Republicanos e Democratas do Senado chegam a acordo dando a Trump mais seleções judiciais
O acordo também abre caminho para os democratas confirmarem 13 juízes
![](https://substackcdn.com/image/fetch/w_1456,c_limit,f_auto,q_auto:good,fl_progressive:steep/https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F8354ec3c-b094-4904-b1b0-052fcc267bd2_1080x720.webp)
THE EPOCH TIMES
Por Zachary Stieber 22/11/2024
Tradução: Heitor De Paola
O principal democrata no Senado dos EUA disse no final de 21 de novembro que foi alcançado um acordo com os republicanos que dará aos democratas a oportunidade de confirmar rapidamente 13 juízes em troca da retirada de votos em outros quatro nomeados.
Nos termos do acordo, os democratas prometeram não avançar com quatro dos nomeados pelo presidente Joe Biden para o tribunal de recurso, deixando vagas para o presidente eleito, Donald Trump, preencher assim que tomar posse. Em troca, os republicanos não empregarão nenhuma tática para atrasar a confirmação de outros 13 juízes.
O acordo fará com que o Senado considere sete indicados para os tribunais distritais dos EUA durante a semana seguinte ao Dia de Ação de Graças, de acordo com um assessor de liderança democrata do Senado. Além disso, outros seis juízes distritais seriam colocados no calendário executivo do Senado, possibilitando que fossem considerados no plenário do Senado em dezembro.
“A troca foi de quatro indicados ao circuito – todos faltando os votos para serem confirmados – para mais do que o triplo do número de juízes adicionais no futuro”, disse um porta-voz do líder da maioria no Senado, Chuck Schumer (DN.Y.), aos meios de comunicação em um comunicado.
As vagas que serão deixadas abertas para Trump preencher estão no Tribunal de Apelações dos EUA para o Primeiro, Terceiro, Quarto e Sexto Circuitos. Os democratas do Senado não avançarão com as nomeações de Adeel Mangi, que se tornaria o primeiro juiz de apelação federal muçulmano se confirmado; Karla Campbell, advogada de Stranch Jennings e Garvey; Juíza do Tribunal Superior do Maine, Julia Lipez; e o procurador-geral da Carolina do Norte, Ryan Park.
As batalhas de confirmação sobre os juízes dos tribunais distritais são geralmente lutas muito mais difíceis, dado o seu papel na audiência de recursos dos tribunais distritais e muitas vezes tendo a última palavra em questões jurídicas.
Trump apelou aos republicanos do Senado para bloquearem os nomeados de Biden. Os senadores republicanos têm negado o consentimento unânime aos indicados de Biden, o que retarda o processo de confirmação, mas disseram que não têm votos suficientes para derrotar a maioria das nomeações.
O Senado já confirmou 221 dos indicados judiciais de Biden. O Senado confirmou 234 de seus indicados durante o primeiro mandato de Trump.
A posse de Trump está programada para 20 de janeiro de 2025. Os republicanos devem assumir o controle do Senado duas semanas antes.
Um porta-voz do líder eleito da maioria no Senado, John Thune (RS.D.), e da assessoria de imprensa da Casa Branca não responderam aos pedidos de comentários.
Mangi enfrentou oposição por causa de seu trabalho voluntário na Aliança das Famílias pela Justiça e no Centro para Segurança, Raça e Direitos. Os críticos destacaram como Susan Rosenberg, que foi condenada por homicídio após a morte de dois policiais, também atua no conselho consultivo da aliança, enquanto o centro realizou um evento que envolveu um palestrante que foi condenado por fornecer apoio a um grupo terrorista.
Nas últimas semanas, grupos liberais têm pressionado os democratas do Senado a fazerem o que for necessário para que todos os nomeados judiciais de Biden sejam confirmados antes que Trump tome posse novamente. E alguns expressaram decepção com o acordo.
“Relatos de que existe um acordo que deixaria para trás nomeados para tribunais de circuitos críticos são inaceitáveis”, disse Lena Zwarensteyn, conselheira da Conferência de Liderança sobre Direitos Civis e Humanos. “Todos esses indicados devem ser confirmados rapidamente antes do final do 118º Congresso.”
A Associated Press contribuiu para este relatório.
________________________________________________
Zachary Stieber
Senior Reporter
Zachary Stieber is a senior reporter for The Epoch Times based in Maryland. He covers U.S. and world news. Contact Zachary at zack.stieber@epochtimes.com
https://www.theepochtimes.com/us/senate-republicans-democrats-reach-deal-giving-trump-more-judicial-selections-5764348?utm_source=RTNews&src_src=RTNews&utm_campaign=rtbreaking-2024-11-22-1&src_cmp=rtbreaking-2024-11-22-1&utm_medium=email&est=AAAAAAAAAAAAAAAAaeYuZRIDxcDo%2FKEBqmpXBrVzxw0NKCTsrL03tD%2FNbtDH1yXuQbUv