mundial, por moradores locais chamados Alyosha , onde o líder russo depositou flores ao lado da Chama Eterna.
Em frente ao monumento de 35 metros de altura, grandes cartazes comemorando o próximo 80º aniversário da vitória na Segunda Guerra Mundial já estão em exibição.
De Alyosha , Putin passou pelo memorial do submarino Kursk sem parar. A vela do malfadado submarino que afundou no Mar de Barents em 12 de agosto de 2000, matando todos os 118 marinheiros a bordo, forma o monumento.
No palácio da cultura Kirov, no centro de Murmansk, Putin participou do Fórum Ártico , a conferência de alto nível da Rússia sobre questões do Ártico.

O papel da Frota Militar do Norte e o desenvolvimento da Rota Marítima do Norte estavam na agenda.
No local do Fórum Ártico, Putin foi recebido por Alexey Chekunkov, Ministro do Desenvolvimento do Extremo Oriente e do Ártico.
Em seu discurso, Putin destacou que Murmansk é o porto de origem da frota quebra-gelo nuclear da Rússia. "É conhecido por desempenhar um papel decisivo no desenvolvimento das rotas de navegação do Ártico e do Ártico como um todo."
Putin destacou a poderosa Frota do Norte que "garante a segurança das fronteiras árticas da Rússia". Ele agradeceu aos marinheiros por seus serviços e especialmente "pela coragem que estão demonstrando durante a operação militar especial" — a terminologia de Putin para a sangrenta guerra em grande escala que ele iniciou contra a Ucrânia em 2022.
"Deixe-me repetir: aqui no Ártico, nesta região estratégica e importante para nós, enfrentamos tarefas sistêmicas e de grande escala. Devemos fortalecer a infraestrutura de transporte e logística, expandir as oportunidades para a economia e os negócios com a proteção obrigatória dos ecossistemas sensíveis do Ártico", disse Putin em seu discurso que foi transmitido ao vivo pelo portal da web do Kremlin .
Putin visitou Murmansk pela última vez em julho de 2023, quando foi ao Kola Yard da Novatek em Belokamenka, a fábrica que construiu as estruturas baseadas em gravidade para projetos de GNL no Ártico.