Reunião importante do comitê de vacinas do CDC adiada
Uma reunião agendada para a próxima semana para o Comitê Consultivo sobre Práticas de Imunização (ACIP) dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) foi adiada, alarmando organizações médicas em todo o país.
O ACIP estava programado para realizar uma reunião de 26 a 28 de fevereiro em Atlanta, mas a página do CDC para o comitê declarou que ela havia sido adiada para "acomodar comentários públicos antes da reunião".
Nenhuma nova data para a reunião foi fornecida. Essa mudança acontece apenas uma semana depois que Robert F. Kennedy Jr., um cético de longa data em relação às vacinas, foi confirmado como secretário de saúde e serviços humanos.
Logo após a mudança ser anunciada, uma coalizão de grupos de assistência médica divulgou uma carta pedindo que a reunião ainda fosse realizada . Os grupos que assinaram incluíram a Infectious Diseases Society of America, a American Medical Association e a Partnership to Fight Chronic Disease.
“O ACIP tinha uma agenda cheia de decisões críticas relacionadas à vacina, incluindo discussões relacionadas a doenças mortais como a doença meningocócica. Há um grande benefício para os americanos em um reagendamento rápido”, escreveram.
Alguns questionam as motivações para adiar a reunião.
"O pretexto é que o período de comentários antes da reunião foi encerrado. Lendo nas entrelinhas — este é o começo de provavelmente muitas ações deliberadas para minar o trabalho do comitê e perturbar o 'status quo'", disse Richard H. Hughes IV, advogado de saúde e sócio da Epstein, Becker & Green, em uma declaração.
Paul Offit, diretor do Centro de Educação sobre Vacinas do Hospital Infantil da Filadélfia, disse temer que o adiamento fosse um primeiro passo para implementar uma recomendação importante do Projeto 2025 .
O documento do think tank conservador, elaborado como um modelo para um segundo mandato de Trump, recomenda proibir o CDC de fazer orientações sobre vacinas, especialmente sobre requisitos de vacinação para escolas.
Kennedy há muito tempo critica o ACIP, alegando que o painel está corrompendo as prioridades do HHS devido a conflitos de interesse . Durante sua audiência de confirmação no Senado, Kennedy disse que 97 por cento dos membros do ACIP tinham conflitos de interesse.
Os membros do painel são examinados e devem apresentar relatórios de divulgação.
https://nxslink.thehill.com/view/62506e0506ebc005c87c63fbn1l8s.5ad/d3793e1e