Quão popular é DOGE entre os eleitores americanos? Nova pesquisa mostra apoio "massivo"
76% dos 2.443 eleitores registrados nos EUA que foram entrevistados para a pesquisa disseram apoiar o esforço para identificar e reduzir o desperdício e a fraude nos gastos do governo.

AG Staff - 26 FEV, 2025
Uma pesquisa da Harvard CAPS Harris mostra que a iniciativa do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) do governo Trump tem forte apoio público por seu foco na eliminação do desperdício, da fraude e da ineficiência do governo.
76% dos 2.443 eleitores registrados nos EUA que foram entrevistados para a pesquisa disseram apoiar o esforço para identificar e reduzir o desperdício e a fraude nos gastos do governo.
Os resultados da pesquisa contrastam fortemente com grande parte da cobertura da mídia tradicional sobre os esforços do DOGE, que tem sido amplamente negativa.
Entre outras descobertas da pesquisa, impressionantes 83% dos eleitores entrevistados dizem que o governo deveria reduzir despesas em vez de aumentar impostos e que uma análise completa das despesas é necessária.
A pesquisa, realizada entre 19 e 20 de fevereiro, também descobriu que 7 em cada 10 eleitores acham que os gastos do governo são um desperdício e concordam em cortar US$ 1 trilhão em despesas.
Pesquisadores dizem que as investigações do DOGE foram uma das políticas do governo Trump que atualmente estão recebendo alta aprovação dos eleitores dos EUA, com a deportação de imigrantes ilegais que cometeram crimes e o fechamento da fronteira completando as três principais.
Um comunicado de imprensa de Mark Penn, codiretor da Harvard CAPS Harris Poll e presidente e CEO da Stagwell, declarou:
As pessoas estão assumindo uma atitude geralmente positiva de esperar para ver por Trump, mas realmente reavaliaram suas atitudes em relação a Biden, Harris e os democratas, assumindo uma atitude muito mais dura e negativa. Trump tem uma oportunidade real aqui — estamos vendo uma aprovação saudável e lenta caminhando em direção à aprovação real com base em como os próximos meses se desenrolam.
A pesquisa mostra forte desacordo entre eleitores republicanos e democratas, o que parece coincidir com uma pesquisa Ipsos do Washington Post de 13 a 19 de fevereiro, mostrando uma clara divisão entre Elon Musk e a equipe DOGE em termos de linhas partidárias.
A pesquisa mostrou que 70% dos republicanos apoiavam Musk e o DOGE, com apenas 6% dos democratas entrevistados indicando aprovação.
A pesquisa Harvard CAPS Harris também mostrou que 68% dos independentes entrevistados acreditam que os democratas deveriam aderir aos esforços republicanos para reduzir os gastos do governo e cortar desperdícios.
Independentemente do que os eleitores sintam sobre as personalidades envolvidas, parece que há forte apoio à redução da pegada fiscal do governo federal.