Relatório: Kilmar Abrego Garcia, membro deportado da gangue MS-13, foi detido por tráfico de pessoas em 2022
AMERICAN GREATNESS - Debra Heine - 17 abril, 2025
Novas evidências surgiram de que Kilmar Abrego Garcia, o suposto membro da gangue MS-13 e agressor de mulheres que foi deportado para El Salvador no mês passado, se envolveu em tráfico de pessoas há vários anos.
Em uma reportagem exclusiva, o Tennessee Star noticiou na quarta-feira que, em dezembro de 2022, a Patrulha Rodoviária do Tennessee (THP) flagrou Garcia contrabandeando sete supostos imigrantes ilegais em uma van no Tennessee. Garcia e os sete indivíduos teriam sido pegos no meio da viagem, da fronteira do Texas para Maryland. A THP deteve a equipe até que o FBI, sob o então diretor Christopher Wray, ordenou que a THP os libertasse.
O Star obteve informações sobre a parada, “incluindo a identidade do policial do THP, o número do distintivo do policial e o código do Relatório de Despacho Computadorizado atribuído ao incidente”.
Durante a abordagem de trânsito de quase duas horas, "um policial determinou que Abrego Garcia estava operando o veículo sem uma carteira de motorista válida e começou a procurar informações sobre ele", de acordo com fontes do THP do Star.
As fontes também indicaram que alguém no carro, possivelmente o próprio Garcia, pode estar em uma lista de terroristas monitorados.
Os policiais no local chamaram o FBI, que os instruiu a “tirar fotos de todas as oito pessoas no veículo e documentar seu conteúdo”.
Após as fotos serem tiradas, de acordo com uma fonte do THP, o FBI ordenou aos policiais que "libertassem todos os oito indivíduos". Os policiais do THP atenderam à solicitação, apesar da preocupação de que Abrego Garcia estivesse envolvido em tráfico de pessoas e dirigindo sem carteira, uma contravenção no Tennessee.
Garcia cruzou a fronteira para os Estados Unidos ilegalmente em 2011 e, quando foi preso em 2019, alegou que teve que fugir de El Salvador quando era adolescente para escapar da violência de gangues.
Tanto o juiz de imigração original quanto o Conselho de Apelações de Imigração, em 2019, concluíram que havia evidências suficientes de que Garcia era membro da MS-13 e, como tal, um perigo para o público.
Um juiz de imigração posteriormente proibiu o retorno de Garcia a El Salvador, alegando que era "mais provável que ele fosse perseguido" lá. Mas agora, como o presidente Trump designou a MS-13 como uma organização terrorista estrangeira, a decisão do juiz não é mais aplicável, de acordo com o assessor de Segurança Interna da Casa Branca, Stephen Miller.
Apesar das crescentes evidências de que Kilmar Abrego Garcia é um membro violento da gangue MS-13, traficante de pessoas e agressor de mulheres, os democratas do Congresso lançaram uma campanha completa para que ele seja devolvido aos Estados Unidos.
O senador Chris Van Hollen (Md.) viajou para El Salvador na quarta-feira em uma tentativa fracassada de pressionar o presidente salvadorenho Bukele a "fazer a coisa certa" e libertar Garcia.
Van Hollen se encontrou com Félix Ulloa, vice-presidente de El Salvador, que se recusou a lhe conceder um encontro com Garcia, presencial ou virtualmente. Ele também negou o pedido do senador para que a prisão facilitasse uma ligação telefônica entre Garcia e sua família.
"Perguntei a ele se, se eu voltasse na semana que vem, conseguiria ver o Sr. Abrego Garcia. Ele disse que também não podia prometer isso", disse Van Hollen aos repórteres.
O vice-presidente JD Vance criticou duramente os democratas e seus aliados da mídia na terça-feira, argumentando que suas exigências de "devido processo legal" para criminosos estrangeiros ilegais são irracionais.
“O processo a ser seguido depende dos nossos recursos, do interesse público, do status do acusado, da punição proposta e de muitos outros fatores”, escreveu Vance no X.
Quando a mídia e a extrema esquerda ficam obcecadas com um membro da gangue MS-13 e exigem que ele seja devolvido aos Estados Unidos para uma *terceira* audiência de deportação, o que eles realmente querem dizer é que querem que a grande maioria dos imigrantes ilegais fique aqui permanentemente.
Aqui vai um teste útil: pergunte às pessoas que choram pela falta de devido processo legal o que exatamente elas propõem para lidar com os milhões e milhões de imigrantes ilegais de Biden. E com restrições razoáveis de recursos e juízes administrativos, a solução deles nos permite deportar pelo menos alguns milhões de pessoas por ano?
Se a resposta for não, eles entregaram o jogo. Eles não querem segurança nas fronteiras. Eles não querem que deportemos as pessoas que entraram ilegalmente em nosso país. Eles querem realizar, por meio de processos judiciais falsos, o que não conseguiram realizar politicamente:
A ratificação da invasão de migrantes ilegais de Biden.
O presidente Trump e eu não vamos tolerar isso.
Na quarta-feira, a mãe da mulher assassinada em Maryland, Rachel Morin, participou da coletiva de imprensa na Casa Branca, onde criticou Van Hollen por viajar para El Salvador na tentativa de resgatar o criminoso deportado.
Patty Morin descreveu graficamente o assassinato de sua filha de 37 anos em 2023 por Victor Martinez-Hernandez, um imigrante ilegal salvadorenho e membro da MS-13 que foi condenado na segunda-feira pelo crime, antes de expressar sua frustração com o senador de seu estado natal.
"Eu simplesmente não entendo isso", disse Morin aos repórteres. "Um senador de Maryland que nem sequer reconheceu — ou mal reconheceu — minha filha e a morte brutal que ela sofreu, deixando seus cinco filhos sem mãe" escolheu "usar o dinheiro dos meus impostos para voar até El Salvador e trazer de volta uma pessoa... que nem sequer é cidadã americana".
Os democratas no Congresso atualmente têm um índice de aprovação recorde de 21%.
Atualizar:
Bill Melugin, da Fox News, obteve uma imagem da câmera corporal da polícia e um relatório da Segurança Interna da abordagem policial de 2022 e os compartilhou no X.
Segundo relatos, ele estava com oito pessoas sem bagagem no carro e alegou que as estava levando do Texas para Maryland para trabalhar em uma construção. Todos os passageiros informaram o mesmo endereço residencial de Abrego Garcia. O relatório afirma que Abrego Garcia foi evasivo durante o interrogatório e que tinha a carteira de habilitação vencida.
Ele não foi preso nem acusado de nenhum crime em relação ao incidente.
Debra Heine é uma mãe católica conservadora de seis filhos e comentarista política de longa data. Ela escreveu para vários sites de notícias conservadores ao longo dos anos, incluindo Breitbart e PJ Media.