RELIGION > Arquidiocese Católica Romana de São Francisco pede falência em meio a processos de abuso sexual
A Diocese Católica de Oakland entrou com pedido de falência em maio em meio a 330 processos de abuso sexual para estabilizar suas finanças
FOX NEWS
Louis Casiano - 21 AGOSTO, 2023
Enfrentando centenas de ações judiciais acusando a Igreja Católica de permitir o abuso sexual infantil, a Arquidiocese Católica Romana de San Francisco entrou com pedido de falência na segunda-feira em um esforço para facilitar quaisquer possíveis acordos.
O arquivamento do Capítulo 11 em um tribunal de San Francisco permitirá que a diocese interrompa os processos enquanto desenvolve um plano para realizar negociações de acordos, disse o arcebispo Salvatore Cordileone em um comunicado.
"A triste realidade é que a arquidiocese não tem nem os meios financeiros nem a capacidade prática para litigar todas essas reivindicações de abuso individualmente e, portanto, após muita consideração, concluiu que o processo de falência era a melhor solução para fornecer uma compensação justa e equitativa aos sobreviventes inocentes que foram feridos", escreveu ele em um comunicado.
“Acreditamos que o processo de falência é a melhor maneira de fornecer uma solução compassiva e equitativa para os sobreviventes de abuso, garantindo a continuidade dos ministérios vitais para os fiéis e para as comunidades que dependem de nossos serviços e caridade”, acrescentou.
A "esmagadora maioria" das mais de 500 denúncias de abuso sexual ocorreu há 30 anos ou mais envolvendo padres que não estão mais ativos no ministério ou que já faleceram, disse a diocese.
As 88 paróquias e escolas da diocese, que atende 442 mil católicos nos condados de São Francisco, San Mateo e Marin, continuarão funcionando normalmente. Eles são geridos de forma independente e autofinanciados e não foram incluídos no processo judicial.
As ações judiciais surgiram após uma lei da Califórnia de 2019 que permitia que as pessoas apresentassem ações por abuso sexual infantil que, de outra forma, teriam sido proibidas devido ao término do prazo de prescrição.
A Rede de Sobreviventes de Abusos de Padres, conhecida como SNAP, disse que a arquidiocese era “moralmente corrupta” e que não acredita que a instituição esteja tão necessitada financeiramente como afirma.
“Duvidamos seriamente que a Arquidiocese de São Francisco não tenha os bens para resolver estes processos, e consideramos perturbador que o Arcebispo Cordileone tenha afirmado que esta é a ‘melhor forma’ de resolver os processos das vítimas”, disse um comunicado do SNAP. “Só podemos esperar que o juiz federal examine de perto as propriedades imobiliárias da Arquidiocese, que estão espalhadas por três dos condados mais ricos dos Estados Unidos”.
Observou também que a arquidiocese de São Francisco não divulgou os nomes dos abusadores, apesar dos pedidos dos sobreviventes.
Em Maio, a Diocese Católica de Oakland anunciou que tinha entrado com pedido de falência no meio de 330 processos judiciais por abuso sexual, num esforço para estabilizar as suas finanças.
***
Louis Casiano é repórter da Fox News Digital. Dicas de histórias podem ser enviadas para louis.casiano@fox.com.
- TRADUÇÃO: GOOGLE / ORIGINAL, + IMAGENS, VÍDEOS E LINKS >
https://www.foxnews.com/us/san-francisco-roman-catholic-archdiocese-files-bankruptcy-amid-sex-abuse-lawsuits