Regime de Assad cai para rebeldes, Israel envia tropas para zona de proteção com a Síria
"Enfatizamos que as IDF não intervêm nos eventos que ocorrem na Síria", diz o porta-voz das IDF.
STAFF - 8 DEZ, 2024
Após quase 14 anos de guerra civil, o governo sírio entrou em colapso no domingo de manhã, quando forças rebeldes tomaram o controle de Damasco, informou a AP .
Uma declaração transmitida pela televisão estatal síria disse que o presidente Bashar Assad foi deposto e todos os detidos foram libertados.
Horas antes, um monitor de guerra da oposição síria relatou que Assad havia deixado o país para um local não revelado, fugindo de rebeldes que disseram ter entrado em Damasco.
A Reuters citou duas fontes sírias dizendo que havia uma probabilidade muito alta de que Assad tenha morrido em um acidente de avião depois que seu avião fez uma curva em U e desapareceu do mapa.
Após a queda do regime sírio de Assad, o tenente-coronel Avichay Adraee, porta-voz de língua árabe das Forças de Defesa de Israel, anunciou que Israel enviou forças para sua zona de proteção com a Síria.
“À luz dos eventos na Síria e com base em uma avaliação da situação e da possibilidade de homens armados entrarem na zona-tampão, as IDF mobilizaram forças na zona-tampão e em vários pontos defensivos necessários para garantir a segurança dos moradores das cidades das Colinas de Golã e dos cidadãos do Estado de Israel”, tuitou Adraee.
“Enfatizamos que as IDF não intervêm nos eventos que ocorrem na Síria”, acrescentou Adraee.