Reino Unido Deixa de Assinar Declaração dos Líderes Sobre Ação Climática
O Reino Unido não assinou uma declaração de um grupo de países que pressiona por uma ação global mais rápida em matéria de alterações climáticas.
BBC NEWS
Joshua Nevett - 20.9.23
A Coligação de Alta Ambição foi apoiada por 17 líderes mundiais no seu apelo a cortes mais rápidos nas emissões de carbono.
O Reino Unido, membro fundador do grupo, foi acusado de abandonar a liderança climática por não assinar a declaração ou não falar na cimeira.
Um porta-voz do governo disse que o Reino Unido “continua sendo um líder mundial” nas mudanças climáticas e na entrega de emissões líquidas zero.
“Alcançamos a redução mais rápida nas emissões de gases com efeito de estufa no G7 – reduzindo-as em 50% desde 1990”, acrescentou o porta-voz.
Apesar de não assinar a declaração, o Reino Unido “continuará a trabalhar com homólogos internacionais” para combater as alterações climáticas, disse o porta-voz.
A Coligação de Alta Ambição divulgou o comunicado na terça-feira, na véspera de uma importante cimeira climática da ONU em Nova Iorque.
O governo do Reino Unido alarmou grupos climáticos depois que a BBC relatou os planos do primeiro-ministro Rishi Sunak de diluir algumas políticas verdes.
Livro de HEITOR DE PAOLA
- RUMO AO GOVERNO MUNDIAL TOTALITÁRIO -
As Grandes Fundações, Comunistas, Fabianos e Nazistas
https://livrariaphvox.com.br/rumo-ao-governo-mundial-totalitario
Desde então, Sunak fez um discurso sobre os seus planos, que incluem o adiamento da proibição da venda de novos automóveis a gasolina e diesel de 2030 para 2035.
O governo disse que, como parte das obrigações climáticas, o Reino Unido atingirá zero emissões líquidas de carbono até 2050 - o que significa que o país pretende retirar da atmosfera tantas emissões de gases com efeito de estufa - como o dióxido de carbono - quantas as que colocar.
Sunak disse estar confiante de que “podemos adotar uma abordagem mais pragmática, proporcional e realista para atingir o zero líquido, o que alivia o fardo dos trabalhadores”.
Tina Stege, enviada para o clima da Coligação de Alta Ambição, disse à BBC que espera que o Reino Unido “poderia apoiar os compromissos estabelecidos na declaração, que são o que consideramos necessário para enfrentar a crise climática antes da COP”.
Mas ela acrescentou: “A composição do HAC não é fixa – ela evolui à medida que as posições se fortalecem e líderes ambiciosos se unem”.
Especialistas verdes disseram que a decisão do Reino Unido de não assinar a declaração da Coligação de Alta Ambição sugere que o Reino Unido estava a recuar no seu papel de liderança climática.
"Sucessivos primeiros-ministros britânicos de ambos os partidos lideraram esforços internacionais para aumentar a ambição global em matéria de alterações climáticas, inclusive através deste tipo de coligações globais, por isso é uma mudança notável ver a Grã-Bretanha recuar nesse papel sob Sunak", disse Joss Garman, executivo diretor da Fundação Europeia para o Clima.
“Isso certamente prejudicará as relações estratégicas da Grã-Bretanha com muitas partes do mundo”.
Embora o Reino Unido tenha assinado inúmeras declarações anteriores da coligação – da qual é membro fundador – não colocou o seu nome nas quatro anteriores.
Mas outros grandes emissores - como a China, a Índia e os Estados Unidos - não assinam estas declarações, e muitos dos países listados têm um historial misto em termos de progresso na consecução dos seus objectivos climáticos.
Entretanto, a Cimeira da ONU sobre Ambição Climática está a decorrer em Nova Iorque, onde líderes ou ministros anunciarão ações específicas que cumprem os seus compromissos de redução das emissões.
Sunak decidiu não comparecer, mas não é o único, uma vez que os dois maiores emissores do mundo, a China e os EUA, não comparecerão.
A lista de oradores na cimeira do clima não incluiu o Reino Unido, o Japão ou a Índia.
Mas a fasquia para falar foi elevada, com o chefe da ONU, António Guterres, a deixar claro que apenas os líderes que tivessem feito planos concretos para alcançar zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa seriam autorizados a discursar na cimeira.
- TRADUÇÃO: GOOGLE
- ORIGINAL, + IMAGENS, VÍDEOS E LINKS >
https://www.bbc.com/news/uk-politics-66868681?at_medium=RSS&at_campaign=KARANGA