Republicano do Senado diz que os EUA precisam aceitar que a Ucrânia ‘cederá algum território’ à Rússia
Vance disse a Jake Tapper da CNN sobre “Estado da União” que se opõe ao envio de mais ajuda à Ucrânia
THE HILL
LAUREN SFORZA - 10 DEZ, 2023
O senador JD Vance (R-Ohio) disse no domingo que os Estados Unidos precisam aceitar que a Ucrânia provavelmente precisará “ceder algum território” à Rússia para encerrar os combates.
Vance disse a Jake Tapper da CNN sobre “Estado da União” que se opõe ao envio de mais ajuda à Ucrânia porque não acredita que o país algum dia será capaz de dominar a Rússia. Ele questionou por que razão o envio de milhares de milhões de dólares em ajuda à Ucrânia irá ajudar o país neste momento da sua guerra contra a Rússia, considerando que a ajuda anterior ainda não terminou a guerra.
“O que é do interesse da América é aceitar que a Ucrânia terá de ceder algum território aos russos e que precisamos de pôr fim a esta guerra”, disse Vance. “Mas quando penso na grande tragédia humana aqui, centenas de milhares de inocentes da Europa de Leste foram mortos neste conflito. O que é do nosso interesse e do interesse deles é acabar com a matança.”
Os legisladores têm estado em desacordo sobre um pedido de financiamento suplementar da Casa Branca que incluía ajuda adicional a Israel e à Ucrânia. Muitos republicanos opuseram-se ao envio de mais assistência à Ucrânia e exigiram que o aumento das medidas de segurança nas fronteiras fosse incluído no pedido de financiamento.
Os republicanos do Senado bloquearam uma medida para fornecer ajuda à Ucrânia e a Israel na semana passada devido à falta de disposições fronteiriças no projeto de lei. O pacote suplementar de emergência de 111 mil milhões de dólares solicitado pelo Presidente Biden também incluía ajuda para a região Indo-Pacífico e financiamento para ajuda humanitária em Gaza.
A administração Biden alertou no início deste mês que os EUA ficarão sem dinheiro para a Ucrânia sem uma acção do Congresso até ao final do ano.
Vance argumentou no domingo que ninguém acreditava que a Ucrânia iria vencer a guerra, explicando que o foco principal deveria ser pôr fim aos combates e matanças na região.
“Mas sobre a questão da Ucrânia em particular, todo mundo sabe, todo mundo com um cérebro na cabeça, Jake, sabe que isso sempre terminaria em negociação”, disse Vance. “A ideia de que a Ucrânia iria devolver a Rússia à fronteira de 1991 era absurda; ninguém realmente acreditou nisso.
“Então, o que estamos dizendo ao presidente e realmente ao mundo inteiro é que você precisa articular qual é a ambição”, disse ele. “O que US$ 61 bilhões vão realizar e US$ 100 bilhões não conseguiram?”