Putin supervisiona exercícios da tríade nuclear de seu bunker
Um submarino de mísseis balísticos classe Delta-IV no Mar de Barents participou dos exercícios nucleares de larga escala esperados pela Rússia na terça-feira.
Thomas Nilsen - 29 OUT, 2024
Foi o SSBN Novomoskovsk da Frota do Norte que lançou um míssil Sineva do Mar de Barents, informou o Ministério da Defesa . Simultaneamente, um míssil Bulava foi lançado do submarino Knyaz Oleg da classe Borei da Frota do Pacífico .
Os dois mísseis balísticos cruzaram os céus do Ártico e supostamente atingiram seus alvos. Esta informação não é verificada por fontes independentes.
Ao mesmo tempo, um míssil balístico Yars foi lançado do cosmódromo de Plesetsk, na região de Arkhangelsk.
"Gostaria de salientar imediatamente que a Rússia confirma sua posição fundamental de que o uso de armas nucleares é uma medida extrema e excepcional para garantir a segurança do Estado", disse Putin enquanto os comandantes da tríade (marítima, aérea e terrestre) ouviam por meio de videoconferências.
Uma gravação da sessão foi publicada pelo Kremlin .
Os exercícios com armas nucleares foram conduzidos pelo Centro de Controle de Defesa Nacional, liderado pelo Ministro da Defesa Andrei Belousov.
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F68abfc96-70ef-4c79-b94b-cdf1bb96714c_960x548.jpeg)
A parte aérea da tríade nuclear da Rússia participou com bombardeiros de longo alcance Tu-95MS lançando mísseis de cruzeiro.
O Ministro Belousov disse que um dos objetivos dos exercícios era verificar o nível de preparação dos órgãos de comando militar e as habilidades da equipe de gestão e operação na organização da gestão de forças subordinadas.
Outro objetivo era obviamente sinalizar a dissuasão da Rússia para potenciais inimigos.
"Dadas as crescentes tensões geopolíticas e o surgimento de novas ameaças e riscos externos, é importante ter forças estratégicas modernas que estejam constantemente prontas para uso em combate", disse Putin.
Ele deixou claro que a Rússia continuará a modernizar suas armas nucleares.
"Continuaremos a melhorar todos os seus componentes. Temos os recursos para isso", disse Putin.
Ele observou que não se trata de uma nova corrida armamentista.
"Gostaria de enfatizar que não vamos nos envolver em uma nova corrida armamentista, mas manteremos as forças nucleares no nível de suficiência necessário."
Os exercícios que testam todas as pernas da tríade nuclear são um evento anual que normalmente ocorre no outono.