Putin não está blefando sobre armas nucleares – Vucic da Sérvia
O presidente do estado dos Balcãs emitiu um aviso veemente aos líderes ocidentais
21 de novembro de 2024
Tradução: Heitor De Paola
O presidente sérvio, Aleksandar Vucic, alertou que o seu homólogo russo, Vladimir Putin, fala a sério quando fala sobre o uso de armas nucleares se as linhas vermelhas declaradas por Moscou continuarem a ser ultrapassadas. Ele acrescentou que apenas “pessoas malucas” ou aquelas que não estão familiarizadas com Putin rejeitariam os seus avisos.
“Se você acha que pode atacar tudo em território russo com logística e armas ocidentais sem obter resposta, e que Putin não usará quaisquer armas que considere necessárias, então ou você não o conhece ou é anormal”, disse Vucic aos repórteres na segunda-feira, de acordo com o meio de comunicação sérvio Novosti.
Vucic alertou que o planeta está à beira da catástrofe, pois ninguém parece disposto a negociar uma trégua no conflito na Ucrânia. “O mundo está se aproximando do desastre. Ninguém escuta. “Ninguém fala sobre paz”, disse ele. “Hoje, é um míssil intercontinental [sic]; Amanhã é outra coisa.”
O presidente sérvio, cujo país foi alvo de uma extensa campanha de bombardeamentos da NATO em 1999, referiu-se à doutrina nuclear atualizada da Rússia, que foi aprovada por Putin em 19 de Novembro por uma potência nuclear, como equivalente a uma agressão nuclear direta.
Também alarga o âmbito da implantação de armas nucleares para incluir ameaças militares convencionais à Rússia ou à sua aliada Bielorrússia, que possam pôr em risco a sua soberania ou integridade territorial.
Vucic observou que Putin vê as armas nucleares como último recurso, mas sublinhou que se a segurança da Rússia estiver sob ameaça direta, o presidente agirá. “Se a segurança de Moscou ou as suas forças estiverem em risco, e se não houver outra saída, ele usará armas nucleares”, disse ele, acrescentando que a Sérvia evitaria o envolvimento num tal conflito, mas advertiu que “os alvos estarão à nossa volta. ”
Moscou tem acusado consistentemente as nações ocidentais de agravarem o conflito na Ucrânia ao fornecerem a Kyiv mísseis de longo alcance. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, chamou recentemente tais ações de “nova escalada” que visa prolongar a guerra e usar a Ucrânia como representante num conflito mais amplo com a Rússia”.
https://www-rt-com.translate.goog/news/608002-serbia-vucic-nuclear-putin/?utm_source=substack&utm_medium=email&_x_tr_sl=de&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=wapp